TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Concreto Convencional

Por:   •  9/6/2020  •  Seminário  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

 CONCRETO

 CONVENCIONAL

Materiais        de        construção        aplicados        à arquitetura e ao urbanismo

  1. COMPOSIÇÃO E DEFINIÇÃO:

O concreto convencional é um material da construção civil composto de cimento, agregado miúdo e graúdo, água. Além de aditivos minerais para preenchimento de vazios e aditivos químicos para dar outras características ao concreto.

CIMENTO + ÁGUA = PASTA DE CIMENTO

PASTA DE CIMENTO + AREIA = ARGAMASSA

PASTA        DE        CIMENTO        +        AREIA+        BRITA        =

CONCRETO

CONCRETO        +        ADIÇÕES        =        CONCRETOS ESPECIAIS

CONCRETO(OU CONCRETOS ESPECIAIS) + AÇO =

CONCRETO ARMADO

  1. HISTÓRICO:

Surgiu na Roma cerca de 2000 anos atrás, e em 1963, o consumo mundial de concreto foi estimado por mais de 3 bilhões de toneladas.

Os materiais cimentícios, possibilitaram o homem a construir as edificações e todas as principais obras para viver, como exemplo as habitações, fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, teatros, igrejas, museus, palácios, entre outros. A abundância da matéria prima em quase todas as regiões, somada com sua grande versatilidade para aplicação nas variadas formas e sua potente resistência à compressão, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento.

  1. NORMAS:

NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

NBR 12653– “Materiais pozolânicos – Requisitos”. 2012

NBR 15200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio

NBR 15200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio

ABNT – Cimento Portland e Concreto

  1. PROCEDIMENTO DE ENSAIO:

Slump Test é o ensaio do abatimento do concreto, em que busca medir a consistência do concreto e avaliar para qual uso o material irá servir. O Slump varia de 40 a 70 mm.


  1. APLICAÇÕES E PROCESSO CONSTRUTIVO:

Há inúmeras aplicações no uso do concreto convencional por causa de sua alta flexibilidade, frequentemente utilizado em estruturas, fundações, pisos, calçamentos, pontes, obras de contenção, no dia a dia da construção civil em geral, em obras onde não há a necessidade ou é inviável a utilização de equipamentos para o lançamento do concreto mas que por apresentar baixa trabalhabilidade é necessário a utilização de equipamentos de vibração durante a aplicação para garantir o adensamento adequado para que se evitem nichos de concretagem que interferem diretamente na resistência e na durabilidade da estrutura. Mas, para melhorar as características do concreto, ele é usado junto com outros materiais, que garantem ao concreto resistência à tração e à flexão, como é o caso do concreto armado e do concreto protendido. O concreto pode ser despejado em moldes ou diretamente no solo com o auxílio de carriolas, ou gruas, sendo o concreto usinado ou concreto dosado em central (CDC) - produzido em uma central em que a  dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada - ou feito na própria obra com a assistência da betoneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com