TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: Sistema Nervoso Autônomo

Por:   •  22/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

MARIANA TORRES CAVALCANTE

NATANAELE ALCANTARA MOREIRA

PAULO ROBERTO DA COSTA OLIVEIRA

RAILA MARIA DE JESUS PEREIRA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA

Sistema Nervoso Autônomo

                                                     

Sobral-Ceará

2019

1.INTRODUÇÃO

 O presente relatório é composto por uma descrição da aula prática realizada com os alunos da turma da T7.  A aula foi orientada pela professora Andrine Navarro que ministra a disciplina de Neurociência II no curso de Bacharelado em Psicologia.

 Foi efetivada a aula pratica ao Laboratório de Fisiologia, porém, para análise, a equipe em destaque realizou alguns experimentos para podermos compreender os reflexos patelar, reflexo aquileu, sensibilidade externa e reflexo corneal, utilizando alfinetes, martelo de borracha e lanternas.

 A aula pratica teve como objetivo observar a funcionalidade do Sistema Nervoso Autônomo em nosso organismo, através dos experimentos pelos quais fomos submetidos. Desenvolvendo uma visão ampla sobre o assunto estudado, compreendendo que o Sistema Nervoso Autônomo é o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente e também a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiraçãocirculação do sangue, controle de temperatura e digestão.

 Um exemplo é quando o indivíduo entra em uma sala com um ar-condicionado que lhe dá frio, o sistema nervoso autônomo começa a agir, tentando impedir uma queda de temperatura corporal, seus pelos se arrepiam, ele começa a tremer para gerar calor. Ao mesmo tempo ocorre vasoconstrição nas extremidades para impedir a dissipação do calor para o meio.  

 O sistema nervoso autônomo ajuda muito nesse controle porque é o responsável, entre outras funções, pelas respostas reflexas, controla a musculatura lisa e permite o aumento da pressão arterial, o aumento da frequência respiratória.

2.OBJETIVOS

A aula prática teve como objetivo estudar algumas manifestações do sistema nervoso autônomo, tais como reflexos somáticos e autônomos do homem, observando o funcionamento do mesmo.

3.METODOLOGIA

A metodologia utilizada na aula pratica foram através de experimentos, nos ajudando a compreender os reflexos patelar, reflexo aquileu, sensibilidade externa e reflexo corneal, e foram utilizados alfinetes, martelo de borracha e lanternas.

4.RESULTADOS

No primeiro procedimento realizado, a primeira avaliada teve seu joelho esquerdo estimulado e de acordo com o procedimento feito, obteve seu estimulo patelar. Já no joelho direito apresentou pouco estimulo. A segunda avaliada apresentou estímulos patelar tanto no joelho esquerdo como no direito.

O segundo procedimento foi realizado pela a equipe testando a sensibilidade nos tendões de aquiles, a primeira avaliada apresentou pouco estímulos no pé esquerdo e no pé direito. Já a segunda pessoa, apresentou sensibilidade normal em ambos os pés.

O terceiro procedimento realizado foi através de estímulos sensoriais, utilizando alfinetes, a primeira avaliada apresentou pouco estímulos sensoriais, já a segunda apresentou no pé esquerdo mais sensibilidade do que no pé direito.

Realizamos também o procedimento de dilatação de pupila, onde foi utilizado uma lanterna, os dois resultados foram positivos, sendo ele observado com a pessoa focada no pensamento, onde, quando esta tentando formar a imagem a pupila não responde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com