TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Medidas Técnicas em Materiais de Construção

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


 [pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

        [pic 9]


SUMÁRIO

1        OBJETIVO        6

2        INTRODUÇÃO TEÓRICA        6

3        ROTEIRO DE ATIVIDADE PRATICA        6

4        EXECUÇÃO  E ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS:        6

5        DISCUSSÃO E CONCLUSÃO:        9

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        12


1  OBJETIVO

     Demonstrar de forma prática a forma correta de se executar medidas técnicas científicas, levando em consideração a precisão do instrumento utilizados e sua grafia correta em algarismos significativos.

2   INTRODUÇÃO TEÓRICA

As medições de um projeto ou de uma obra consistem na quantificação objetiva, global e específica dos diferentes trabalhos encargos definidos.

As medidas podem ser efetuadas tendo por base os elementos constituintes de um projeto ou de uma obra. As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo

Permite a quantificação de materiais, de mão-de-obra, de equipamentos e outros encargos a utilizar numa obra.  As medições dos vários elementos de uma obra devem, de um modo geral, ser executados segundo a seguinte sequência:

  •  Comprimento;
  • Largura;
  •  Altura ou profundidade.

Uma obra sem medição estará fadada ao erro, pois não será concluída. Isso gera riscos não só ao empreendimento, que seguirá sem ser finalizado, mas principalmente aos funcionários, que estão dedicados à construção e dependem do serviço finalizado para receber.

  1. ROTEIRO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Tema : Medidas Técnicas

Objetivo: Efetuar medidas técnicas utilizando instrumentos graduados em diversas escalas e definir a forma adequada de apresentação com números corretos de algarismos significativos

3.1 MATERIAL UTILIZADO:

  •         Régua milimetrada
  • Régua centimetrada
  • Régua decimetrada
  • Trena milimetrada
  • Pedaços de madeira de comprimentos variados

       3.2 EXECUÇÃO

      A turma se dividirá em equipes, onde deve conter um ou mais executores, um relator e um documentarista (faz as gravações de vídeos e fotos que serão usadas no trabalho)

     

       As equipes receberam um jogo com três réguas, sendo uma graduada em milímetro, outra em centímetros e a terceira em decímetros.

      Serão disponibilizados para as equipes três pedaços de madeira de comprimentos diferentes.

      A atividade consiste em efetuar a medida dos três pedações de madeira seguindo a sequência das réguas conforme tabela abaixo:

Régua milimetrada

Régua contimetrada

Régua decimetrada

Pedaço 1

164,4 mm

16,4 cm

1,6 dm

Pedaço 2

150,0 mm

15,0 cm

1,5 dm

Pedaço 3

149,0 mm

14,9 cm

1,5 dm

N° algarismos signi.

4

3

2

     

      Mediante os valores encontrados, discorra os seguintes discursões:

  1. Houve diferença entre o número de algarismos significativos nas medidas efetuadas em um mesmo pedaço? Por que? Sim. Os números foram alterando com a mudança de unidade de medidas.
  2. Transcreva uma das medidas de um dos pedaços em milímetros e faça a transformação da mesma para centímetros e milímetros conservado o número de algarismos significativos. Em seguida compare com os valores medidos anteriormente. Que conclusão podemos chegar? Os valores se assemelham, tendo diferença apenas no número de algarismo significativos dentre a conclusão e a medida extraída pela régua.
  3. Transcreva uma das medidas de um dos pedaços em decímetros e faça a transformação da mesma para centímetros e milímetros conservado o número de algarismos significativos. Em seguida compare com os valores medidos anteriormente. Que conclusão podemos chegar? Não foi possível transformar sem ocorrer mudança no número de algarismos significativos.

       As equipes se dirigiram até o campus para efetuar algumas medidas usando a trena milimetrada sempre usando o número máximo de algarismos significativos.

       Serão efetuadas medidas de área de pisos e comparados com os valores de pedras para serem respondidas as seguintes questões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (300.1 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com