TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Métrico Decimal: A unidade fundamental para medir comprimentos é o METRO

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAL PARA ESTUDO E EXERCÍCIOS

Grandezas e Medidas

•Sistema Métrico Decimal: A unidade fundamental para medir comprimentos é o METRO (m)

•O metro por si só não é suficiente para todas as aplicações, mas possui derivações:

•1 decâmetro (dam) 10 metros;

•1 hectômetro (hm) 100 metros;

•1 quilômetro (km) 1 000 metros. O decímetro (dm), que é a décima parte do metro 1 dm = 0,1 m O centímetro (cm), que é a centésima parte do metro 1 cm = 0,01 m O milímetro (mm), que é a milésima parte do metro 1 mm = 0,001 m

Grandezas e Medidas

Complete as sentenças de modo a torná-las verdadeiras:

Um metro equivale a ____________ centímetros.

Um metro equivale a _____________ milímetros.

Um centímetro equivale a _________ milímetros.

Um quilômetro equivale a ____________ metros.

Um quilômetro equivale a ________ centímetros.

Um centímetro equivale a _____________ metro.

Um milímetro equivale a ______________ metro.

Um metro equivale a _____________ quilômetro.

 

01. Uma piscina com 12 metros de comprimento, 7 metros de largura e 4 metros de profundidade contém água a 1 metro e 90 centímetros. Se toda a água dessa piscina for colocada em outra piscina de 14 metros de comprimento, 6 metros de largura, e 3 metros de profundidade, qual será a altura da água na 2ª piscina?

02. Se a segunda Piscina fosse revestida por azulejos cerâmicos quadrados de 7,5 cm por 7,5 cm, quantos azulejos serão necessários para revestir todo o seu volume interno?

03. No plano de concretagem de uma obra, está prevista a execução de 12 pilares do tipo I e de 22 pilares do tipo II, os quais têm seção transversal conforme esquemas abaixo. Sabendo-se que todos os pilares têm altura de 4 metros e que as cotas acima são dadas em centímetros, qual o volume geométrico, em metros cúbicos, dessa concretagem?

[pic 1] 

04. A figura abaixo ilustra alguns degraus de uma escada de concreto. Cada degrau é um prisma triangular reto de dimensões 15 cm x 30 cm x 60 cm. Se a escada tem 25 degraus, qual o volume em decímetros cúbicos de concreto usado para construir a escada?  

[pic 2]

05. A sombra de uma pessoa que tem 1,50 metro de altura mede 30 centímetros. Neste mesmo instante, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 3 metros. Se, mais tarde, a sombra do poste diminuiu em 60 centímetros, quanto passou a medir a sombra da pessoa?

06. Um edifício corporativo retangular de 10 pavimentos, com cada pavimento medindo 3,50 metros de altura, tem uma sombra medindo 1555 centímetros. Neste mesmo instante, a seu lado, a sombra projetada de uma residência unifamiliar mede 200 centímetros. Se, mais tarde, a sombra do edifício corporativo diminuiu em 100 centímetros, quanto passou a medir a sombra da residência unifamiliar?)  

07. O volume de um paralelepípedo é igual a área da base (b) vezes a sua altura (h). Qual é a área do seguinte paralelepípedo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (434.1 Kb)   docx (584.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com