TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERAL

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.851 Palavras (20 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO JUAZEIRO DO NORTE – COLEGIO BATISTA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

CARLOS FERNANDES DE LIMA 436120

CICERA CLAUDIA ARAUJO VILAR 433094

JOÃO FERNANDES DE LIMA FILHO 436122

Me. Wagner Luiz Villalva

TUTOR EAD

PRESENCIAL: Prof.ª Joquenbede.

JUAZEIRO DO NORTE/CEARA

2015

CARLOS FERNANDES DE LIMA 436120

CICERA CLAUDIA ARAUJO VILAR 433094

JOÃO FERNANDES DE LIMA FILHO 436122

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Trabalho apresentado para Universidade Anhanguera Uniderp, em Juazeiro do Norte-CE para pré-requisito parcial da nota da disciplina de Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras do professor Me. Wagner Luiz Villalva.

JUAZEIRO DO NORTE/CE

2015

RESUMO

Na ATPS a seguir iremos falar sobre Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras que é de bastante importância para o auxilio na tomada de decisão de uma empresa, assim também para ter um alto controle da mesma para saber se esta tendo lucro ou prejuízo, ajudando assim na prevenção de uma possível falência.

ABSTRACT

In ATPS then we will talk about Structure and Analysis of Financial Statements which is very important for the help in the decision making of an enterprise and also to have a high control of it to see if this taking profit or loss, thus helping in preventing a possible bankruptcy.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO 01        

1.1        ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL        

CAPITULO 02        

2.1 FUNÇÃO DOS INDICES ECONÔMICOS E FINANCEIROS        

CAPITULO 03        

3.1 VIABILIDADE ECONÔMICA E FALÊNCIA DA EMPRESA.        

CAPÍTULO 04        

4.1 CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA.        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

Nessa atividade pratica supervisionada ATPS foi proposto o desafio de analisar uma determinada empresa, de forma que apresentamos a situação da mesma, nas seguintes áreas: rentabilidade, fluxo de caixa, lucratividade e longevidade no mercado.

Temos como objetivo analisar as condições financeiro-econômica da empresa para a elaboração de um parecer sobre a saúde patrimonial da empresa analisada.

Desta forma os levantamentos a seguir demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que coleta, estrutura, analisa e gera informações essenciais para o processo de tomada de decisões.

Iremos apresentar também a necessidade e a função dos índices econômicos e financeiros, utilizaremos o método DUPONT e o termômetro de insolvência para a elaboração de projeto de viabilidade econômica para a empresa. Vamos elaborar também o ciclo operacional e fazer o levantamento do caixa da empresa em foco.

CAPÍTULO 01

  1. ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL

Para o desafio proposto pala ATPS – vamos fazer uma analise Vertical e horizontal utilizando tabelas sobre a empresa Romi S. A. A Análise Vertical mostra a importância de cada conta dentro da demonstração financeira e através de comparações é possível inferir se ela está dentro ou fora dos padrões usuais. Já a Análise Horizontal mede a evolução de uma conta ao longo de dois ou mais exercícios, o que permite uma idéia de tendências futuras. Vejamos as tabelas:

Tabela 01: Análise Vertical da DRE das Indústrias Romi S. A.

[pic 2]

Fonte: O Autor

Tabela 02: Análise Vertical do Balanço Patrimonial das Indústrias Romi S. A.

[pic 3]

Fonte: O Autor

[pic 4]

Fonte: O Autor

Tabela 03: Análise Horizontal da DRE das Indústrias Romi S. A

[pic 5]

Fonte: O Autor

Tabela 04: Análise Horizontal do Balanço Patrimonial das Indústrias Romi S.A.

[pic 6]

Fonte: O Autor

[pic 7]

Fonte: O Autor

Observando as tabelas acima apresentadas sobre a Indústria Romi S.A., podemos fazer as seguintes considerações:

  • Nas Vendas:

A pesar do aumento de apenas 10,1% na receita operacional em comparação a 2007 para 2008, houve uma queda de 2% nas vendas para mercado interno no mesmo período, o que se deve ao fato de o mercado externo representa o aumento de 3% de um ano ao outro.

  • Nos Produtos Vendidos:

Apesar do aumento nas vendas de 32% dos produtos para exportação de 2007 para 2008 houve apenas um aumento de 10% de todos os produtos vendidos no mesmo período, o que se deve ao fato de os produtos para exportação representar apenas 13,60% e 16,2% da receita bruta total.

  • Na Margem Bruta:

Como podemos ver em relação ao ano de 2007 algumas unidades tiveram sua margem reduzida, isso devido a conjuntura cambial que impossibilita a instabilidade de preço de algumas matérias-primas metálicas, como por exemplo na divisão de fundidos e usinados que teve uma redução de 40,2% no volume de vendas referente a 43,1 em 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (880.4 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com