TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Esplanada

Por:   •  7/10/2020  •  Dissertação  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício – Estudo de caso Clinicenter

Discente: Eliakim Marques

1. Quais foram os elementos-chave para o sucesso da prática?

Resposta:

Pode-se dizer que o elemento chave para o sucesso foi a mudança de metodologia usada na empresa, onde foram inseridas mudanças como: a premiação anual e para dois funcionários, o que tivesse o maior número de ideias aceitas e o que sugerisse a melhor ideia, dando aos participantes liberdade para sugestões de molharas na empresa; a liberdade de participação de todos, não apenas de alguns; premiação para os vencedores. Desta maneira os gestores conseguiram implantar inovação, os funcionários se sentiam mais à vontade em sugerir melhorias para empresa, e assim, terem mais proatividade na resolução de problemas, mais excelência, trabalho em equipe, respeito, resolutividade com agilidade e inovação dentro do âmbito de trabalho.


2. Considerando Tidd e Bessant (2015), quais sugestões você daria para criar um ambiente propício a gestão da inovação na empresa do estudo de caso? (mínimo de três sugestões).

Resposta:

A primeira sugestão seria o comprometimento da administração sênior no sentido visível e constante com a inovação, nesse sentido se criaria um ambiente favorável a inovação de cima para baixo.

A segunda seria o fortalecimento, o incentivo por parte dos gestores, para inovações de pequenas escalas conduzidas de baixo para cima, afim de direcionar as ideias e melhorias. Nesse sentido os colaboradores seriam sensibilizados, treinados, e desenvolveriam a cultura de inovação dentro da empresa no dia.

A terceira seria o reconhecimento e recompensa das ideias relacionadas a inovação no ambiente de trabalho, especificamente as que poderiam levar ao diferencial na empresa. O mecanismo de reconhecimento traria ganhos proporcionais aos seus esforços, levando todos a se esforçarem por esse prêmio.

3. Considerando o Manual de Oslo (OECD, 2018), indique possíveis projetos (inovações) que a empresa poderia desenvolver (lembrem-se que estamos falando de uma MPE) no futuro? (mínimo de três sugestões)

Resposta:

A primeira sugestão levando em consideração que a empresa é uma MPE, seria a inovação nos modelos de negócios, que pode melhorar significativamente a qualidade de seus “produtos” oferecidos ao público, resultando em um processo de negócios conjunto e inovação de produto. A inovação de processos de negócios é comum para inovações de serviços.

A segunda seria inovação organizacional, (administração e gestão) que incluiria atividades envolvendo a inovação organizacional, como gestão estratégica (práticas de negócios e relações externas) humana e gestão de recursos (organização do local de trabalho).

A terceira opção seria a empresa procura estender seus negócios para incluir tipos novos de produtos ou serviços onde o mercado requer novos processos de negócios, dessa forma sempre estaria inovando, onde seria bom para a empresa que acrescentaria expectativas para transformar o mercado em que atua através da inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com