TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVESTIMENTOS: RACIONALIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS - ECOGRÂNITO

Projeto de pesquisa: REVESTIMENTOS: RACIONALIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS - ECOGRÂNITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

RACIONALIZAÇÃO

DE PROCESSOS

REVESTIMENTOS

REVESTIMENTOS: RACIONALIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS - ECOGRANITO

Trabalho de pesquisa sobre Racionalização na Construção Civil.

Professora: HERENICE MOREIRA SERRANO DE ANDRADE

Eliel de França Ribeiro

Elifrances Galdino de Oliveira

Marcelo Douglas Rodrigues

Fernando de Jesus Barbosa

Jose Douglas Farias

RECIFE PE 19 DE SETEMBRO DE 2014

Racionalização

Alguns anos atrás, os recursos naturais, a sociedade e a economia eram vistos separadamente, sabendo que para gerir uma sociedade, a economia é necessária, levando como fator de dinamização da mesma, os recursos naturais, sendo estes, matéria-prima necessária para produção dos bens de consumo, subsidiando assim, a potencialidade econômica do mercado e o giro de capital. Esse contexto nos leva ao cuidado que todos os setores devem ter com o meio ambiente, otimizando-se a ele. Como responsável pela mobilização de capital, as atividades produtivas não poderiam se separar das causas ambientais, principalmente o setor da construção civil que é considerado um dos maiores causadores pelo uso de matérias-primas retiradas da própria natureza, sendo assim, a solidariedade ao meio ambiente incluindo em sua estrutura organizacional em uma gestão específica ao manuseio corre toda natureza - minimização dos impactos que a empresa gera ao meio ambiente – vem à tona com um novo caráter e faz do marketing e o benefício empresarial fatores vantajosos para não mais se conflitar com essa nova exigência, fazendo dela uma aliada, uma oportunidade de negócios. Estabelecendo esses conceitos e questionamentos, focaliza-se o trabalho à problemática dos impactos ambientais da construção civil remetendo-se a sua característica de poluidor/degradador e estabelecendo a necessidade do estabelecimento de programas de gestão ambiental, visando a promoção de uma construção sustentável, sem alterar a produção e custos na empresa. Desta forma, merece destacar algumas ferramentas de gestão ambiental, dentro de uma abordagem preventiva e estratégica, por exemplo, a produção mais limpa e dentro da mesma, a racionalização de processos construtivos, sendo o clímax do presente artigo. A racionalização apresenta-se como um processo dinâmico que se desenvolve e se aperfeiçoa sistematicamente e que tem por objetivo a integração ao utilizar os recursos humanos, materiais e organizacionais que intervém na construção.

“O Fato da racionalização também objetivar uma otimização do uso de recursos naturais, evitando a geração de poluentes, principalmente resíduos sólidos, pode ser enquadrada como uma prática da ecoeficiência, entendida como uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais que potenciem, paralelamente, benefícios econômicos. Esta filosofia concentra-se em oportunidades de negócios que permitam as empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental, além de incentivar a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade. Enfatiza também que uma indústria acoplando melhorias econômicas e ambientais podem se tornar sustentáveis” (CÔTÉ, BOOTH e LUISE, 2006).

Segundo Gehbauer (2004), racionalizar é analisar metodicamente as estruturas e processos existentes, com a finalidade de descobrir pontos fracos, como exemplo, tempos de espera desnecessários, falhas na preparação e transmissão de informações, estoques intermediários evitáveis e percursos de transporte demasiadamente longos, depois, é perceber as possibilidades de melhoria, analisá-las e introduzi-las para assim testá-las e serem aceitas pelos envolvidos. A melhoria no sistema é a principal evolução da racionalização implantada.

Em linhas básicas, a racionalização possui três passos, sendo eles a verificação dos pontos falhos da empresa, análise da possibilidade de melhorias e, por fim, implantação destas, e cada um desses passos têm métodos de se trabalhar. E na indústria da construção civil, a racionalização é um dos fatores preponderantes para o sucesso no ramo, por ser altamente visada pela quantidade de resíduos sólidos produzidos e pela imagem de agressora ao meio ambiente.

A importância da racionalização

A construção tradicional está cada vez mais perdendo espaço nos canteiros da construção civil, e essa perda de espaço se deve a não atender as demandadas de mercado, é nesse contexto que se engloba a racionalização de processos, racionalizar deixou de ser apenas um alvo de competitividade e tornou-se uma necessidade a vitalidade de qualquer construtora.

Esta forma mais ampla de enxergar a Racionalização Construtiva exige, em contrapartida, ações também mais amplas no ambiente da empresa, para que seus resultados se consolidem na cultura construtiva e se tornem permanentes. Para implantação de tecnologias de racionalização podem ser observados alguns pontos de atuação da empresa: recursos humanos, suprimentos, documentação, controle do processo e projetos. Os dois primeiros itens garantem a gestão de recursos materiais e humanos, adequados e específicos para implantação das tecnologias que são almejadas. A documentação, expressa através de procedimentos, a formalização do conhecimento da empresa, e deve conter as formas mais atuais e eficientes do emprego de cada tecnologia. O estabelecimento de processos de controle da produção, por sua vez, garante a continuidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com