TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  22/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR[pic 1]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELOI JOÃO SEBBEN JÚNIOR

ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA IGREJA VERDE NA CIDADE DE CASCAVEL – PR

 

 

CASCAVEL – PR

2015

ELOI JOÃO SEBBEN JÚNIOR[pic 2]

ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA IGREJA VERDE NA CIDADE DE CASCAVEL – PR

Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Paranaense – UNPAR/ Unidade de cascavel, como requisito parcial para elaboração da monografia do curso de Arquitetura e Urbanismo sob orientação da professora Débora Paciornik.

     

CASCAVEL – PR

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA DA PESQUISA        

2 PROBLEMA        

3 HIPÓTESES        

4 OBJETIVOS        

4.1 OBJETIVO GERAL        

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

5 JUSTIFICATIVA        

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

6.1 IGREJA        

6.2 SUSTENTABILIDADE        

6.3 LEED        

7 METODOLOGIA        

8 CRONOGRAMA        

9 CONSIDERAÇÕES DO AUTOR        

BIBLIOGRAFIA        

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO

 O referido trabalho tem por destinação desenvolver um projeto de uma igreja católica sustentável no município de Cascavel – PR, situada a 499 km (GOOGLE MAPS, 2015) da capital do estado, Curitiba. Conforme dados do instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG, 2014) o município possui uma extensão territorial de 2086,97 km² e sua população é de 309.259 habitantes segundo dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE 2014).

A proposta de projeto visa interferir junto à população local e regional, um espaço voltado a ritos religiosos, com o atributo de dar abrigo para a assembléia de fiéis. O objetivo vigente é que uma igreja apesar de contemporânea deve expressar as virtudes cristãs, humildade e simplicidade, são estas virtudes que devem ser expressas da melhor maneira a atingir o público alvo, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

O trabalho traz à tona as questões sobre sustentabilidade, o “sustentável” é multidisciplinar, abrangendo aspectos sócio-econômicos e ambientais. Coloca-se em todos os ramos do desenvolvimento, dentre os quais se titula a construção civil, atividade a qual, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil (2012), consagra-se entre os ramos de atividades mais impactantes negativamente para o meio ambiente.

Em busca de oferecer uma melhora na qualidade de vida não somente aos moradores do bairro Canadá, mas a população em geral, o sustentável de certa forma constitui para minimização ao impacto ambiental.

Não se trata apenas da mera crítica ao movimento moderno, mas sim de repensar a situação da arquitetura contemporânea, visto que a arquitetura dita moderna e seus desenvolvimentos estão baseados na configuração urbana, entendendo a natureza como fonte inesgotável, se faz evidente que este sistema natural é insuficiente para atender as demandas de uma sociedade fragmentada. (HICKEL, 2005).

1.1 TEMA DA PESQUISA

A arquitetura verde contempla a estrutura em suas variadas maneiras tais quais evidenciam sua preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade está em evolução e expansão na arquitetura atual. Em virtude da necessidade de melhorar a estrutura de uma igreja católica na cidade de Cascavel e tendo como base a arquitetura verde, tem-se como tema deste trabalho. IGREJA CATÓLICA SUSTENTÁVEL.

2 PROBLEMA

Em busca de tornar visível a falta de igrejas para comportar a assembléia de fiéis no bairro Canadá, houve a busca generalizada a cidade de cascavel, a qual possui população estimada residente, por volta de 309.259 habitantes (segundo dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE 2014), no que tange esta população estimada, 207157 mil habitantes são de religião católica apostólica romana, ou seja, 66,98 % da população (IBGE 2014).

Dentre todo seu território, a cidade de Cascavel – PR comporta 101 igrejas católicas entre paróquias e capelas (Plano de Ação Evangelizadora 2015 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral), levando em consideração a média de fiéis que estas igrejas comportam que são de 254 fiéis (segundo dados coletados no local) pode-se notar que as igrejas que se situam em Cascavel não suprem a demanda de fiéis, logo, em virtude ao crescimento e expansão do bairro Canadá e região, que tem população estimada de 5665 habitantes (segundo Censo de 2014), destes sendo 66,98% católicos, mais precisamente 3794 habitantes, a construção de um templo no bairro Canadá é de fato uma necessidade, levando em conta que a atual igreja comporta apenas 200 pessoas (dados coletados no local).

Desde a sua implantação em 1986, a igreja existente não possui um projeto adequada para um templo cristão, levando em consideração que a estrutura atual da igreja denomina-se por um barracão, ainda assim a obra não passou por modificações ou ampliações, ao contrário do bairro e todo seu entorno que está se expandindo de forma acelerada, devido ao crescimento da população e do mercado mobiliário.

Tão visível quanto a necessidade da construção de um novo templo é a necessidade de implantação de novas tecnologias tais como a sustentabilidade em um todo no projeto da igreja católica, no que visa suprir até mesmo a falta de conforto dos usuários, visíveis pelo calor ou frio intenso, a passagem de ruídos do exterior para o interior, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com