TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALÍVIO DE CARGAS NA ESTRUTURA DE CONCRETO COM UTILIZAÇÃO DE DRYWALL EM VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS EM COMPARAÇÃO COM ALVENARIA CONVENCIONAL

Por:   •  21/2/2021  •  Artigo  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

ALÍVIO DE CARGAS NA ESTRUTURA DE CONCRETO COM UTILIZAÇÃO DE DRYWALL EM VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS EM COMPARAÇÃO COM ALVENARIA CONVENCIONAL

Endres, Carlos Vernes

Bianchi, Rafael Araújo

RESUMO

Nos dias atuais o crescimento da economia brasileira tem estimulado o mercado da construção civil, mas a inflação tem contribuído para o aumento dos custos nas obras. As construtoras e incorporadoras estão sempre em busca de inovações tecnológicas, principalmente no que diz respeito à diminuição de custos e tempo de execução das construções, se conseguirem melhorias nessas demandas, obterão maior lucro. E uma das formas encontradas por essas empresas é a substituição, na vedação vertical interna, da alvenaria convencional por chapas de gesso acartonado (Drywall). O presente trabalho citará como surgiram e as características tanto da alvenaria convencional, como desse método mais moderno que é conhecido como drywall, ele também trás uma comparação de um edifício de 03 andares com pavimentos tipo projetados com as paredes internas em alvenaria e outro de mesma forma e características, mas com vedação vertical interna em chapas de gesso acartonado. A comparação será em relação ao alívio de cargas nas fundações e também ao consumo de material (aço, concreto e forma) para execução da supraestrutura (lajes, vigas e pilares), para os cálculos será o utilizado o software CAD/TQS na versão estudante.

Palavras-chaves: Alvenaria convencional, drywall, alívio de cargas.

ABSTRACT

Nowadays the growth of the Brazilian economy has encouraged the construction market, but monetary inflation has contributed to the increase of costs in the works. The construction companies and developers are always in search of technological innovations, especially as regards the reduction of costs and time of execution of constructions, if they achieve improvements to these demands, they will obtain greater profit.One of the ways found by these companies is the replacement, in the inner vertical seal, the conventional masonry by sheets of drywall (Drywall).This study will quote how the emerged and characteristics of conventional masonry and of this more modern method which is known as drywall, it also brings a comparison of a building of 03 floors with standard floors designed with the internal walls in masonry and another of the same shape and characteristics, but with inner vertical seal on sheets of drywall. The comparison will be in relation to the relief of loads on foundations and also the consumption of material (steel, concrete and shape) for implementation of upper structure(slabs, beams and pillars), the calculations will be used the software CAD/TQS in student version.

Key words: conventional Masonry, drywall, relief of loads.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos no Brasil houve um crescimento acentuado na construção civil, e um dos causadores desse fomento foi à liberação, através de bancos públicos, de créditos para aquisição da casa própria. Esse crescimento juntamente com o aumento da concorrência desencadearam uma série de mudanças nas construtoras e incorporadoras, que visando diminuir os custos, aumentar a produtividade e a qualidade do produto final, buscaram novas tecnologias e assim melhoraram suas técnicas construtivas.

De acordo com Silva e Sabbatini (2007), existe uma cultura enraizada no brasileiro de que uma construção para ser considerada “de qualidade”, precisa usar materiais pesados e que tenham uma resistência mecânica avantajada, diante dessa ideia a vedação vertical em alvenaria é usada em grande escala, mas como novas técnicas/tecnologias estão sendo introduzidas, para diminuir custos e aumentar a agilidade, assim paredes de drywall ou gesso acartonado começaram a ser usadas em vedações verticais internas.

O drywall, é há anos muito usado nos Estados Unidos e na Europa, na década de 70 no Brasil houve uma esforço muito grande do setor da construção civil, particularmente do sub setor edificações em introduzir métodos construtivos racionalizados e sistemas de emprego de elementos pré-fabricados mediante importação, no começo dos anos 80 persistiu o esforço com a implantação de canteiros experimentais e na década de 90 houve uma maior difusão dessa com vinda de multinacionais para o país (MITIDIERI, 2009).

Segundo Placo (2014, apud FLEURY, 2014), o drywall, palavra originada da língua inglesa que significa “parede seca” ou “muro seco”, ao contrário da tradicional vedação de alvenaria, o drywall não faz uso de água ou compostos com esse elemento no processo executivo. É uma técnica de vedação vertical sem função estrutural, onde placas de gesso acartonado são fixadas em perfis metálicos galvanizados pré-fabricados, no interior da parede pode ser a utilizada lã de rocha ou de vidro, com intuito de melhorar as propriedades acústicas e térmicas, que substitui a tradicional parede de alvenaria.

São analisados os esforços gerados na estrutura de concreto, com enfoque no alívio de cargas devido à utilização de drywall em vedações verticais internas em comparação com alvenaria convencional (blocos cerâmicos e argamassa). Com a análise das cargas é possível verificar o consumo de material na estrutura (aço, concreto e forma) entre os dois tipos de vedações internas.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Vedação Vertical

Vedação vertical pode ser classificada em vedação vertical interna e vedação vertical externa. A primeira é um subsistema da edificação que visa compartimentar e definir ambientes, já a segunda tem a função de proteger das intempéries climáticas ou de outras ações indesejáveis (BERNADI, 2014; SABATINI, 1997).

Com o objetivo de obter maior conforto, segurança e confiabilidade aos usuários, foi publicada a norma de desempenho de vedações verticais (ABNT NBR 15575), onde foram estabelecidos critérios mínimos de desempenho para diversas características, tais como: Estrutural, segurança ao fogo, estanqueidade, isolamento térmico, durabilidade, manutenção, saúde, adequação ambiental, acústico e durabilidade.

Alvenaria de Vedação

A alvenaria é utilizada pelo humano como fonte de proteção por muito tempo, há registro de utilização de tijolos secados ao sol nas construções persas e assírias que datam 10.000 a.C., e de tijolos queimados em fornos 3.000 a.C., eram espessos em suas obras mais imponentes, pois não tinham conhecimento da resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com