TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Espacial

Por:   •  9/3/2018  •  Tese  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

PESQUISA – 2018/01

Espaço saúde / Centro de especialidades / Coworking da saúde / Consultórios compartilhados

COMO FUNCIONA

Juntando as experiências de profissionais de diferentes áreas da saúde. Ideia de locação de consultórios de alto padrão, cujos clientes-alvo são profissionais da área da saúde que buscam:

- redução de custos fixos mensais e investimento inicial; otimização de tempo e do espaço de trabalho; agilidade e no atendimento aos pacientes; valorização no mercado com outros profissionais com especialidades complementares; aluguel flexível conforme orçamento e demanda de serviço; internet, água, luz, IPTU e telefone inclusos.

Sem os custos de ter uma sala própria, contando com serviços de recepção e secretariado (almoxarifado), limpeza (DML, Expurgo), manutenção, segurança, internet e estacionamento exclusivo para usuário e seus pacientes. 

Consultórios individuais com ar-condicionado, equipados com macas, pia e demais necessidades.

Espaço pensado para atender portadores de necessidades especiais, contando com rampas de acesso, banheiros adaptados. 

Espaço para cursos, workshops e apresentações nas mais diversas especialidades.

*** Variação de 8 a 15 salas, conforme referências.

REFERENCIAS

www.vitaclasscoworking.com.br

www.coworkingdasaude.com.br

www.espacohumanity.com.br

www.sinergiaespacodesaude.com.br/coworking

www.medicalplace.med.br

http://sensisaude.com.br

http://maissaudemoc.blogspot.com.br/p/co.html

http://www.lifeco-consultorios.com.br/ - valores

http://www.habitatconsultorios.com.br/

http://multiconsultorios.com.br/

PROGRAMA DE NECESSIDADES EXTRA

Raio X – PAG 64 (vestiário)                                 Ecografia – PAG 64 (sem vestiário)

Eletrocardiograma – PAG 66 (sem vestiário)      Laboratório

Ergometria                                                            DML

DEM                                                                      Copa

Utilidades                                                              Sala ADM

Estar funcionários                                                 Sala de espera

Recepção                                                              Resíduos

Registro de pacientes                                           Sala de coleta

Lancheria                                                              10 Consultórios mínimo

JUSTIFICATIVA

Um centro de especialidades médicas já é uma forma de integração entre os profissionais e de maior atratividade aos pacientes. Encontramos diversos exemplos deste modelo no Rio Grande do Sul, e até mesmo no município de Caxias.

Já o modelo de trabalho colaborativo, comumente chamado de Coworking, na área da saúde, é ainda inovador no Brasil e quase inexistente em nosso estado.

Em contato com o SISSAP (sistema de saúde pública) de Caxias do Sul, foi constatado uma grande fila de pacientes que necessitam de atendimento nas áreas de especialidades mais solicitadas (cardiologia, cirúrgica geral, gastroenterologia, neurologia e ortopedia). [pic 1]

É importante ressaltar que os dados apresentados na tabela, se limitam apenas ao município de Caxias do Sul, cerca de 435.654 pessoas (CENSO 2010), e não a toda 5 Coordenadoria de Saúde do estado, aproximadamente 1.079.601 pessoas (CENSO 2010), que totaliza 49 municípios da região.

Também deve-se exaltar que, somando-se aos pacientes que possuem algum tipo de plano de saúde particular, chega-se a números alarmantes e que justificam a necessidade de um novo espaço destinado a consultas e exames médicos.

Pode-se questionar que um local desta característica e deste porte não teria profissionais ‘desempregados’ para locar estas salas. Entretanto, conforme conversado com os próprios especialistas, o número frequente de recém-formados na área, obrigam os médicos a atenderem inicialmente pelo sistema público de saúde (SUS), atraindo público e com o passar do tempo, fortalecendo seu nome no mercado de trabalho.

O presente trabalho tem como objetivo propor uma área preparada com todos equipamentos necessários para um consultório de atendimento, somando-se a salas de exames populares (radiografia, laboratório, ecografia, eletrocardiograma e ergometria), além do trabalho de paisagismo no local, que auxilia no bem-estar e que passa ao paciente a impressão de não estar em um ambiente triste e aterrorizante, como é comumente tratada as áreas médicas.

TERRENO

Rua Humberto de Campos com av. Barão de Santo Ângelo/ 3904,5m²

Lotes 12,23,24,25,26,27

Porque do terreno? Proximidade do hospital geral, tamanho adequado para o programa de necessidades, espaço para estacionamento e possibilidade da utilização do paisagismo como ‘fator relaxante’.

A região do Desvio Rizzo  DO BAIRRO DO TERRENO está em desenvolvimento acelerado devido a diversos fatores, dentre eles a evidente densidade habitacional, projetos urbanos relacionados à mobilidade urbana EPI NAS INTERMEDIAÇÕES DO LOCAL e o crescimento econômico (CAXIAS DO SUL, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (245.4 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com