TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sapatas de Fundação

Por:   •  12/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Sapatas

Sapata é um elemento da fundação superficial dimensionado de modo que as tensões de tração resultantes resistam através de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzido com concreto armado. Observando que a sapata é armada apenas em sua parte inferior (onde há tração). Atentar para não confundir “sapata” com “bloco de fundação”. O “bloco de fundação” tem a função de unir estacas ou de resistir a esforços de flexão, diferente das “sapatas” que tem a função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo.  As sapatas isoladas são elementos que as suas forças de compressão. Não depende do betão armado, mas depende do aço. Segundo Dirceu de Alencar Velloso e Francisco de Rezende Lopes (2010), as sapatas de fundação podem ter altura constante ou variável. Geralmente as sapatas são encontradas em algumas formas, são elas: sapatas isoladas (retangular, quadrada, circular, octogonal), sapata corrida, sapata associada, sapata nervurada e sapata alavancada.

  • Sapatas isoladas:

É aquela que transmite os esforços para um só lugar. Podem ser encontradas em diversas formas.

Quadradas: Mais econômicas e de mais fácil execução, são frequentemente empregadas.

Retangular: Devem obedecer certa relação entre a altura da base e sua altura total, tendo em vista um projeto econômico.

Circulares e octogonais: Exige uma ferragem especial e de difícil execução, são raramente empregadas, reservando-se o seu uso somente para determinados casos particulares.

  • Sapata corrida:

Sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento.

As sapatas corridas geralmente são utilizadas em construções de pequeno porte. Sua execução economicamente falando é viável. Para diferenciar a sapata corrida da sapata isolada retangular, a sapata corrida é aquela com comprimento maior cinco vezes que a largura.

  • Sapata associada

São empregadas quando as fundações de dois pilares próximos se interferirem ou a fundação de um pilar de divisa ultrapassar a linha limítrofe do terreno. Conforme a NBR  6122, sapata associada é aquela “comum a mais de um pilar”. Também pode ser chamada de sapata combinada ou conjunta. Neste caso, uma única sapata pode ser projetada como a fundação para dois ou mais pilares.

  • Sapata nervurada

As sapatas nervuradas são destinadas aos casos de carga elevada, em que é usual reforçar a sapata por meio de nervuras. Além de conferir mais rigidez à fundação, a torna mais econômica.

  • Sapata alavancada

Segundo a NBR 6122, viga alavanca ou viga de equilíbrio é o “elemento estrutural que recebe as cargas de um ou dois pilares e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas ás fundações. Da utilização de viga de equilíbrio resultam cargas nas fundações diferentes das cargas dos pilares nelas atuantes. ”

A viga alavanca é de aplicação comum no caso e pilar posicionado na divisa de terreno, onde ocorre uma excentricidade entre o ponto de aplicação da carga do pilar e o centro geométrico da sapata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com