TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula prática "Sistema cardiovascular e respiratório "

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  3.190 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário – Desenvolvimento Humano

  1. O que é Clivagem?

São as primeiras divisões mitóticas.

  1. Porque as denominações mórula e blastocisto?

Mórula – porque o embrião de 16 células tem a forma de uma amora

Blastócito – os blastômeros secretam fluidos para dentro do embrião e esse liquido se concentra na blastocele, dando origem ao blastócito.

  1. Quando e como ocorre a implatação do embrião?

Ao sexto dia o blastocisto adere-se ao epitélio endometrial pelo polo embrionário, após a aderência o trofoblasto se diferencia em citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto, no decorrer os prolongamentos de tiformes do sinciciotrofoblasto se estendem para o epitélio endometrial e invadem o tecido conjuntivo. O sinciciotrofoblasto produz enzimas que destruirão o tecido materno possibilitando a efetiva implantação e nutrição do blastócito.

  1. Como se dá a formação da placenta? Quais os seus constituintes?

Assim que ovo fertilizado se implanta na parede uterina, a placenta começa a se formar. A placenta inicia sua formação após uma semana da concepção pois é o tempo necessário parao blastócito ate onde ira se fixar. O blastócito é constituído por duas camadas: a massa celular interna que dará origem ao embrião, enquanto a massa celular externa formara a face fetal da placenta. Com a implementação do ovo as células da camada externa iniciam a formação das vilosidades coriônicas, estas saliências  ligam os vasos.

  1. Quais as funções da placenta?

Síntese de glicogênio, colesterol e ácidos graxos, transporte de substancias como: gases, substancias nutritivas, hormônios, anticorpos, produtos de excreção e participa também da secreção endócrina.

  1. Como surge os gêmeos?

São oriundos pelo mesmo zigoto, formados pela separação dos blastômeros do embrião de dois a três dias, pela divisão do embrioblasto na primeira semana ou pela divisão do disco embrionário na segunda semana.

  1. Descreva o desenvolvimento do embrião didétermico e dos anexos embrionários (saco, amniótico e saco vitelino).

Embrião didérmico: é formado pela delaminação do embrioblasto, o qual forma-se uma fina camada voltada para blastocele chamada de hipoblasto. Logo mais, acumula-se entre as células do embrioblasto um fluido e cria-se a cavidade amniótica. Sob ela, as células do embrioblasto arranjam-se em células colunares chamado de epiblasto. Assim, o embrião na segunda semana é didérmico, ou seja, composto por duas camadas: o hipoblasto e o epiblasto.

Saco vitelino: é formado a partir do mesoderma e endoderma, que envolve o vitelo, participando do processo de nutrição do animal em desenvolvimento. Essa membrana é a primeira a ser formada e está ligada diretamente ao intestino do embrião.

Saco amniótico: é uma membrana formada a partir do ectoderma e mesoderma. Ela delimita a cavidade amniótica, cujo apresenta em seu interior o líquido amniótico. Suas principais funções são de proteger o embrião contra choques mecânicos e evitar sua desidratação.

  1. Como se dá a gastrulação em mamíferos para o surgimento do embrião tridérmico?

O epiblasto estabelece a linha primitiva e são identificados eixos anteroposterior e direito-esquerdo do embrião. As células na linha primitiva se alongam e deixam de expressar suas E-caderinas, após isso tornam-se estreladas e essa migração é possibilitada pelas substancias da matriz extracelular. O movimento das células através das linhas primitivas produzem um sulco primitivo. As primeiras células originam o mesoderma extraembrionário, outras células substituem as células do hipoblasto que revestiram a blastocele e constituem o endoderma. As células da linha primitiva que se espalham estabelecem o mesordema. O epiblasto passa a se chamar ectoderma. Assim, o embrião é um disco tridérmico.

  1. Justifique a afirmação de que o nó primitivo equivale ao lábio dorsal do blastóporo dos anfíbios.
  2. Explique a formação do sistema nervoso e dos órgãos sensoriais.
  3. Compare anencefalia e hidrocefalia espinha bífida oculta, meningocele, meningomielocele e mielosquise. Mencione como se formam e as consequências para o individuo.
  4.  O que é o aparelho branquial? Quais são os seus constituintes e seus derivados?
  5.  Como se dá a formação da face e por que ocorre as fendas labiais e palatina?

Desenvolve-se a partir do processo frontonasal, dos processos maxilares e dos processos mandibulares. Quando o processo maxilar não se funde com o processo nasal mediano, tem-se a fenda labial e fatores genéticos e ambientais são responsáveis por essa anomalia, já a fenda palatina é causada pela não fusão dos processos que formam o palato, por serem hipoplásicos por causa de drogas ou por razoes genéticas.

  1.  O que a ingestão de alcool pode provocar durante a gravidez?

Afeta a formação da face e do sistema nervoso, o crescimento e ganho de peso

  1.  Em qual período da gestação (em semanas) acontece a organogênese. Faça um resumo do desenvolvimento dos sistemas cardiovasculares, respiratórios, digestórios, urinário e reprodutor.
  2.  Quais as causas do sopro cardíaco?

 Nas crianças os sopros são geralmente causados por uma doença cardíaca congênita. Em adultos, os sopros acontecem normalmente devido a doenças nas válvulas cardíacas. Um sopro normal pode ocorrer quando o sangue flui mais rapidamente através do coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com