TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

 

Mesmo com uma diversidade enorme de propostas e práticas para a aplicação do ensino do sistema de numeração decimal, sempre estamos buscando algo novo.

Acredita-se que o uso precoce do material pode acabar atrapalhando um pouco o conhecimento conhecimento matemático, é muito importante que se conheça o número natural antes de tentar entendê-los por representações, onde também se repente no Sistema de Numeração Natural.

Diferente da contagem o Sistema de Numeração Decimal não tem raízes evidentes na realidade, mas possui ligações com o sistema monetário, por exemplo.

As ideias fundamentais para conhecimento do Sistema de Numeração Decimal são bem conhecidas, ele se constitui em uma estrutura para o universo dos números naturais. Sua aprendizagem é formada por meio de experiências do cotidiano, estruturação numérica, visualizações, mentalizações, percepção de quantidades que são vigas e amarras sustentórias.

Antes de começar a compreender essa estrutura, a criança percebe a importância de alguns objetos que serão próprios a esse entendimento: as quantidades dez, cem e mil aproximam-na de modo especial, mesmo sem conexão com a estrutura das quais serão peças-chave.

A ideia central desse texto é  de aproximar e antecipar a aprendizagem com atividades do cotidiano, vivenciando por meio de agrupamentos, um exemplo seria fazer um banco imobiliário, onde a criança possa ter total autonomia para criar seu próprio dinheiro e conhecer um pouco mais, sobre ele e onde melhor aplica-lo, e por meio desse tipo de brincadeira ela vai perceber que para em um uma nota de dez podem ter dez notas de um real ou cinco de dois ou duas de cinco e que duzentos podem ser duas notas de cem, ou dez notas de 20, vinte notas de 10, ou quatro notas de 50 e assim a criança começa a criar seus próprio sistema de numeração decimal, de uma forma lúdica onde a criança não perca o interesse, e é importante sempre estar buscando um jogo novo para que ela crie sempre tipos de raciocínio novos, para nunca se estabilizar em uma quantia ou número.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com