TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de pratica de sistema

Por:   •  14/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Instituto de Ensino em Saúde e Biológicas

                     Curso de Psicologia

Componente curricular: Processos psicológicos básicos

[pic 2]

  1. Materiais

Para realizar este experimento será necessário:

  1. Paquímetro
  2. Caneta e papel
  3. Venda para olhos
  1. Procedimentos

Trabalhando em duplas, vocês testarão o limiar de dois pontos um do outro. Este teste procura descobrir qual a distância mínima entre dois pontos para que o sujeito os perceba como entidades separadas.  Para testar isso, dois pontos tocarão na pele na mesma posição, e então a distância entre eles será aumentada até que o sujeito consiga sentir a presença de dois pontos em diferentes do corpo.

Vocês medirão a sensibilidade em quatro partes diferentes do corpo: ponta do dedo, bochecha, antebraço e panturrilha.  Você fará esse experimento duas vezes em cada parte mencionada (aumentando e diminuindo a distância entre os pontos do paquímetro). É importante que o participante sempre esteja com seus olhos fechados (utilize uma venda para garantir isso!).

  1. Antes de começar o experimento, certifique-se de que sabe utilizar um paquímetro (abrindo e fechando-o). Pratique tocando-o em seu braço com diferentes aberturas e verifique se sabe ler a distância entre os pontos em mm. É importante, durante o experimento, tocar a pele da outra pessoa com as duas pontas ao mesmo tempo; caso contrário, será fácil descobrir a existência de dois pontos.
  2. Faça com que a outra pessoa coloque a venda, certificando-se de que ela não enxerga nada, e sente-se a frente dela. Peça a outra pessoa para colocar o braço sobre o apoio da cadeira com a palma virada para cima. Pegue o paquímetro e, certificando-se de que a distância entre as pontas é de 0 mm, inicie estimulando a ponta de um dos dedos  da outra pessoa.
  3. Toque as pontas do paquímetro na ponta dos dedos (D), e pergunte para a pessoa se ela sente dois pontos ou um ponto. Dado que a medida é de 0 mm, esperamos que a resposta seja “um ponto”. Remova o paquímetro e aumente a distância em 2 mm. Reaplique o paquímetro, sempre tocando as duas pontas ao mesmo tempo, e pergunte novamente. Se a resposta continuar sendo “um ponto” aumente a distância em mais 2 mm e reaplique.

[pic 3]

  1. Continue a executar as tarefa até que a outra pessoa relate sentir dois pontos. Registre a medida em milímetros na tabela abaixo.
  2. Faça o teste novamente para porção superior do antebraço (A), uma das bochechas (B) e a porção posterior da panturrilha (P).
  3. Troque de lugar com a outra pessoa; dessa vez, ele executará as medidas em você.
  4. Um a vez que ambos tenham sido testados, faça o experimento novamente (passos de A a E; agora, no entanto, a distância entre os pontos do paquímetro deverá começar acima da distância mínima sentida na faze ascendente (anterior) e diminuir  de 2 em 2 mm até que a pessoa só possa sentir  “um ponto” Por exemplo,  se a pessoa pôde identificar dois pontos na ponta do dedo com uma distância de 6 mm entre eles, comece a fase ascendente com uma distância de 10 mm.

Ascendente

Descendente

Participante

D

B

A

P

D

B

A

P

Disponível em . Acesso em 12/07/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (161.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com