TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funda.historicos E Metodologicos

Dissertações: Funda.historicos E Metodologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

A questão social desde muito tempo é vista pela própria sociedade como responsabilidade do governo.

As dificuldades que passam os brasileiros são tidas como problemas sociais ;por exemplo as desigualdades-sociais que não apresenta ameaças ao governo são deixadas de lado ,como se tudo fosse normal, agora a violência,seqüestro homicídios e vários outros crimes violentos por serem ameaças diretas ao governo.tem prioridade e recebem investimentos pesados,mesmo sem grandes resultados.

Foi a partir do século xix e inicio do século xx que os problemas sócias cresceram principalmente por causa do capitalismo e AA chegada de industrias que aumentou esta questão sócias,como mostra o filme ´´tempos modernos``com a revolução industrial,onde a produção artesanal foi substituída em massa pela produção em serie,que tinha a finalidade de aumentar a produtividade focando apenas na super produção ,sem se preocupar com o bem estar físico do profissional,pois o mesmo não tinha uma qualificação,realizava sempre a mesma tarefa exaustivamente.

Por que o capitalismo teve este efeito contrário?

A vida moderna impõe o desgarte do ser humano ,o desemprego ,a miséria, a ambição,a violência,todas essas questões estão ligadas ao capitalismo e o grande e o grande índice de desigualdade social,mas o que fazer?como fazer valer o os direitos da população?

Esta é uma questão bastante complexa pois são inúmeros os fatores que geram a desigualdades como cita Iamamoto´´ a questão social é aprendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura a produção social e cada vez mais coletiva em quanto a apropriação dos seus frutos mantem-se privados.``

Portanto so uma política voltada para estas questões e um investimento cada vez maior em educação,que e a base necessária e muito importaante para diminuir assim seus efeitos existentes.

ETAPA 2

O que significa mudar?

Mudar e adaptar e atualizar-se e evoluir,as mudanças ocorrem e são necessárias em cada momento.

Quais as conseqüências do desemprego enquanto questão social?

O desemprego é ruim tanto para o individuo como para o estado,pois o individuo passa por um sentimento de frustração,de baixa estima e isto pode ter varias conseqüências dentre elas o uso de drogas e os roubos.

Por que o conhecimento especializado e importante?

Porque especializa-se e capacitar-se para exercer uma atividade com êxito,e garantir um desenvolvimento pessoal e profissional.

Para amenizar os problemas ,e trazer soluções encentivando a interação social é preciso muita determinação,porque são muitas as situação de misérias no contidiando brasileiro,não é fácil conviver com isto.

Esta questões sócias existentes no mundo capitalista e que fortaleceu a introdução dos assistentes sócias,aperfeiçoando cada vez mais os estudos e as formas de intervvir nestas questões.

Onde atua os assistentes sociais?

São diversas as áreas de atuação do assistentes sociais ,em instituições publicas ,privadas ,e organização não governamentais ,de acordo com o conselho federal do serviço social(CFSS) o campo que mais emprega hoje e a saúde.

Contar com o auxilio de um assistente social ,tanto no desemprego como na saúde e muito importante,pois os problemas da rede publica soa muitos ,os pacientes enfrentam muitas barreiras,quem depende do SUS principalmente,enfrenta longas filas muita burocracia ,falta de profissionais ,tudo isto relacionando a condições de trabalho caótico e falta de gestão ,os problemas se multiplicam na mesma propoçao do desenvolvimento do país .

Quais as soluções?

Investimento em todas as áreas,tanto financeiro como na Mao de obra especializada,seria um ótimo começo.

ETAPA 3

A introdução do serviço social no Brasil.

O serviço social foi introduzido no Brasil nos anos 30 como decorrente de uma situação histórica de um processo acumulativo de acontecimentos na sociedade brasileira nos setores políticos econômicos ,sócias e religiosos.

Com a economia brasileira concentrada no cultivo do café ,foi definido como um organismo social onde se preciniza os interesses da burguesia.

Alguns lideres católicos resolverem progamar um curso de iniciação social motivado por meios da camada social com a finalidade de solucionar os problemas permanentes do período atual.

O curso era constituído das seguintes matérias economia,higiene,direito,pratica de enfermagem,estatística,religião.pedagogia e serviçosocial,sendo intercaladas de trabalhos práticos ,relatórios,inquéritos ,visitas e estagio.

Dois problemas constituíram o objeto da formação dos assistentes sócias

{o operário

{a família

Baseado nisso foi fundada a primeira escola de serviço social em são Paulo em 1936

Através de uma conferencia internacional do serviço social realizada foi definida como uma forma de ação social , restauração da ordem social exercida por um especialista por meio de um trabalho pratico técnico.

Ações que são desenvolvidas

• Serviço de proteção e atendimento integral a família

• Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

• Serviço de proteção social básica no domicilio para pessoas com deficiência e idosos

• Centro de referencia da assistência social (CRAS)

O que é ajuda?

São auxílios ou assistências prestadas em favor de alguém para diminuir as disparidades sócias.

Porque ajuda?

Por motivo de solidariedade exercendo a cidadania.para garantir direitos e assistência para a população desamparada.

Como ajudar?

Se dispondo a favor de alguém e mostrando seus direitos .com programas e políticas sociais que buscam a preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com