TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas ED UNIP Biomedicina 2020 Bioengenharia

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 5

ED

1-  B  (I e IV)

JUSTIFICATIVA:

A afirmativa I está correta: o gene introduzido nas plantas de feijão é transcrito em um RNA de interferência que degrada o mRNA viral responsável pela síntese da proteína Rep (essa proteína é necessária para a multiplicação do vírus). Neste sentido, o feijoeiro transgênico está protegido do mosaico dourado, mesmo na presença da mosca branca (responsável pela transmissão do vírus).

A afirmativa II está incorreta: a manipulação genética das plantas interfere no vírus que é transmitido pela mosca branca e não na multiplicação dessa mosca.

A afirmativa III está incorreta: a transmissão do vírus será reduzida pela ausência da produção da proteína Rep (necessária à sua multiplicação) e não pela diminuição da população de moscas brancas, como consta nesta afirmativa.

A afirmativa IV está correta: a ausência da produção da proteína Rep impede a proliferação viral no feijoeiro, pois essa proteína é necessária para que ocorra a multiplicação do vírus.

2- D (V,V,V,F)

Ao contrário do que consta na proposição "Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz cruzado com um nematódeo", os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz cruzado com um nematódeo (citado na referida proposição).

3- D (“Todas as afirmativas estão corretas.”)

A afirmativa I está correta: os vetores de clonagem são fragmentos de DNA. Um vírus ou um plasmídio pode ser utilizado como vetor de clonagem.

A afirmativa II está correta: existe a possibilidade de transferência de genes entre organismos de diferentes espécies, sendo essa transferência, como consta nesta afirmativa, ilimitada.

A afirmativa III está correta: é necessário a separação de um gene ou um segmento de DNA específico (DNA doador ou inserto). Neste sentido, o gene ou o segmento de DNA precisa ser conhecido.

A afirmativa IV está correta: para que um dado plasmídio, por exemplo, se replique nas células hospedeiras, elas devem reconhecer a Origem de Replicação (ORI) do vetor de clonagem.

A afirmativa V está correta: dentre as diversas aplicações da engenharia genética, pode-se citar a produção de grandes quantidades de substâncias com aplicação médica ou farmacêutica, como insulina.

4- C  (“Impossibilitar a tradução do mRNA da proteína Rep.”)

Como consta no enunciado, os pesquisadores introduziram nas plantas de feijão um gene que é transcrito em um RNA de interferência. Esse RNA, por sua vez, é capaz de promover a degradação de um mRNA viral específico, responsável pela síntese da proteína Rep (necessária para a multiplicação do vírus na célula vegetal). Dessa forma, ocorre a impossibilidade da tradução do mRNA da proteína Rep, uma vez que ele sofre degradação.

5- B (“Se apenas I e III estiverem corretas.”)

O item II está incorreto: a bactéria deve receber o gene para produção de insulina e não altas doses dessa proteína, como consta neste item.

O item IV está incorreto: a produção de insulina e de hormônio de crescimento envolvem informações genéticas diferentes, portanto, genes diferentes, o que torna este item incorreto.

6- A (“II e V.”)

Transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) são seres que incorporaram, em seu patrimônio genético, genes oriundos de outros organismos e podem transmiti-los a sua prole. A importância dos OGMs está no fato de serem obtidos indivíduos com características vantajosas e que produzam substâncias de interesse para o ser humano.

Não se deve confundir a engenharia genética com técnicas de reprodução seletiva já, há muito, utilizada pelo homem a fim de obter seres mais produtivos. Embora ambas promovam o melhoramento genético de espécies úteis para a humanidade, a reprodução seletiva, ao contrário de engenharia genética, é um processo mais lento, envolve várias gerações e favorece o progresso de apenas uma ou de poucas características por vez.

Com isso, pode-se concluir que os exemplos I, III e IV não resultam em organismos transgênicos.

7- C (“Os transgênicos, como, por exemplo, o algodão resistente a insetos e a soja resistente a herbicida, podem ser considerados organismos geneticamente modificados.”).

Esta alternativa está correta. Os transgênicos, organismos que receberam, por meio de técnicas de engenharia genética, genes de outras espécies, são considerados organismos geneticamente modificados, como consta nesta alternativa. Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) são organismos manipulados geneticamente de modo a favorecer características desejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com