TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robert Venturi

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

O fim dos Ciams e uma nova proposta de arquitetura

Relação entre os Team X e as propostas de Kahn e Venturi para uma nova Arquitetura  

É importante entender que a Arquitetura assim como os outros tipos de artes são formadas por transições de movimentos e teorias que muitas vezes se contrapõem fortemente ou em casos isso é de forma suave como por exemplo, Renascimento e o Barroco, o Impressionismo e Expressionismo, a arquitetura moderna e o pós modernismo. Surgiram em momentos distintos e possuíam visões distintas em relação ao mundo. Durante essa época a pop Arte ganhava força e o pensamento de liberdade e uma vida com mais união entre os homens e a sociedade como também entre o indivíduo o meio e as cidades, isso permeia não só as artes plásticas como várias formas de expressões artísticas e ideológicas desta época. É o que ocorre com Robert Venturi um grande arquiteto do pós-modernismo que faz uma análise da arquitetura com seu livro “Complexidade e Contradição em arquitetura”, onde explica a frase de Rennie Mackintosh: "Há esperança no erro honesto, nenhuma na perfeição congelada do mero estilo", revela que é um manifesto de critica a arquitetura, ao conceito de “less is more”, defendendo o conceito de menos é chato durante sua obra inteira.  

    

Robert Venturi como anteriormente dito é um arquiteto muito influente do pós-modernismo norte-americano, vencedor do Prêmio Pritzker de 1991, que faleceu este ano, 18 de setembro, é formado em Princeton Nova Jersey, nos Estados Unidos, que pertence a uma forte escola (os Estados Unidos possui, uma história solida no pós-modernismo, e em suas universidades, como por exemplo, a Universidade da Pensilvânia, a Universidade Columbia e outras), pós moderna. Isto deu base aos pensamentos de renovação de Robert, Louis kahn que teve uma influência recíproca pessoal e profissional com Venturi, e outros grandes expoentes que procuravam combater o velho pensamento da arquitetura moderna suas propostas sem contexto com o local onde inserido, o erro em dizer que era um estilo internacional. Claro por outro lado esse mesmo grupo de arquitetos defendiam múltiplas posturas na concepção de projetos como também ao decorrer dos anos o trabalhoso caminho da arquitetura, assim defende uma relação entre edificação e a cidade mais natural onde cada um tem seu papel e sua importância e um respeito mútuo.

 Louis Kahn nasceu na Estônia em 1901. Devido à Guerra entre a Rússia e o Japão, sua família imigrou para a Pensivânia (EUA) em 1905, em 1914 naturalizou americano teve seu nome alterado de Itze-Leib Schmuilowsky para Louis Isidore Kahn. Foi um grande arquiteto com um estilo monumental, peculiaridade de suas obras, além das combinações geométricas puras, inspirações clássicas ou medievais, utilização das matérias no estado bruto, estruturas maciças, mistura de técnicas construtivas de alta tecnologia com técnicas estruturais seculares. Um aspecto da ideologia de Kahn, é a crítica da limitação à Arquitetura como alguns  fundamentos  estabelecidos tal e qual pelo Estilo Internacional, deste modo fundamenta uma relação dos ideais e do trabalho de Louis Kahn, no qual é um dos arquitetos mais notáveis do período interposto do modernismo e pós modernismo, com Robert Louis, de certa forma, houve uma arrojada troca de influencias no qual os dois arquitetos se aperfeiçoaram, e as colaborações do Venturi mais jovem entusiasmado á Kahn mais velho e experiente sem dúvidas foram importantíssimas e cruciais para ambos arquitetos, à medida que Kahn começou a se destacar ao decorrer dos últimos anos de sua carreira, torna-se bem claro as características importantes daquelas teorias arquitetônicas ditas revolucionarias e tão radicais  de Venturi.

“Conservo o templo grego como a imagem mais insistente em minha mente. Não construo coisas como um templo grego, mas este constitui um ponto de partida, que pertence aos princípios“. Diz kahn, essa complexidade de formação característica em Kahn o poupou das injustas e duras críticas feitas aos arquitetos da época

Em 1959 o ano ficou conhecido com o fim do ciam e ascensão do Team X.

Quarenta e três participantes de vinte países foram convidados pela Comissão de Coordenação, Louis Kahn Plano Philadelphia / Medical Research Building, Philadelphia foi um deles.

Kahn apresentou o projeto para o centro de filadelfia ele agradou os participante da frente radical, no projeto ele apresentou uma resolução para um grande problema no ciam que estabeleceu uma monumentalidade moderna e aproximou a para o planejamento urbano que já havia dentro do CIAM  a 30 anos com membros mais jovens .

Kahn queria algo a mais no uso de materiais na geometria e forma , ele acreditava que a arquitetura poderia a chegar atingir um sentido de eternidade. Tinha seu jeito de projetar  que a apelidava de Forma e Design e foi apresentado em forma de artigo na conferencia do CIAM de 1959 (congresso internacional de arquitetura moderna) e posteriormente publicado um ano depois em 1960.

O ciam determina no final da década de vinte do século passado. O tem x tentou buscar a cidade tradicional com um maior sentido de comunidade e identidade uma maior relação entre o núcleo familiar e o grupo social entre a resistência e o espaço coletivo no momento da concepção estão presentes os princípios do CIAM, mas já contaminados pela crítica à cidade funcionalista do segundo pós-guerra. Esse legado, o legado do Team 10, tem possibilitado, e isso se nota na “cidade espontânea” que começa a ser construída logo após a ocupação da urbanização, a transformação do conjunto em um “bairro” dotado de intensa animação urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com