TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Unidade Teoria Geral da Administração || (ainda por corrigir)

Por:   •  6/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FEAAC – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, SECRETARIADO EXECUTIVO E FINANÇAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FRANCISCO LEANDRO DE MENDONÇA NETO

PORTFÓLIO – ATIVIDADE 01

Estudo dirigido Teoria Geral da Administração – Unidade 1

FORTALEZA

2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FEAAC – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, SECRETARIADO EXECUTIVO E FINANÇAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - 2023.1

NOME: FRANCISCO LEANDRO DE MENDONÇA NETO

Atividade 01 - Estudo dirigido

Data: 04/04/2023

  1. Qual a diferença entre teoria organizacional e teoria gerencial?

A teoria geral da administração, que é formada por diferentes teorias formuladas em diferentes contextos da história da humanidade, subdivide-se entre as teorias organizacionais e as teorias gerenciais, a depender do enfoque de cada uma delas, isto é, se pautada na própria organização ou em algum método aplicado em sua atividade.

A teoria organizacional trata, portanto, do grupo de teorias cujo enfoque está na estrutura da organização e em seu devido funcionamento. Já a teoria gerencial tem como objeto de estudo as habilidades técnicas e de liderança dos gestores.

Desta forma, a diferença entre a teoria organizacional e a teoria gerencial está, em suma, no fato de que enquanto a primeira busca responder à pergunta “o que é?”, a segunda pretende responder “o que fazer?”.

  1. Faça um comparativo entre a administração do passado e a administração do futuro, segundo os tópicos abaixo:
  1. Tecnologia
  2. Sociedade
  3. Economia
  4. Hierarquia
  5. Coordenação
  6. Delegação de tarefas

Tópicos

Administração do Passado

Administração do Futuro

  1. Tecnologia

A tecnologia atua como um meio de melhoria das técnicas de produção e aumento dos índices de produtividade, como por exemplo a criação de maquinário e adoção de novas ferramentas, como máquina a vapor.

A tecnologia ainda é utilizada na melhoria das técnicas de produção, mas agora é utilizada em pontos como a comunicação interna, o marketing e até mesmo na redução dos impactos ao meio-ambiente.

  1. Sociedade

A sociedade como um todo era reflexo do objetivo das organizações da época em produzir mais com redução dos custos – isto é, buscava-se a EFICIÊNCIA e EFICÁCIA.

A sociedade atualmente, tal qual as organizações, possui uma maior preocupação com as “relações humanas” e valores da organização – ou seja a EFETIVIDADE.

  1. Economia

A economia baseava-se na produção em larga escala dos insumos, utilizando como matriz energética o carvão e os combustíveis fósseis derivados do petróleo.

As organizações ainda visam lucro, mas há uma maior preocupação com relação ao impacto da produção. Sacrifica-se um pouco a produção pela redução do impacto.

  1. Hierarquia

A hierarquia era imposta e respeitada com temor por parte dos funcionários das organizações, sobretudo porque a subsistência de toda sua família estava condicionada a sua permanência naquele trabalho e esta última estava nas mãos de seus superiores.

Ainda há nos dias de hoje a hierarquia dentro das organizações, mesmo porque é necessária ao bom funcionamento da organização. Todavia, o modo que é exercida mudou, principalmente porque surgiram direitos trabalhistas, etc.

  1. Coordenação

A coordenação, função gerencial que possui que busca a integração das atividades com o fito de alcançar as metas da organização, era praticada por meio do uso do poder hierárquico e o uso do poder de coerção e de recompensa sobre os funcionários. Naquele tempo utilizava-se mais a COORDENAÇÃO VERTICAL.

A coordenação, após entender que um bom desempenho é resultado do somatório de motivação, habilidade e recursos de apoio, atualmente busca investir nessas três áreas, utilizando menos a coerção e recompensa. Faz-se mais o uso da COORDENAÇÃO HORIZONTAL.

  1. Delegação de tarefas

Anteriormente aos estudos da Administração Científica, havia uma discrepância entre aptidões dos funcionários e as tarefas por eles exercidas.

Buscando otimizar as tarefas, Taylor dispôs, entre outras coisas, que deveria haver um ajuste entre os cargos dentro da organização e as habilidades dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com