TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita - Obra Concreto Armado

Por:   •  3/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 9

Arquitetura & Urbanismo | 5º Período – Noite                                                                     Disciplina | Estrutura em Concreto Armado                                                                        Professora | Ecídia Maria Pinto Soares

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

Fases de Execução da Estrutura

Relatório de Visita

Belo Horizonte, MG

Maio | 2015

[pic 1]

Lorena Gonçalves Ferreira dos Reis

Objetivo do trabalho

O objetivo do trabalho realizado, é demonstrar e exemplicicar as técnicas e as estapas da execução da estrutura de concreto armado em uma obra. Com base nas pesquisas realizadas durante toda a elaboração do trabalho e também em aprendizado em sala de aula na disciplina Estrutura em Concreto Armado. Citei assuntos com bases na temática: planejamento, locação, armação, forma, concreto, controle de qualidade, cura, desforma, segurança do trabalho e mão-de-obra. Além das pesquisas, visitei uma obra em andamento responsabilizada pela construtora HUMBERTO LOPES ENGENHARIA, no bairro Planalto na cidade de Belo Horizonte.

Introdução

Concreto armado: “A união do concreto simples e de um material resistente à tração (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes.”

Chamamos de concreto armado à estrutura de concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço. Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão) e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo. O projeto das estruturas de concreto armado é feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos também como calculistas.

São eles quem determinam a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc.). Um bom projeto deve considerar todas as variáveis possíveis e não só os preços unitários do aço e do concreto. Ao se utilizar uma resistência maior no concreto, por exemplo, pode-se reduzir o tamanho das peças, diminuindo o volume final de concreto, o tamanho das formas, o tempo de desforma, a quantidade de mão de obra, a velocidade da obra, entre outros.

[pic 2][pic 3]

Dados Técnicos da Obra

[pic 4]

Nome da Obra | Residencial Igor Homenko

Localização | Avenida General Carlos Guedes, 149, Planalto – Belo Horizonte, MG

Construtora | Humberto Lopes Engenharia

Engenheira Supervisora | Andréa Regina Antunes

Visitante | Lorena Gonçalves Ferreira dos Reis

                         

Instituição | Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Curso | Arquitetura e Urbanismo – 5º Período | Noite

Professora Orientadora | Ecídia Maria Pinto Soares

Cronograma

Na obra analisada para a elaboração de todo o trabalho, não houve um certo cronograma previamente definido pelo responsável, pois como é uma obra caracterizada como pequeno porte, sua construção é realizada de acordo com o quantitativo de investimento proposto pelo empreendedor.

Relatórios

  • 1ª Visita

Na primeira visita pude observar o canteiro de obras que era totalmente demarcado para atividades construtivas, munido de um pequeno escritório, refeitório, banheiro, almoxarifado, cozinha, instalações sanitárias e vestiários. No primeiro momento, acompanhei a preparação da argamassa que começa pela organização das baias em conjunto da betoneira onde tudo tem que ser extremamente calculado para melhor rendimento das equipes, responsáveis por esse processo de trabalho. Importante ressaltar que nesse composto existem três matérias primas indispensáveis para a execução do serviço, no caso a areia, e o cimento. Na obra em questão esses materiais eram colocados lado a lado da betoneira para que o acesso nunca estivesse obstruído para as demandas de trabalhadores atuando naquele setor. Respeitando os traços de cada etapa, sabendo também que dependendo da mesma o material era diferenciado como, por exemplo, o tipo de areia usada podendo ser areia grossa ou fina, o que pode ser melhor compreendido na classificação dos agregados. É importante na obra, a sincronia desses materiais que nesse caso observei que as circunstâncias reais da obra são de pouco espaço e muita movimentação, como se pode observar nas figuras abaixo. Na primeira visita, observamos alguns elementos constituintes de um sistema de fôrma. Pode-se dizer que o sistema de fôrmas ‚ é constituído pelos seguintes elementos: molde, estrutura do molde, escoramento (cimbramento) e peças acessórias.

- Molde é o que caracteriza a forma da peça geralmente em madeira na forma de tábua ou de compensado, o elemento que entra em contato direto com o concreto, definindo o formato e a textura concebida para a peça durante o projeto. É constituído genericamente por painéis de laje, fundos e faces de vigas e faces de pilares.

- Estrutura do Molde é o que dá sustentação e travamento ao molde em madeira aparelhada, na forma de treliça ou perfis de madeira colada. É destinada a enrijecer o molde, garantindo que ele não se deforme quando submetido aos esforços originados pelas atividades de armação e concretagem, podendo ter diferentes configurações em função do sistema de fôrmas e da peça considerada. Também é constituído comumente por gravatas, sarrafos acoplados aos painéis e travessões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (999.4 Kb)   docx (761.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com