TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Livro Robert Venturi

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

Fichamento Introdução:

“[...] é um livro, [...] rigorosamente pluralista e fenomenológico em seu método [...]. Entretanto, é provavelmente o mais importante livro escrito sobre criação e produção de arquitetura desde Vers une Architecture, de Le Corbusier, de 1923. “

“[...] este livro [...] acolhe todas as contradições e complexidades da experiência urbana em todas as escalas. Marca uma completa mudança de ênfase e incomodará alguns daqueles que ora professam serem incondicionais seguidores de Le Corbusier[...]”

“Para Le Corbusier e Venturi, a experiência era pessoal e direta. Assim, estavam ambos aptos a libertar-se dos padrões fixos de pensamento e das modas adotadas por seus contemporâneos, dando cumprimento à recomendação de Camus para deixar atrás “nossa época e suas fúrias adolescentes. “

“[...] O grande mestre de Le Corbusier foi o templo grego, com seu corpo branco isolado e livre na paisagem, sua luminosa austeridade refulgindo ao sol. [...] apresentaria seus edifícios e suas cidades pura e simplesmente desse modo, e mesmo sua arquitetura madura concretizou cada vez mais, o caráter escultural e ativamente heroico do templo grego. A inspiração primordial de Venturi parece ter vindo do oposto histórico e arquétipo do templo grego, as fachadas urbanas da Itália, com seus intermináveis ajustes aos requisitos conflitantes de interior e exterior e suas inflexões com todas as atividades e tarefas da vida cotidiana: não, antes de mais nada, atores culturais em vastas paisagens, mas recipientes espaciais complexos e definidores de ruas e praças. Tal “acomodação” torna-se também um princípio urbano geral para Venturi.

“[...] Le Corbusier, exercendo aquele aspecto de sua natureza multímoda que professava rigor cartesiano, generalizou em Vers une Architecture, muito mais facilmente do que Venturi no presente estudo e ofereceu um esquema geral claro para o todo. Venturi é mais fragmentário, caminhando passo a passo através de relação mais conciliatórias. “

“[...] Venturi é sistematicamente anti-heroico, a todo instante restringindo impulsivamente suas recomendações com uma ironia implícita. Le Corbusier também usou a ironia, mas tão agressiva, e tão contundente [...] Venturi, dá de ombros, com certa dose de tristeza, e segue adiante. É essa respostas de sua geração às ambiciosas pretensões que na prática se mostraram destrutivas ou inconsistentes. “

“[...] Venturi faz-nos ver o passado, sob novos ângulos. [...] foi ele quem fez reavaliar o igualmente óbvio oposto desse estilo: as complicadas acomodações de interior e exterior com que esses arquitetos certamente se extasiaram. [...] Venturi fixa-se menos do que Le Corbusier na asserção unificada da concepção de Michelangelo em São Pedro [...] as tristes e poderosos discordâncias das absides, essa imponente e melancólica música das civilizações agonizantes e do destino da humanidade numa estrela que arrefece. “

“[...] o design de Venturi desenrola-se sem esforço. Nisso, ele é tão fluente quanto um arquiteto do barroco e, tão cenográfico quanto esse último. [...]”

“[...] Ele está inteiramente à vontade com o particular e assim oferece a necessária oposição aos homogeneizadores tecnológicos que abarrotam o nosso futuro. [...] muitas espécies de qualidade podem habitar o mesmo mundo. Tal multiplicidade é, com efeito, a promessa suprema da idade moderna À humanidade, muito mais intrínseca a sua natureza do que o conformismo superficial ou os igualmente arbitrários à condicionamentos que suas primeiras fases sugerem e que são tão pressurosamente adotados por projetistas superficiais.”

“o ponto essencial é que a filosofia e o design de Venturi são humanistas, ele valoriza, as ações dos seres humanos e o efeito das formas físicas sobre seu espírito. “

“[...] Princeton – Friends’ Housing, ele é um dos raros arquitetos cujo pensamento se equipara ao dos pintores pop – e o primeiro arquiteto a perceber a utilidade e o significado de suas formas [...]”

“[...] tem-se de novo a sensação de que Le Corbusier, pintor e teórico que era, teria entendido perfeitamente a aliança de Venturi de método visual com intenção intelectual. “

“[...] as ideias de Venturi tenham provocado a mais áspera indignação entre os membros da geração Bauhaus conhecidos por sua mentalidade mais acadêmica-com sua profunda falta de ironia, seu desdém de velha solteirona pela cultura popular mas em compreensão duvidosa de qualquer outra cultura, sua incapacidade para lidar com a escala monumental, sua adulação hipócrita da tecnologia e sua preocupação com uma estética purista amaneirada. [...] Duas tendências da arquitetura moderna parecem separar-se neste ponto, com Le Corbusier e Venturi sendo agora vistos trabalhando no mesmo veio mais vasto e mais humano dos arquitetos e não dos designers.”

“Venturi é o menos “elegante” dos arquitetos, indo sempre direto ao essencial, trabalhando rapidamente sem aspirações fantasiosas nem nebulosos apartes. Embora tenha aprendido na escola maneirista, seus próprios edifícios não são, em nenhum sentido, “afetados” mas supreendentemente diretos.”

“[...] os edifícios de Venturi não tenham encontrado pronta aceitação; eles são excessivamente novos e, ao mesmo tempo, apesar de toda sua “acomodação” de complexibilidade, verdadeiramente simples e despretensiosos demais para esta década de prosperidade. “

Fichamento capítulo 1: Arquitetura não-direta: um suave manifesto

“Gosto de complexidade e contradição em arquitetura. Não gosto da incoerência ou arbitrariedade da arquitetura incompetente nem das afetadas complexidades do pitoresco ou do expressionismo [...] arquitetura complexa e contraditória baseada na riqueza ambiguidade da experiência moderna, incluindo aquela experiência que é inerente a arte. “

“[...] Mas a arquitetura é necessariamente complexa e contraditória até mesmo pela inclusão dos tradicionais elementos vitruvianos de comodidade, firmeza e prazer.”

“[...] Ao aceitar a contradição, assim como a complexidade, tenho em vista a vitalidade, tanto quanto a validade. “

“Os arquitetos já não se podem deixar intimidar pela linguagem puritanamente moralista da arquitetura moderna ortodoxa. “

“[...] sou mais pela riqueza de significado do que pela clareza de significado; pela função implícita, tanto quanto pela função explícita. [...] arquitetura válida evoca muitos níveis de significado e combinação de enfoques: o espaço arquitetônico e seus elementos tornam-se legíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com