TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE OS CONCRETOS ARMADO, BOMBEADO, CONVENCIONAL E PROJETADO

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

Ádrina Capeletto

Bruna Lays Dagostin

Caroline Utzig

ESTUDO SOBRE OS CONCRETOS ARMADO, BOMBEADO, CONVENCIONAL E PROJETADO

São Miguel Do Oeste

2014

Ádrina Capelletto

Bruna Lays Dagostin

Caroline Utzig

ESTUDO SOBRE OS CONCRETOS ARMADO, BOMBEADO, CONVENCIONAL E PROJETADO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota no componente de Materiais de Construção Civil II, no curso de Engenharia Civil, na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Profª. Msc. Loivo Bertoldi.

São Miguel Do Oeste

2014

RESUMO

O presente trabalho discorre sobre o estudo do concreto armado, bombeado, convencional e projetado.                                                                       No concreto armado pode-se perceber que é a junção do concreto simples com o aço. Este é usado para absorver os esforços de tração, já que o concreto é um bom resistente apenas à compressão. O concreto bombeado é utilizado onde tem-se uma obra de grande porte, com altura elevada, assim ele oferece agilidade na hora da concretagem. O concreto convencional é o método mais tradicional, usado normalmente na maioria das construções, onde não pode ser usado o concreto bombeado. O concreto projetado, pode ser caracterizado e dividido em dois tipos: via seca e via úmida. Os dois são importantes quando é necessário grandes aplicações.

Com o estudo, pode-se perceber que os quatro tipos de concreto tem suas funções e características, e que cada um pode ser usado em determinado tipo de construção.

Palavras–chave: Concreto. Obra. Construção.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................5
  2. CONCRETO ARMADO...........................................................................6
  3. CONCRETO BOMBEADO......................................................................7
  4. CONCRETO CONVENCIONAL..............................................................9
  5. CONCRETO PROJETADO...................................................................10
  6. CONCLUSÃO.......................................................................................14

REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO .................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a construção civil e seus sistemas construtivos vem sendo adaptadas e aprimoradas cada vez mais. O objetivo deste trabalho é apresentar as aplicações, vantagens, desvantagens e demais características sobre os concretos armado, bombeado, convencional e projetado.

No decorrer do trabalho poderá perceber-se alguns métodos e qual concreto se adapta melhor a cada tipo diferente de edificação, sobre como usá-lo, se é necessária mão de obra especializada, se a secagem é rápida ou lenta, resistência alta ou baixa, dentre outras particularidades.  

  1. CONCRETO ARMADO

Basicamente, o concreto armado pode ser definido como o concreto simples unido a armaduras ou barras de aço em seu interior. É utilizado dessa forma, pois o aço consegue reforçar as partes em que se tivesse apenas o concreto, causaria esforços solicitantes de tração. De certo modo, o aço e o concreto agem juntos, pois o concreto resiste a esforços de compressão e o aço consegue absorver os esforços de tração, exatamente onde o concreto apresenta baixa resistência.

Antigamente, a pedra era o material mais usado na construção civil, pois era resistente e durável, quando usada em edificações, templos, e para vencer vãos de rios. Mas quando esses vãos eram grandes, os esforços de tração e compressão aumentavam. A pedra conseguia absorver bem os esforços de compressão, e mal os de tração, ocasionando assim seu rompimento. Então os romanos começaram a construir pontes em forma de arco, e estudavam a melhor forma para a pedra trabalhar somente em compressão.

Quando o homem passou a utilizar o concreto, o mesmo problema ocorria. As vigas que tinham eixo reto eram limitadas no vão devido ao esforço de tração. O concreto pode resistir 10 vezes mais à compressão, do que a tração, e foi aí que surgiu a ideia de adicionar ao concreto um bom material para resistir à tração. E é assim que o concreto armado funciona. O aço é usado apenas onde tem-se a parte tracionada, e na parte comprimida usa-se apenas concreto simples.

Além de trabalharem juntos, o concreto protege o aço da oxidação, garantindo a durabilidade da estrutura, pode exercer dupla proteção ao aço:

- proteção física: o concreto envolve as barras, protegendo-as do meio exterior;

- proteção química: em ambiente alcalino que se forma durante a pega do concreto, surge uma camada quimicamente inibidora em torno da armadura.

A armação de concreto armado é uma das mais utilizadas no Brasil, sendo que é conveniente que a bitola e quantidade de aço devem ser calculados por engenheiros e arquitetos, para não ocorrer uso excessivo ou baixo de material.

O concreto armado pode ser usado ainda, na construção de estruturas pré-moldadas, que atualmente está desenvolvendo-se cada vez mais rápido. Pode ser feitos pilares, vigas, lages, dentre outros elementos que são feitos em outros locais (não no local da obra) e levados para a construção prontos para montagem.

[pic 1]

O concreto armado possui inúmeras vantagens, as principais são: economia (o concreto tem um custo mais baixo que a estrutura metálica, menos em casos  de vãos muitos grandes). Em muitos casos os agregados podem ser obtidos no próprio local da obra, não exige mão de obra especializada, sua durabilidade é maior, pois a resistência do concreto aumenta com o tempo, consegue adaptar-se a qualquer tipo de fôrma, possui resistência ao fogo, é impermeável, consegue lingar entre si todas as peças estruturais (monolitismo), e tem grande facilidade em sua execução, além de ter fácil manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (365.5 Kb)   docx (264.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com