TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: O IPHAN E O SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO/AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL NO BRASIL

Por:   •  7/9/2018  •  Resenha  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

BRUNELA BOTELHO[pic 1]

IZABELA BUBACK

RESENHA CRÍTICA: O IPHAN E O SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO/AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL NO BRASIL.

VILA VELHA

2018

BRUNELA BOTELHO[pic 2]

IZABELA BUBACK

RESENHA CRÍTICA: O IPHAN E O SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO/AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL NO BRASIL.

Resenha crítica apresentada para a disciplina de Técnicas Retrospectivas, no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Vila Velha.

Orientador:

VILA VELHA

2018

  • REFERÊNCIA: O IPHAN e o seu papel na construção/ampliação do conceito de patrimônio histórico/cultural no Brasil.

  • CREDENCIAIS DO AUTOR: Almir Félix Batista de Oliveira, mestre em história pelo programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco.

  • CATEGORIA: Artigo
  • RESENHA CRITÍCA

O artigo tem como objetivo discutir a implicação tanto teórica quanto prática do IPHAN (O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), relacionando ao conceito de patrimônio cultural brasileiro.

A obra de Almir Félix expõe as discussões sobre patrimônio cultural e suas implicações, de forma simples, mas com grandes referências bibliográficas que enriquecem o texto e abordam de maneira clara o assunto apresentado. Em apenas 20 páginas é possível situar-se no contexto cultural (incluindo as páginas destinadas as referências e notas), abordado em parágrafos autorais, com citações e transcritos. O texto introduz a atual situação do patrimônio cultural diante da visão da sociedade e seu conceito, debatendo sobre a Carta Constitucional de 1988 e o papel do IPHAN na preservação cultural e histórica, contando sua história, função e mudanças por todos esses anos.

É inegável que a ideia de preservação e conservação veio ganhando força, não só por sua importância em si, mas pelo fato dela ser visada por inúmeras áreas do mercado, como a mídia, as empresas turísticas, os estados com necessidades de geração de emprego, assim como outros diversos setores econômicos que se beneficiam dessa prática. Entretanto, deve-se olhar de forma diferente para a prática da preservação, visto que pouco se sabe sobre o real conceito da mesma.

Os monumentos históricos são bens escolhidos como referências do passado, que devem ser lembrados de forma autêntica, não necessariamente com as funções a que pertenciam antes, mas com novas vivências. Eles guardam a memória de fatos e acontecimentos ocorridos no passado que devem ser preservados no presente para não serem esquecidos no futuro. Em meio a tamanha importância histórica e cultural, é de se admirar que muitas vezes a preferência de grandes poderes se sobrepõe a preferência comum, criando uma certa negociação de ambas as partes, de algo que não deveria nem se quer ser negociado, julgado a economia como bem maior em detrimento da memória local.

No parágrafo sobre o conceito de patrimônio dado pelo IPHAN relata-se que antigamente, o conceito baseava-se na dependência entre a história e o edifício construído, monumentalmente. A Lei do Tombamento foi proposta no governo de Getúlio Vargas, devido seu caráter patriota e protecionista, que valorizava a história brasileira, com ideias próprias, sem tentativas de sobrepor o que vinha do exterior, valorizando então, a real origem do país. Após o a Lei, determinou-se que todas as artes, independentemente de sua origem (internacional ou nacional), deveriam ser consideradas patrimônio, com o intuito de organizar, conservar e defendê-lo. Pouco tempo depois, após muitos debates e discussões determinou-se que patrimônio histórico seria todo o conjunto de bens móveis e imóveis (não mais apenas o construído e tocável) existentes no país que tivesse um interesse público em sua conservação, privilegiando assim, a história nacional.

Nessa época, o interesse do governo acabava batendo de frente com o de quem defendia o patrimônio, afinal, apesar de Vargas valorizar a nacionalidade e o Estado centralizado. parte da cultura era sim pertencente a uma adequação do importado, em um momento cujo modernismo estava em destaque, e deveria ser também considerado história apesar de nova e internacional. Essa discussão deixou, portanto, o SPHAN (Serviço do Patrimônio Artístico Nacional) como responsável a organizar e determinar o que deveria ser tombado ou não.

Durante o texto, o autor descreve diversas discussões das opiniões da época, destacando o episódio do edifício do Ministério da Educação e Saúde, cujo projeto era modernista. Percebeu-se não só nesse episódio, mas como em outros, que essa política iria "privilegiar as construções religiosas, militares, residências senhoriais e palácios ostentatórios" através de um poder centralizador. Imagina-se, portanto, qual seria a linha de pensamento do instituto até a década de 1970.

Há então, na história, uma mudança de perspectiva quando surge, na metade da década de 1970, o CNRC – Centro Nacional de Referência Cultural, seu objetivo era criar um sistema referencial para descrição e análise da dinâmica cultural brasileira. Tendo como diretor Aluisio Magalhães, seu objetivo final era colocar em discussão as variantes culturais do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com