TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Catedral Metropolitana

Por:   •  12/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Catedral Metropolitana de Campinas

Ficha Técnica:

Início das Obras: 1807

Inauguração: 1883

Localização: Praça José Bonifácio, s/n – Centro – Campinas - SP

Com mais de 200 anos de existência, a importância da Catedral Metropolitana de Campinas, localizada no centro da cidade, ultrapassa a de um templo católico. É reconhecida, também, como patrimônio histórico, arquitetônico, religioso e cultural da cidade, tombada pelo Condephaat (órgão estadual) e Condepacc (municipal). É considerada uma das sete maravilhas de Campinas.

[pic 1]

Figura 1 – Imagen da Catedral Metropolitana

A Catedral foi inaugurada em 8 de Dezembro de 1.883 e levou 76 anos para ser construída. Riquíssimo em detalhes, o altar-mor, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, demorou nove anos para ser esculpido. Quando inaugurada sua configuração não era exatamente a atual, 40 anos após sua inauguração passou por uma grande reforma.

No ano de 1999, a administração da Catedral firmou um convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que disponibilizou recursos materiais e humanos com o intuito de realizar o restauro da Catedral.

[pic 2]

Figura 2 – Catedral Metropolitana após 1º Fase de Restauro

O projeto da primeira fase do restauro da catedral teve início em 2000, com as obras concluídas em 2005. A etapa abrangeu a troca do telhado do templo para eliminar as inflitrações, além da restauração do teto, parte hidráulica e elétrica, além de três grandes lustres de cristais que ficam na nave central.

[pic 3]

Figura 3 – Foto da Placa de Restauro

 Atualmente, o templo esta em sua segunda fase do restauro, que teve início em 13/01/2014 com previsão para o término em 13/08/2014 mas até o dia 14/05/2015 data em que a foto foi tirada, percebe-se que ainda falta muito tempo para o término da obra.

[pic 4]

Figura 4 – Fachada da Catedral

[pic 5]

Figura 5 – Interior da Catedral

A etapa, que começou a ser projetada em 2007, envolve o restauro da área externa da igreja, como as fachadas, além da torre, campanário, cúpula e decoração. A remodelação da estrutura elétrica e de comunicação também estão incluídas no projeto.

[pic 6]

Figura 6 – Fachada Lateral da Catedral

O restauro é parte de um projeto que pretende tornar a Catedral um complexo religioso e cultural, além de prepará-la para ser âncora turística da cidade, por isso o ideal seria que as obras fossem aceleradas e finalizadas pois é um marco para o município de Campinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (485 Kb)   docx (403.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com