TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visitação a Vila Pereira Carneiro em Ponta D’areia, Niterói-RJ

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera- Arquitetura e Urbanismo

Urbanismo II  Turma: 7° período

Professor: Luciano Pita

Aluna: Jéssyca da Costa Barros Bernardino

R.A: 163090211020

Relatório de Visitação a Vila Pereira Carneiro em Ponta D’areia, Niterói-RJ



 

Abril, 2018

Niterói- RJ

Os Espaços Urbanos e Suas Contradições

   Este relatório tem como objetivo relatar a visita à vila Pereira Carneiro e relacionar a experiência com o artigo de Dan Rodrigues Levy, “Os condomínios residenciais fechados e a reconceitualização do exercício da cidadania nos espaços urbanos”.

   Segundo o artigo, as atuais transformações urbanas são derivadas de um desenvolvimento econômico desigual que provoca, dentre outras complicações, uma grande segregação socioespacial no país. A intensificação das desigualdades sociais causada pelo processo de globalização do urbano tem como consequência a violência, que influencia também em mudanças no espaço urbano.

   Usando como exemplo a cidade de Niterói, podemos ressaltar o fato de que a violência urbana faz com que a população procure cada vez mais formas verticalizadas e fechadas de se morar. O aumento contínuo no valor do m* em determinadas regiões resumem o interesse da construção de mais prédios e condomínios fechados. Uma grande selva de pedra é instalada na sociedade, com grades e grandes muros, provocando assim a ideia de segurança física que muitas pessoas buscam ter e fazendo também com que a socialização e interações sociais fiquem cada vez mais privadas.

   Porém, em algumas áreas de Niterói, existem exemplos de ambientes coletivizados. As vilas de Niterói funcionam como um aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia e a cidade, muitas vezes dotado de uma economia quase auto-suficiente.

   A vila Pereira Carneiro, Situada no bairro Ponta d'Areia, tem caráter residencial e perfil industrial e operário. O bairro tem boa proximidade do centro de Niterói, porém sem tumulto e trânsito. E é onde se situa vários dos estaleiros navais da cidade.

[pic 1][pic 2]

   Podemos ressaltar o fato de que a vila esta localizada próxima ao centro da cidade e ainda assim apresenta tranquilidade. Logo no início da vila existe uma praça e comércios onde é possível observar a socialização dos moradores e visitantes. A vila não possui portões, grades ou qualquer barreira ou empecilho para a entrada, ou seja, espaço totalmente aberto a qualquer indivíduo.

[pic 3][pic 4]

 A vila está situada próximo ao centro, desse modo é inevitável que o local possuísse a presença de estacionamento.

 

Apresenta um padrão de tipologia de até dois andares e estilo arquitetônico eclético, porém percebe-se a influência da arquitetura colonial de maneira geral. As ruas do local são estreitas, e por se tratar de um lugar antigo os passeios não possuem acessibilidade.

[pic 5][pic 6]

Atualmente a vila está inserida ao patrimônio arquitetônico da cidade. Podemos concluir que a vila cumpre com seu papel social como espaço urbano contribuindo positivamente para a cidade e suas funções sócio espaciais.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (753.6 Kb)   docx (683.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com