TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Historia

Por:   •  13/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

Amanda Vieira DE OLIVEIRA

DÉBORA DE LIMA SOARES

KAROLLYNA ARRAZ BARROS

TEMA 04 - RACIONALISMO

Anápolis

2017

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

Amanda Vieira DE OLIVEIRA

Débora de Lima Soares

KAROLLYNA ARRAZ BARROS

TEMA 04 – RACIONALISMO

Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Anápolis, para a disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo, no 5° Período Matutino.

Orientadoras: Claudia Moreno

                       

,

Anápolis

2017

        SUMÁRIO        

1. INTRODUÇÃO4

2. CONCEITOS4

2.1. Abstração e racionalismo 5

2.2. Funcionalidade 5

2.3. Logica técnica, mecânica e construtiva 5

2.4. Forma e função 5

2.5. Funcional e técnico 5

2.6. Hight tech 6

2.7. Detalhe técnico 6

REFERÊNCIAS7

ANEXO (S)8


  1. INTRODUÇÃO

O racionalismo tem como base a forma em prol da função, deixando todos os adornos de lado e dando enfase em como o edificio ira funcionar, e para que isso aconteça, eles utilizam alguns conceitos para desenvolver suas obras, como: a abstração e o racionalismo, funcionalidade, logica tecnica e mecanica construtiva, forma e função, funcional e tecnico e hight tech.

  1. CONCEITO

2.1. Abstração e racionalismo: A abstração cria coisas complexas a partir do simples, mesmo que eles se completem, seus mecanismos geram formas diferentes. A abstração relacionada a geometrias abstratas, e o racionalismo no mundo das maquinas. Segundo Montaner (2007, p.83) “Partem dos mesmos métodos reducionistas da ciência clássica: a decomposição de um sistema de elementos básicos, a caracterização de unidades elementares simples e a construção da complexidade a partir do simples.”

2.2. Funcionalidade: Nesse conceito as obras buscavam ser funcionais acima de qualquer outro parametro, ou seja, ela tinha que funcionar de acordo com os seus requisistos como residencia, industria ou qualquer outro tipo de edificação, não como um monumento sem funcionalidade. Segundo Montaner (2007, p.83) “A forma busca seguir esclusivamente as exigências da função, mesmo que este objetivo seja conceitualmente inatingível.”

2.3. Logica técnica, mecanica e construtiva: São a essencia da construção, a estrutura do edifico deseja ser como a de uma maquina, a partir disso criam prototipos e projetos a base de repetições modulares, resultando em volumes eficases e mega estruturas complexas.

2.4. Forma e função: Nesse quesito a forma e a função andam juntas, pois esse conceito alem de valorizar a função ele tambem leva em cosideração a aparencia que o edificio terá. Segundo Montaner (2007, p.83) “O objeto artístico ou arquitetônico é gerado no espaço e tempo da inter-relação entre a forma e a função.”

2.5. Funcional e técnico: É um conceito que parte de leis minimas arquitetonicas universais, analisando setorização, circulação em planta, atividades humanas e detalhes construtivos. E a partir desses detalhes chegam a uma forma. Segundo Montaner (2007, p.83) “Os métodos da arquitetura racionalista, entendida como esquema ou organograma, podem ser relacionados com o elementarismo e a sistematicidade da tabela periódica dos elementos químicos de Mendelejev.”

2.6. Hight tech: A arquitetura baseada no Hight tech tem o conceito de oferecer para o usuário da edificação espaços racionais e funcionais, deixando de lado a ideia da arquitetura baseada apenas em conotações afetivas. Para os arquitetos do Hight tech a edificação deve ser funcional e eficiente, porem nem sempre é possível ter uma edificação totalmente funcional desta forma o Hight tech é denominado simbólico. A principal característica do Hight tech é que os projetos em si não só fazem parte de uma unidade, mas gira em torno da função da forma da construção. Segundo Montaner (2007, p.83) “Esta atitude de decomposição e elementarismo do racionalismo é mantida e ampliada nas propostas arquitetônicas hight tech.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com