TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  15/4/2022  •  Resenha  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: ONL02297-POGFIRH09T1

Nome: Fábio dos Santos Bezerra

ROL escolhida: ROL 1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

RESENHA CRÍTICA DA REUNIÃO DO MODULO 1

 A importancia da Contabilidade e seus aspectos principais.

Fabio dos Santos Bezerra

Fundação Getulio Vargas - FGV

Fbezerra525@gmail.com

LIMEIRA, André Luis Fernandes. Gestão contábil financeira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. 196 p

Resenha critica sobre a primeira reunião online do curso de contabilidade financeira, referenciando o módulo 1 do curso, com base principal no questionamento da importância da contabilidade, a quem são os interessados pelas informações, representadas através das demonstrações contábeis, quais as finalidades principais da contabilidade, etapas do ciclo operacional de uma empresa, diferenças entre contabilidade financeira e gerencial, além de entender o que são gastos e seus cinco tipos.

Em um primeiro momento, o assunto foi abordado de maneira que todos os presentes participassem da reunião, através de uma pergunta “base”, qual a importância da contabilidade, na opinião de cada aluno, tal pergunta, que de uma forma ou de outra se direcionou para uma mesma resposta, a contabilidade é de suma importância para uma análise da saúde econômica, patrimonial e financeira de uma empresa. E como sabemos dessas informações? Através de relatórios que serão observados nas Demonstrações Contábeis.

Seguindo a reunião, ficou claro da importância da contabilidade em qualquer organização, porém essas informações para que aja uma análise, necessita de pessoas interessadas, e quem são elas?

Vimos que existem dois grupos, os chamados usuários externos e usuários internos, os usuários externos são os stakeholders, como exemplos: acionistas, governo, bancos, clientes e fornecedores. Já os usuários internos são os gestores, a alta administração da empresa.

Dentro da contabilidade existem duas finalidades primordiais, o planejamento e controle, o primeiro diz respeito a alta administração das empresas ou suas várias partes da organização, é a partir do planejamento que irão tomar as decisões mais precisas para o presente e futuro da empresa, mas para que exista um planejamento precisa-se ter um controle das informações coletadas.

A contabilidade se destaca através de algumas vertentes, dentre elas existem a contabilidade financeira e gerencial, no curso em especifio, o foco principal é a contabilidade financeira, porém vale destacar a diferença com a contabilidade gerencial. De forma resumida, a contabilidade financeira trabalha com prazos menos flexives, seu público alvo são os usuários externos, as informações devem ser precisas e objetivas, os relatórios devem ser resumidos, além de ter uma visão da empresa como um todo. A contabilidade gerencial, possuem prazos mais flexiveis, é voltada principalmente para os usuários internos para tomadas de decisões, relatórios mais detalhados, e informações rápidas, ou seja, a financeira trabalha com a obrigatoriedade, a gerencial não.

Encaminhando para parte final da reunião, vimos o processo do ciclo operacional de uma empresa, que nada mais é do que o tempo que a empresa leva para finalizar seu processo operacional, ou seja, desde a compra da matéria-prima, passando pelos processos de produção, até a o recebimento, referente a venda do produto acabado. É importante entender esse processo, porque dentro de cada empresa dependendo do seu ciclo operacional, conseguimos mensurar os parâmetros de curto e longo prazo, e destacá-los no balanço patrimonial.

Por fim, conseguimos entender o que são os gastos dentro de uma empresa e os tipos nele inseridos. Gasto é toda aquisição de bem ou serviço, que pode ou não se transformar em um fato financeiro, existem cinco tipos de gasto, o primeiro é o custo que se caracteriza pelo gasto gerado na atividade fim da empresa, o segundo é a despesa, é aquele gasto ligado direto ou indiretamente para geração de receitas, como por exemplo: marketing, propaganda, conta de energia do escritório,etc. O terceiro é o gasto com investimento, que é o gasto referente a compra de maquinas e equipamentos que podem gerar receitas futuras. E finalmente o quarto gasto, destacado como perda, que é o gasto inesperado, anormal, como roubo de máquina ou veiculo, enchente em um galpão com matérias-primas, entre outras perdas inesperadas.

Em conclusão, a reunião trouxe pontos importantes para o prosseguimento do curso, os tópicos apresentados, são pontos de partidas para o entendimento de como montar o BP (Balanço Patrimonial) e consequentemente analisar a DRE (Demonstrações de Resultado do Exercicio).

Ficou bem claro da importância da contabilidade no mundo corporativo, porém a mesma, está presente em todos os ambientes da sociedade, sendo pessoa fisica ou juridica, a contabilidade se faz necessária, no planejamento e controle pessoal ou profissional de cada um, através da contabilidade consegue-se saber a saúde financeira da organização e assim, tomar decisões mais precisas,sendo elas de mudanças ou manutenção do planejamento inicial.

Uma análise que vale ressaltar é que com uma contabilidade apurada e assertiva, a confiabiliadade das partes interessadas aumentam expressivamente, além de trazer grandes beneficios as empresas, os bancos por exemplo, que trabalham de forma muito burocrática, precisam entender da saúde financeira de seus clientes para concesão de empréstimos e financiamentos, ja presenciei casos, que o banco concedeu crédito de milhões a uma determinada empresa, antes mesmo da assinatura do contrato e por meio de conversas telefônicas, pelo simples fato de confiabilidade, ou seja, conhece todo o processo de seu cliente, tem acesso as demonstrações contábeis, deixando-os tranquilos para tais concessões.

A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo, durante todo esse tempo houveram mudanças para se adequarem a todos os países, e hoje é impossivel imaginar uma organização sem o setor contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (96.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com