TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO E ELEMENTOS DA DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL

Por:   •  28/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LILIAN DE SOUSA TEIXEIRA, RU: 831785

MARIA JULIA  MARQUE DE ALMEIDA, RU: 725643

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL DIVERSIDADE CULTURAL- FASE II

                                                                         

                                                                          CONFINS

                                                                             2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LILIAN DE SOUSA TEIXEIRA, RU: 831785

MARIA JULIA   MARQUES DE ALMEIDA, RU: 725643

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL       DIVERSIDADE CULTURAL- FASEII

                                                                                          Relatório de Pesquisa

Prática Profissional-                                                                Diversidade Educativa apresentado à UTA- Diversidade Cultural no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Tutor Local Diva Gomes da Silva Marques

Polo de Apoio Presencial: CA Pedro Leopoldo MG.

                                                                   

                                                                   CONFINS

                                                         2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................4

2. DIVERSIDADE CULTURAL.............................................................................5

2.1 MULTICULTURALISMO................................................................................7

3. ANÁLISE DE IMAGEM....................................................................................8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................9

 5.REFERÊNCIAS.............................................................................................10


1.INTRODUÇÃO

          Durante o estudo pode-se notar que a nossa cultura se expressa não somente pela linguagem que falamos, pelas roupas que vestimos ou pela comida que comemos, mas também pelas ideias e pelos símbolos  que  construímos..

        Através da realização das atividades para a elaboração do Portfólio, Estágio Supervisionado, foi possível pesquisar, investigar, trabalhar e consolidar nossos conhecimentos a respeito de todas as disciplinas abordadas nessa UTA.

          Será abordado o conceito e elementos da diversidade cultural do Brasil e o Multiculturalismo; conceito e origem.

          Conceituar e diferenciar identidade e etnia, elementos fundamentais pra compreensão da diversidade cultural nas sociedades em geral e na instituição escolar, em particular, é o objetivo dessa pesquisa e prática.  Além de  analisar teorias que sustentam a construção social da identidade, do imaginário social e da diversidade cultural. Compreender os caminhos percorridos por diferentes grupos sócios para a construção das regras e dos valores sociais.

            Essa disciplina Pesquisa e Prática: Diversidade Educativa nos deu subsídios que auxilio - nos a constatar o grande quadro de diversidade cultural existente na sociedade e em especial na escola. Notamos que a diversidade cultural é a principal característica da Modalidade de Ensino EJA.

Dessa forma, a escola comporta uma grande diversidade cultural que deve ser encarada como uma riqueza a ser preservada. O respeito e a consideração pelo modo de ser do outro deve ser desenvolvido como um valor constitutivo da autonomia e democracia.

2. DIVERSIDADE  CULTURAL-

CONCEITO E ELEMENTOS DA DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL .

           A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre eles podemos citar; o jeito de se vestir, a culinária, a religião, tradições, entre outros aspectos.

           No Brasil, existe uma grande dimensão territorial, que possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.

  • Região Nordeste- Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
  • Região Norte- A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém do Pará e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
    A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
  • Região Centro-Oeste- A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
  • Região Sudeste- Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
    A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.
  • Região Sul- O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest –alemã. Integram também a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.

2.1. MULTICULTURALISMO

CONCEITO E ORIGEM HISTÓRICA

          O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para os defensores do multiculturalismo, as diferenças entre culturas que habitam um mesmo estado devem ser respeitadas e encorajadas, para que possa haver uma coexistência harmoniosa. A ideia de multiculturalismo está associada a outros fenômenos contemporâneos como o pós-modernismo e o relativismo cultural. Não há, no entanto, um consenso entre os pensadores desse tema sobre a sua definição. São basicamente dois os conceitos mais utilizados de multiculturalismo: um diz que todas as culturas dentro de uma mesma nação têm o direito de existir mesmo que não haja um fio condutor que as una; outro conceito define multiculturalismo como uma diversidade cultural coexistindo dentro de uma nação em que há um elo cultural comum que mantenha a sociedade unida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (155.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com