TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Fundamentos da Arquitetura

Por:   •  30/5/2021  •  Resenha  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

RESENHA

Fundamentos de Arquitetura: capítulo 01

Este livro irá explorar as ideias mais importantes que os arquitetos precisam considerar ao projetar edifícios, lugares e espaços. A arquitetura representa uma linguagem a qual estamos habituados, mesmo que inconscientemente, pois vivemos cercados de edificações. Para construir um projeto, vários raciocínios precisam ser realizados durante o seu desenvolvimento. Esse processo requer associações de funções, para que se posso adquirir uma forma, parte das ideias que dão origem a isso parte do pensamento criativo, aqui veremos pontos importantes sobre lugares e contextos, formas e funções, terrenos e simbolismo.

No primeiro capítulo, a autora aborda a contextualização para se estabelecer uma conexão com o ambiente, seja para causar integração ou destoar completamente de seu entorno. Partindo disso, ela divide sua análise em importantes pontos, começando pelo sítio ou local, que possui as características topográficas e históricas do lugar escolhido para se implantar o projeto, o que afeta diretamente a escolha da forma construtiva a ser adotada. Explica sobre a importância de todos os detalhes contidos no projetar e de como a análise do local fornece critérios importantes dos quais partem as decisões iniciais do projeto.

Outro ponto abordado é o levantamento de campo, que consiste na visitação e observação dos ciclos presentes no espaço, partindo disso obtemos caminhos mais seguros para a elaboração de construções adequadas, levando em consideração mapeamentos feitos a partir de aspectos biológicos e físicos. Vimos que a primeira impressão que temos de um determinado local nos possibilita criarmos a visão serial, a partir de fotografias e croquis.

Os principais aspectos abordados foram o modo como realizaremos o levantamento topográfico e faremos a localização do prédio ou edifício no terreno e quais as limitações projetuais que isso nos trará.

A maneira como a luz afeta o ambiente e qual a futura função de cada espaço interno, deve ser levado em consideração para que consigamos conexão e integração com o ambiente externo, dessa forma, o posicionamento de uma edificação em relação ao sol direciona importantes decisões na hora de projetar. Essa implantação acaba fazendo parte do processo de compreensão do terreno e das possíveis impressões transmitidas a partir das conclusões levantadas. "As cidades são lugares onde eventos acontecem e a vida se desenrola" com essa frase de Lorraine conseguimos perceber a importância dos laços que criamos com os diversos locais em que habitamos. Nesse contexto, alguns lugares significativos nos trazem lembranças, como, por exemplo, igrejas e templos religiosos, fazendo com que, de certa forma, preservemos os aspectos históricos contidos naquele espaço.

Capítulo 02

No capítulo dois a autora faz uma linha do tempo sobre os diferentes tipos de arquitetura existentes e como os contextos históricos, filosóficos e sociais influenciaram no pensamento arquitetônico. Começando em 3100 a,C. com os monumentos Stonehenge, seguindo até a Grécia de 450 a.C., onde a Acrópole era uma coletânea de edificações construídas na colina. Mais adiante, em 1194, a arquitetura gótica ganhou uma forte representante na França, a Catedral Chartres.

Primeiro passamos pelo mundo antigo, onde os conceitos arquitetônicos seguem os aspectos sociais da época. O sedentarismo populacional fez com que a criação de abrigos permanentes se tornasse primordial, pois as pessoas precisavam de bons locais para se abrigar. O Egito antigo ganha destaque nesse período devido a sua expressiva arquitetura que era regida por ideais religiosos, principalmente na crença na vida após a morte, que resultou na construção das tão famosas pirâmides do Egito. O Stonehenge também foi importantes representações da época, entretanto, essas estruturas estavam ligadas ao posicionamento do sol e da lua.

Logo em seguida, lemos sobre o mundo clássico e a influencia que os povos gregos e romanos tiveram sobre a arquitetura desse período. Foi na Grécia antiga que surgiram as primeiras representações com colunas nas edificações, divididas nas cinco ordens: toscana, dórica, jônica, coríntia e compósita, cada uma com suas particularidades, serviam para modular as obras da época. Os romanos também adotaram a linguagem clássica da Grécia, entretanto, o arco foi o elemento característico dessa arquitetura, que serviram para fazer vãos maiores nas edificações, o que acabou gerando edificações maiores.

Depois temos o mundo medieval, que foi um período de incertezas, onde Deus ganhou destaque tanto na questão social, quanto na arquitetônica e não por acaso, foi nessa época que surgiu a arquitetura gótica. Com suas enormes igrejas, ornamentadas de arcos e com a estrutura voltada ao exterior das obras. A verticalidade foi uma característica marcante desse movimento, reforçando a ideia de quanto maior a igreja, mais perto de Deus se estava. Nas habitações, o uso de matérias locais aproximou as casas da paisagem natural local.

Chegamos então ao Renascimento, onde os ideais clássicos retornam com força, fazendo uma drástica ruptura com os conceitos medievais. A revalidação clássica pautou-se na capacitação lógica do ser humano de compreender o mundo através da observação. Um dos principais nomes do renascimento é Michelangelo, que usou suas obras para expressarem sentimentos e mexerem com o imaginário dos observadores.

Já no Barroco e Iluminismo, época de grandes questionamento sobre as verdades impostas até o momento, a arquitetura seguiu pela linha purista, trazendo o conceito de edificação purista, que nada mais era do que a arquitetura desenvolvida a partir do raciocínio dedutivo, que conferiu mais elegância as cidades onde foram estabelecidas.

Por último temos o modernismo, movimento que ocorreu após o início da revolução política, onde as pessoas migram do campo para viverem na cidade e se concentrassem perto dos polos industriais. Com esse crescimento populacional, novos materiais construtivos foram adotados, ferro e aço, para que se conseguissem realizar construções em massa de maneira mais fácil. Outros materiais que ganharam destaque nessa época foram o concreto e o vidro, que serviram para fornecer amplitude para as obras da época. Elementos que caracterizam esse período são os pilotis, as plantas livres e os terraços-jardim.

Capítulo 03

A ideia de que de as edificações são como máquinas e possuem diversas partes e sistemas independentes que trabalham juntos para que sua totalidade seja eficaz e habitável é trazida nesse capítulo, com enfoque nos matérias construtivos e suas mais variadas técnicas demonstra também como adquirir texturas e definições espaciais a uma edificação com cada um deles o primeiro da lista é a alvenaria, feita através de pedra e tijolos que possibilita diversos efeitos na construção, variando de acordo com as cores dos tijolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com