TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Étodos Para Melhor Reutilização da Madeira em Obras de Concreto Armado

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.414 Palavras (18 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 18

DADOS GERAIS

Nomes dos Estudantes: Renato Lídio Santana

Bruno Saturnino Nunes

Curso Técnico: Edificações

Professor Orientador: Aquiles

Início: 12/03/2014 Término: 27/06/2014

Carga Horária:

PROBLEMA

Métodos para melhor reutilização da madeira em obras de concreto armado

Segundo Costa (2007), A produção mundial de madeira serrada atingiu 418 milhões de m³ em 2004, sendo que o Brasil respondeu por cerca de 6% deste total (23,5 milhões de m³). Cerca de 21% desse total e destinado à construção civil, para fabricação de telhados, formas de caixaria, estruturas de madeira, entre outros serviços. Grande parte da madeira que e destinada à confecção de formas de caixaria e transformada em rejeitos ao final de seu uso, sem qualquer tratamento ou destinação final adequada.

Com a crescente preocupação em relação à questão ambiental, devemos aperfeiçoar métodos para aumentar a vida útil de materiais utilizados nas edificações. Pensando nisso, a melhoria de técnicas empregadas no processo de elaboração da caixaria pode aumentar a vida útil e consequentemente trazer benefícios para a questão ambiental. Outro fator importante é a destinação final dos resíduos provenientes do fim da vida útil das madeiras de caixarias. Quais as melhores técnicas para aumentar a vida útil deste material? Como deve ser feito a destinação final correta para estas madeiras?

As madeiras empregadas na construção civil (especialmente em obras de concreto armado) são utilizadas de forma inadequada pelos funcionários, que, por acharem a madeira um elemento de baixo custo dentro da obra, não a trata com um devido respeito, danificando peças que poderiam ser reutilizadas futuramente. Um pensamento vago, já que segundo ASSAHI (1974, pág.4) “O custo da estrutura de empreendimento predial de porte médio (por ex: 2 Subsolos, Térreo e 15 pavimentos tipos) representa algo em torno de 20 %, e o da fôrma, entre 25% a 40 % da estrutura, equivalente a 5% a 8 % do custo total”.

Objetivos

Objetivo geral

Apresentar uma visão ampla sobre a utilização da madeira em obras de concreto armado, visando propor métodos de reutilização para aumentar a vida útil da madeira, aumentar a produtividade, diminuir os custos deste material em relação ao custo final da obra e ainda diminuir o impacto ambiental gerado pelo descarte da madeira que não pode ser reutilizada.

Objetivos específicos

O objetivo desta pesquisa e descrever os processos contidos na montagem das formas de caixarias necessárias para execução de obras de concreto armado, Tipos de madeiras a serem utilizados e identificar os materiais necessários para execução das mesmas.

Abordar formas de reutilização da madeira, para um melhor reaproveitamento em toda a extensão da obra, aumentando assim a vida útil deste material.

Propor métodos para destinação final da madeira como a geração de combustível ou a produção de material para fabricação de moveis. Visando uma diminuição do impacto ambiental gerado após o termino da vida útil da madeira.

Justificativa

No Brasil estima-se que seja produzido, por ano, cerca de 24 milhões de m³ de madeira serrada, 6% do total mundial, desses 24 milhões, cerca de 21%, seja destinado a construção civil. Uma quantidade extremamente alta, já que o numero de obras de engenharia executadas com estruturas de madeira e mínimo. Grande parte da madeira utilizada pela construção civil e destinada para confecção de formas de caixaria pra obras de concreto armado, sendo que, a maior parte dessa madeira e descartada após seu uso.

Com o aumento significativo do numero de obras de concreto armado e o aumento da concorrência criada entre as empresas do ramo da construção civil, gerou-se uma preocupação muito grande quanto à diminuição do custo final da obra e a necessidade na melhoria dos processos, fazendo com que os mesmos utilizem fôrmas para a diminuição das perdas de materiais e aumentem a sua produtividade.

Um dos processos que necessita de uma maior atenção é o de montagem e desmontagem das formas de caixaria, já que o mesmo e um dos serviços responsáveis pela produção da maior parte dos resíduos descartáveis dentro de uma construção, sem que, muitas vezes, esses materiais não recebam uma correta destinação final.

E de extrema importância o estudo de novos métodos que auxiliem na montagem e desmontagem das formas, para que estas posam ser reutilizadas por diversas vezes, sendo que, com o aprimoramento destes métodos ocasionará uma diminuição nos custos relativos à estrutura, já que, com a padronização desse processo haverá um aumento significativo na produtividade, diminuindo os gastos com mão de obra e materiais.

1 Conceito.

1.1Características principais das madeiras para formas de caixaria

Segundo Assahi (1974, pág.2) “De maneira sucinta, podemos dizer que a fôrma é um molde provisório que serve para dar ao concreto fresco a geometria e textura desejada, e de cimbramento, todos os elementos que servem para sustentá-lo até que atinja resistência suficiente para auto suportar os esforços que lhe são submetidos.” Além de servir para proteção das peças de concreto em sua forma frágil (cura do concreto).

Além destas funções básicas, a fôrma e cimbramento têm outras importantes, tais como: limitar a perda de água por evaporação, fundamental para sua hidratação; Servir de suporte para o posicionamento de outros elementos estruturais como a armação ou cabos e acessórios de pretensão, como também, elementos de outros subsistemas, de instalações elétricas e hidráulicas; Servir de suporte de trabalho para própria concretagem dos elementos estruturais. (ASSAHI, 1974, pág.2)

1.2: sistema de fôrma

Segundo Assahi (1974, pág.3), ”Podemos chamar de sistema de fôrma ao conjunto completo dos elementos que o compõem, incluindo-se: a própria fôrma, elementos de cimbramento, de escoramento remanescente, equipamentos de transporte, de apoio e de manutenção, etc.” O sistema de formas pode ser produzido totalmente no canteiro de obra de acordo com o projeto especificado pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com