TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE DA INDÚSTRIA

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE DA INDÚSTRIA 4

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS 5

2.2.1 Terminologias de Custo 5

2.2.2 Formação do Preço de Venda com base nos Custos e no Mercado 6

2.3 MERCADO FINANCEIRO 7

2.3.1 Analise do Mercado Financeiro 8

2.3.2 Aplicação de Recursos Excedentes 9

2.3.3 Capital de Terceiros 9

2.4 A IMPORTANCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA 9

2.4.1 Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio 10

2.4.2 Gestão de Custos para Decisões de Preço, Rentabilidade e Gerenciamento. 10

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos em seu inicio, não obtinha a finalidade de auxiliar na gestão das empresas em suas decisões financeiras ou de produção, mas com o passar do tempo, com o surgimento as indústrias ela começou a ser utilizada de forma mais eficiente, auxiliando no controle e na obtenção de lucros.

A alta competitividade da atualidade, faz com que as industrias sofram modificações continuas, visando a melhoria e aprimoramento da qualidade e do processo de fabricação de seus produtos.

Buscando a satisfação de seus clientes e sua permanência no mercado, as empresas devem analisa e estudas alguns aspectos que possuem impacto direto sobre o objetivo da empresa que é a lucratividade através de sua produção.

Um dos pontos de estudo de fundamental importância é a analise dos custos de cada produto, pois através deste, o gestor tem o suporte necessário para suas tomadas de decisões e para a formação de preço de venda.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE A INDÚSTRIA

Com a evolução da humanidade a contabilidade d custos deixou de ser apenas uma forma simples de verificar se ouve ou não lucro na troca de produtos e passou a ser útil não apenas para o calculo do custo do produto, mas sim, passou a ser uma ferramenta fundamental para a gestão empresarial, sendo uma das principais formas d fornecimento de informações para a tomada de decisões.

O setor industrial torna-se cada dia mais concorrido fazendo com que as empresas busquem novas ferramentas gerencias e de controle para assim melhorar o funcionamento de suas atividades.

Empresas que não possuem um eficaz sistema de contabilidade de custos nos dias atuais tornam seus gestores incapaz de tomar decisões precisas, pois a analise dos custos dos produtos e dos serviços prestados esta diretamente ligado ao lucro que se deverá obter para a obtenção do sucesso nos negócios.

Atender as necessidades da gestão em conhecer os custos dos produtos ou serviços, é a função da contabilidade de custos que dessa forma, auxilia na tomada de decisões, função essa que abrange o produto ou serviço desde a sua criação até a sua venda.

Tais informações deverão ser fornecidas através de demonstrativos contábeis obrigatórios, os quais são os meios que as empresas e outras entidades devem informar a sociedade as condições de seu patrimônio. As sociedade anônimas tem obrigação de publicarem tais demonstrações em jornais de grande circulação, já as demais sociedade deveram apenas publicar essas informações no Livro Diário.

Entre as demonstrações contábeis obrigatórias, podemos destacar o Balanço Patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa, demonstração dos lucros e prejuízos acumulados, demonstração das mutações do patrimônio liquido e demonstração das origens e aplicações de recursos.

O Balanço Patrimonial é o demonstrativo que expressa as contas financeiras e patrimoniais da empresa, que deram seguir uma forma sintética e ordenada das contas agrupadas como bens direitos e obrigações.

O Balanço Patrimonial é divido em grupos que são definidos da seguinte maneira:

• Ativo: são os resultados de eventos passados com os quais se espera apresentar benefícios futuros;

• Passivo: são as obrigações que a empresa possui referente a eventos passados;

• Patrimônio Liquido: é o resultado da diminuição do passivo do ativo.

A demonstração do Resultado do Exercício (DRE) deverá fornecer informações detalhadas das receitas, despesas e custos, devendo ser apresentado de forma dedutiva.

As Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquido deveram apresentar as alterações do Patrimônio Liquido durante determinado exercício, sendo utilizada para demonstrar a movimentação das contas do PL.

As alterações ocorridas na conta de lucro ou prejuízo serão evidenciadas no Demonstrativo Dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que as empresas poderão também incluir as demonstrações de lucro e prejuízo nessa demonstração.

A Demonstração de Fluxo de Caixa tem como função, evidenciar as movimentações do fluxo de caixa durante certo período, prestando aos gestores informações da disponibilidade de caixa e suas necessidades.

As alterações do e variações do capital da empresa deveram ser informadas na Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, informando de formar resumida todas as operações referentes a financiamentos e investimentos realizados durante determinado período.

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

2.2.1 Terminologias de Custo

Gasto: o gasto é um sacrifício financeiro para obtenção de bens ou serviços, gerando uma obrigação para com terceiros. Os gastos poderão ocorrer tanto no setor da produção quanto no administrativo e nas vendas.

Custo é um gasto dado com bens ou serviços utilizados na produção. O custo é também um gasto, que só será dado como custo no momento que o mesmo for utilizado na linha de produção, na fabricação de um novo bem ou prestação de serviços.

Despesa são os bens ou serviços utilizados para a obtenção de receitas, mas que não são utilizados na produção.

As despesas representam sacrifícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com