TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS

Por:   •  23/7/2019  •  Artigo  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 10

                 Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN)[pic 1]

           Curso de Graduação em Ciências Contábeis

ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS

Campo Grande

2019

               Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN)[pic 2][pic 3]

          Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Kleber Nascimento de Oliveira

ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Ciências Contábeis, como requisito parcial para conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientador Prof. Dr. José Aparecido Moura Aranha

Campo Grande

2019


SUMÁRIO

RESUMO        5

1 INTRODUÇÃO        6

2 REFERENCIAL TEÓRICO        8

2.1 RISCOS ECONÔMICOS        8

2.2 ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA        9

2.3 ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS        10

3 METODOLOGIA        12

4 CRONOGRAMA        13

5 REFERÊNCIAS        14

ANÁLISE DE RISCO ECONÔMICO FINANCEIRO NAS EMPRESAS

Kleber Nascimento de Oliveira

RESUMO

Este artigo tem como objetivo de realizar um estudo e análise sobre o risco econômico financeiro nas empresas, observa-se que a terminologia do risco refere-se à incerteza produzida no retorno do investimento devido a mudanças na situação econômica do setor em que a empresa atua, ou também à variabilidade relativa dos benefícios esperados antes dos juros, a origem dos riscos empresariais podem ser externos ou internos, sendo eles, respectivamente, externos: associadas ao ambiente econômico, político, social, natural ou setorial em que a organização opera, exemplo: nível de expansão de crédito, grau de liquidez do mercado, taxas de jutos, ação da concorrência, conflitos sociais, aquecimento global, entre outros, sendo uma consequência direta das decisões de investimento, portanto, a estrutura dos ativos da empresa é responsável pelo nível e pela variabilidade dos lucros operacionais. Ressalte-se que, a escolha do tema justifica-se na tentativa de verificar os principais tipos de riscos dentro do ambiente empresarial, distingui-los, buscando suas definições e identificá-los para gerenciar a empresa na boa tomada de decisões. O estudo caracteriza-se como revisional bibliográfica de caráter qualitativo, no qual foram realizadas consultas a livros, periódicos e endereços eletrônicos.

Palavras-chave: riscos econômicos; viabilidade-financeira; ambiente empresarial.


1 INTRODUÇÃO

Toda atividade empresarial envolve riscos, e estes são produzidos pelo fato de a empresa realizar suas atividades em um ambiente de incerteza, sobre o que acontecerá no futuro. Risco é inerente à atividade empresarial, no qual a empresa deverá tentar integrá-lo em seus processos de tomada de decisão através de seu controle, redução, conhecimento, avaliação e gestão.

Quando uma empresa é analisada com algum objetivo ou interesse, como comprá-la, direcioná-la, planejar o futuro dela, etc., há muitas variáveis ​​a serem estudadas, porque a empresa é afetada por muitos elementos no seu ambiente. A análise da situação de risco em que uma empresa vive não se limita a si mesma, mas a todo o âmbito em que se desenvolve. Assim, em um primeiro nível, de caráter geral, é conveniente estudar as grandes variáveis ​​macroeconômicas que podem afetar a evolução da empresa, como o crescimento da demanda interna, inflação, taxas de juros, etc.

Uma vez definido o ambiente geral que afeta a empresa, um segundo aspecto a avaliar é o setor ao qual a empresa pertence. A abordagem deve incidir não só sobre estimativas e futura evolução das principais variáveis, mas também na história do próprio setor e diferenciação de cada uma das empresas constituintes com base em suas estratégias de crescimento.

A importância do sector a nível nacional e em termos do PIB é significativa, uma vez que pode fornecer pistas para a evolução de algumas seções da declaração de rendimentos.

 A análise setorial não pode permanecer exclusivamente no nível nacional. A comparação internacional é necessária e essencial, considerando variáveis ​​como estrutura de custos, tecnologia, posição comercial, integração, o tipo de mercado em que esta presente, as barreiras entre os mercados.

Tendo estudado o ambiente geral no nível macroeconômico e o ambiente relacionado ao setor no qual a empresa trabalha, então devemos estudar a própria empresa.

Este trabalho realiza uma análise de risco do econômico financeiro nas empresas observando as principais variáveis ​​que condicionam sua evolução em nível econômico, como renda e custos, visa identificar se estas variáveis ​​representam um elemento potencial de risco devido a seus efeitos na evolução das principais magnitudes de desenvolvimento de negócios, e por fim, pretende prevenir os riscos econômicos garantindo uma boa viabilidade financeiro-econômico empresarial por meio de uma análise bibliográfica.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 RISCOS ECONÔMICOS

Conforme Pinto (2002) os riscos econômicos são aqueles que causam a impossibilidade de garantir o nível do resultado operacional de uma empresa e são dados por diferentes fatores que podem condicionar os resultados, derivados do mercado em que a empresa se move, independentemente de sua situação financeira.

Segundo Assis et al., (2016) o risco econômico mais comum em uma empresa é o risco de crédito ou comercial, e pode ser definido como a possibilidade de perda, se os clientes e contrapartes, com que a entidade contratou operações, deixar de cumprir os seus compromissos contratuais que fizeram, por falta de solvência ou liquidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (127 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com