TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES EM EMPRESA DE COSMÉTICOS

Por:   •  27/11/2022  •  Monografia  •  7.941 Palavras (32 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA MEC NICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ALYSSON KLEBER FERREIRA DE LIMA

VALDINEI DE SOUSA LIMA

IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES EM EMPRESA DE COSMÉTICOS.

BELÉM – PA

2021

ALYSSON KLEBER FERREIRA DE LIMA

VALDINEI DE SOUSA LIMA

IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES EM EMPRESA DE COSMÉTICOS

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Orientador: Prof. Me. Sergio Souza Custódio Filho

BELÉM – PA

2021

ALYSSON KLEBER FERREIRA DE LIMA

VALDINEI DE SOUSA LIMA

Esta Monografia foi julgada adequada para a obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, sendo aprovada em sua forma final pela banca examinadora constituída por:

_______________________________________________

Prof. Me. Sérgio de Souza Custódio Filho

Orientador – ITEC/UFPA

_______________________________________________

Prof. Me. Fábio Antônio do Nascimento Setúbal

Membro Interno – ITEC/UFPA

_______________________________________________

Eng. Me. Gabriel Soares Quixabá

Membro Externo – (Instituição)

Belém, 15 de setembro de 2021.

Dedico este trabalho ao meu filho e minha esposa, Bento e Bruna, pelo apoio incondicional.

AGRADECIMENTOS ALYSSON

Agradeço primeiramente a DEUS, pelo dom da vida, e a oportunidade de chegar até este momento muito importante em minha vida.

Agradeço à minha esposa, pelo apoio e amor incondicional nessa caminhada que chamamos de vida, e por me dar o presente mais bonito que eu poderia receber na vida, nosso filho amado, Bento. Te amo, Bruna.

Agradeço à minha família, pela criação que me foi dada e por todos os ensinamentos que me foram passados até o presente momento. ngela - minha mãe linda, Kleber - meu paizão, Adry - meu mano, Pedro e Júlia - sobrinhos lindos do titio, ter uma família que transborda amor faz qualquer trabalho ser prazeroso de se fazer.

Agradeço aos meus sogros, Raul e Izabel Mendes, pelo apoio de sempre durante toda minha caminhada com Bruna. Aos cunhados, Leandro e Carol Prata, pela parceria constante.

Agradeço ao nosso orientador, Prof. Me. Sérgio Custódio, por todos os ensinamentos compartilhados, sugestões acerca de melhorias em nosso trabalho e pela parceria de sempre.

Agradeço aos amigos que pude fazer ao longo dessa caminhada de pós graduação, Valdinei e Thomaz, por tudo o que vivemos de desafios nesse período.

Agradeço a Dona Syglea, pois sem ela nem mesmo teria iniciado este curso. Muito obrigado, minha amiga! Sua amizade sempre foi uma jóia de alto valor.

Agradeço a Universidade Federal do Pará, essa instituição linda que amo e defendo com todas as forças, por me permitir concluir mais um curso de aperfeiçoamento profissional.

Agradeço a todos que participaram de alguma forma da minha caminhada até este momento e, que porventura não tiveram seu nome exposto aqui, mas que com toda certeza são sempre lembrados por mim com carinho.

Muito obrigado!

AGRADECIMENTOS VALDINEI

Epígrafe a ser decidida

RESUMO

Na indústria de maneira global, muito se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, seja por qual motivação for, força de lei, por diretrizes da empresa ou ainda por características de empresas concorrentes do mesmo segmento. Porém, ainda que haja por parte da indústria um interesse em cumprir com o que se tem definido como padrão para um bom desenvolvimento de atividades laborais, seguindo as mais conhecidas recomendações de estudos e/ou normativas de ergonomia, tem-se aquelas atividades que são, em sua essência, ditas pesadas, seja por necessitarem de uma postura desconfortável, ou ainda por demandarem grande esforço por parte do colaborador. Neste trabalho é apresentado um estudo de caso no qual a atividade se encaixa na segunda descrição feita anteriormente, necessitando assim de grande esforço por parte do(s) colaborador(es) envolvido(s) para executar uma determinada tarefa. Para ela, foi desenvolvida uma solução com auxílio da automação industrial, mais precisamente componentes hidráulicos, criando um dispositivo que possa ser controlado pelos colaboradores da área em questão, para realizar o esforço mecânico em seu lugar. É importante salientar que o mecanismo se encontra em operação na planta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com