TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Ed Thau Unip

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.475 Palavras (26 Páginas)  •  2.937 Visualizações

Página 1 de 26

                                             Ed Thau

Conteúdo 2:

1) Assinale a alternativa que melhor descreve, segundo Leonardo Benévolo, a cidade grega:

b) O espaço da cidade se divide em três zonas: as áreas privadas ocupadas pelas casas de moradia, as áreas sagradas – os recintos com os templos dos deuses – e as áreas públicas, destinadas às reuniões políticas, ao comércio, ao teatro, aos jogos desportivos etc... No panorama da cidade os templos se sobressaem sobre tudo o mais, porém mais pela qualidade do que por seu tamanho. Surgem em posição dominante, afastados dos outros edifícios, e seguem alguns modelos simples e rigorosos aperfeiçoados em muitas repetições sucessivas; são realizados com um sistema construtivo propositalmente simples – muros e colunas de pedra, que sustentam as arquitraves e as traves da cobertura – de modo que as exigências técnicas impeçam o menos possível o controle da forma.”

2) A origem da cidade grega (a ........ ou a cidade-Estado) é uma colina, onde se refugiam os habitantes do campo para defender-se dos inimigos; mais tarde, o povoado se estende pela planície vizinha, e geralmente é fortificado por um cinturão de muros. Distingue-se então a cidade alta (a ........, onde ficam os templos dos deuses, e onde os habitantes da cidade ainda podem refugiar-se para uma última defesa), e a cidade baixa (a ........, onde se desenvolvem os comércios e as relações civis); mas ambas são partes de um único organismo , pois a comunidade citadina funciona como um todo único, qualquer que seja seu regime político”. (BENÉVOLO, L. História da Cidade. Ed. Perspectiva. Pgs. 76 – 80.)

Assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas do texto, com as palavras que definem esse “organismo da cidade grega” eque, segundo Benévolo, faz com que a cidade grega seja vista como um modelo universal (convivência humana com fisionomia precisa e duradoura no tempo):

a) polis, acrópole, astu

3) Segundo JORDAN [Historia da Arquitectura no Ocidente], os gregos "fechavam-se, olhando para dentro da sua cidade, que se matinha isolada, virada para o seu braço de mar"... "A arquitectura grega era mais urbana que nacional." Assinale a alternativa incorreta a respeito da diferença entre a arquitetura grega e a arquitetura romana, na Antiguidade Clássica:

E) Ao contrário dos Romanos, os gregos nunca conheceram os arcos, por isso nunca o exploraram. Apesar do interesse na estrutura, a veneração pelo corpo humano e a consequente elevação da escultura à categoria de arte dominante fez com que a arquitetura grega fosse formalmente limitada.

4) O Templo Grego ficava sempre separado da cidade, não só por estar murado, em um recinto sagrado, mas também por se situar num promontório, cidadela ou acrópole. "Na Acrópole que coroa a cidade de Atenas econtra-se os edifícios mais famosos do mundo. Estes templos são de dois estilos: o dórico e o jônico. Estes são os nomes das duas ordens ali usadas, referindo-se este termo a todo o conjunto: a coluna, com a sua base e o entablamento em cima" [JORDAN, pp. 28]. A respeito das ordens gregas, assinale a alternativa incorreta:

A) Há três ordens principais - a dórica, a jônica e a coríntia. Todas elas são formadas pelos elementos: estilóbata, base ática, fuste, capitel, ábaco, equina, voluta, arquitrave, tríglifo, métoba, friso, dentículos, cornija e cimalha.

5) Hipôdamo de Mileto foi arquiteto e criativo urbanizador grego nascido em Mileto, colônia grega da Ásia Menor, hoje Turquia. Sempre que lembramos a Grécia Antiga também lembramos duma sociedade que nos herdou valiosos ensinamentos, entre os quais podemos citar as idealizações da forma urbanística criada por Hipodamo. A partir do traçado urbano que Hipodamo de Mileto criou para sua cidade (desenho abaixo) podemos afirmar que:

A) As preocupações de Hipódamo de Mileto foram as de, sobretudo, imprimir ideais de racionalismo à forma da cidade.

6) O templo de Zeus e a Vila Rotonda são exemplos de arquitetura clássica e tanto um como outro foram projetados considerando três princípios. Quais são eles?

A) Utilitas, firmitas e venustas;

7) Observe as imagens abaixo e identifique as construções clássicas a partir de sua gramática estilística:

C) II, III, IV

8) Sobre Arquitetura Grega, de acordo com Benévolo (2011), é INCORRETO afirmar que:

A) o sentido intelectual da integração social não parece ter valor para eles porque sua função é mais contemplativa do que prática.

Conteúdo 3:

1) Quais são os elementos arquitetônicos existentes na ordem dórica-grega?

C) Caneluras de arestas, gorjal, tríglifos, cornija, métopa e ábaco.

2) Observe as imagens e assinale a alternativa incorreta.

C) As áreas públicas são remanescentes e posteriores à divisão do arruamento e loteamento das propriedades privadas.

3) Assinale a alternativa que apresenta a semelhança principal entre ágora grega, fórum romano e adro medieval.

A) São espaços urbanos de lazer e entretenimento, utilizado pela população apenas em seu tempo livre e em ocasiões especiais.

4) Classifique cada templo abaixo a partir de sua ordem arquitetônica e número de colunas na fachada. Escolha a alternativa correta

A) a)Pathernon, Ordem Dórica. Um Templo que tem 8 colunas em seu pórtico e denominado “octástilo”.b)Templo de Júpiter em Pompéia, Ordem Coríntia.Um templo que tem 6 colunas em seu pórtico é denominado “hexástilo”. c)Templo de Athena Nike na Acrópole, Ordem Jónica.
Um templo que tem 4 colunas em seu pórtico é denominado “tetrástilo”.

 5) 1.    A Grécia possui geografia com relevo bastante acidentado e solos pobres. Dessa maneira sua ocupação se deu por meio de cidades estados. As cidades estado, eram praticamente autônomas. Sobre as cidades gregas analise as afirmações e o mapa a seguir.


I.    As cidades possuíam a acrópole. Parte alta, normalmente o núcleo antigo que se tornava recinto religioso com o desenvolvimento das cidades.

II.    O coração das cidades gregas é a Agora, região onde está situado o mercado.

III.    O crescimento da cidade de Atenas, se deu a partir da acrópole. E tal fato pode ser observado nos mapas abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (235.4 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com