TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Livro ''Cidade do Amanhecer''

Por:   •  11/9/2023  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do capítulo 2 do livro "Cidades do Amanhã" de Peter Hall

O capítulo 2 do livro "Cidades do Amanhã", de Peter Hall, aborda o desenvolvimento urbano no século XIX. O autor argumenta que esse período foi marcado por um crescimento urbano acelerado e desordenado, que resultou em condições insalubres e inseguras para os habitantes das cidades.

Hall inicia o capítulo com uma descrição da cidade industrial do século XIX. Ele destaca as características negativas desse tipo de cidade, como a poluição, a falta de saneamento básico e a pobreza. O autor também cita os problemas sociais decorrentes do crescimento urbano desordenado, como a criminalidade e a prostituição.

Após essa descrição, Hall passa a analisar as diferentes propostas de planejamento urbano que surgiram no século XIX. Ele destaca as ideias dos higienistas, que defendiam a construção de cidades mais saudáveis e limpas, e dos socialistas, que propunham a criação de cidades mais justas e igualitárias.

Hall conclui o capítulo argumentando que o século XIX foi um período de transição no desenvolvimento urbano. As cidades industriais do século XIX foram marcadas por problemas sociais e ambientais graves, mas também foram um período de inovação e experimentação no campo do planejamento urbano.

Pontos positivos

O capítulo 2 de "Cidades do Amanhã" é um trabalho de pesquisa bem fundamentado. Hall faz um uso extensivo de fontes históricas para descrever o desenvolvimento das cidades europeias e americanas no século XIX. O autor também apresenta uma análise crítica das diferentes propostas de planejamento urbano que surgiram nesse período.

Pontos negativos

O capítulo 2 é um pouco longo e detalhado. O autor poderia ter resumido alguns dos tópicos abordados, sem perder a qualidade da análise.

Conclusão

O capítulo 2 é um importante estudo sobre o desenvolvimento urbano no século XIX. O autor fornece uma visão abrangente dos problemas e desafios enfrentados pelas cidades durante esse período. O capítulo também é relevante para o contexto atual, pois as cidades ainda enfrentam muitos dos mesmos desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com