TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E NA INDUSTRIA

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.069 Palavras (29 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................        

2 DESENVOLVIMENTO        ..............................................................................................

 

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E NA INDUSTRIA.................................5

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUTRIAIS....................................................11

2.3 MERCADO FINANCEIRO....................................................................................17

2.4 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA.........................19

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................26

 

4 REFERENCIAS.......................................................................................................27



  1. INTRODUÇÃO

Dentre as atividades empresariais existentes, há a indústria e como objetivo da contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da ciência contábil voltada para atender este ramo especifico da atividade empresarial.

Com a forte concorrência de mercado, as indústrias se sentirão na obrigação de se tornarem mais competitivas, para se manterem num mercado que se exige tanta qualificação, não só de seus funcionários mas sim de sua contabilidade. Tendo que juntá-las para um só objetivo: se manter vivo no mercado, não perdendo a qualidade e excelência de seus produtos e serviços estudando uma melhor maneira de se manter um custo acessível, cabendo a contabilidade por este caminho mais fácil através de informações eficazes para este processo.

Informação é tudo para este processo, que é milímetroso e rápido, e é por isso que a contabilidade tem que andar lado a lado com todos os setores da empresa, chegando ao seu ponto de equilíbrio e analisando a sua margem de contribuição, com isso podendo contribuir para uma decisão mais firme a ser tomada em cortes e custos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Em meio tempo as indústrias vêm conquistando o seu espaço no Brasil, tornando-se um dos elementos mais básicos de uma determinada região.

Logo de cara trazendo consigo uma característica marcante, que é a mudança, seja ela qual for, tanto na cultura como na economia, cabendo ao empresário e seu profissional contábil estar atentos, cada um em seu setor especifico sobre as possíveis mudanças e como reagir a elas.

Entenderemos um pouco sobre esse complexo de informações que é o mercado e suas exigências para manter viva a empresa, mantendo seus produtos ao nível que o mercado exige e com isso administrando os custos, cujo os mesmo são de extrema importância para a tomada de decisões a respeito de cortes por exemplo nas industrias.

Neste processo, entender os pontos positivos da Gestão de Custos é importante, saber sobre seu ponto de equilíbrio e a sua margem de contribuição também, pois será a partir daí que veremos rentabilidade que se pode ter se utilizarmos de forma correta esta gestão.


2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E NA INDÚSTRIA

O setor industrial da atualidade vem passando por dificuldades no Brasil em alguns anos, em decorrência, sobretudo, das perdas de competitividade, entre outras coisas em função dos custos de produção muito elevados. Mas quando se compara a média da indústria catarinense com a média da indústria nacional, nós nos saímos melhor. O Brasil fechou 2014 com saldo positivo no quadro geral de empregos no país, embora muito abaixo que nos anos anteriores, mas Santa Catarina foi o estado em que a indústria de transformação mais gerou emprego.

Não se sabe o que o governo irá fazer, principalmente em relação à máquina administrativa, que é muito cara, dispendiosa e que tributa mais de um terço da riqueza gerada no país pelo setor privado, sem que haja uma correspondente prestação de serviços. É possível mudar esse quadro, desde que o governo sinalize e se sensibilize em relação a algumas reformas estruturais que são necessárias para que o país volte a crescer com sustentabilidade.

Nesse contexto pode-se falar de reforma política e da reforma da legislação trabalhista – e quando se fala nisso não se está pleiteando, nem sugerindo cortes de direitos dos trabalhadores, mas sim maior flexibilização nas negociações.

Temos um sistema tributário muito complexo e são poucas as esperanças que o governo federal inicie uma reforma tributaria que possa provocar essa diminuição da carga, mas que pelo menos possa se simplificar o cumprimento das obrigações fiscais que hoje é oneroso, é caro para o setor produtivo. Se o governo sinalizar com propostas concretas na área da burocracia, extrema que temos o que é um dos fatores do encarecimento do setor produtivo, se o governo avançar em termos de parcerias público/privada, tudo isso são questões que certamente podem ajudar o país a iniciar um novo processo de crescimento. Afora a questão econômica, nós estamos diante de duas realidades duras, que são a energia elétrica e a questão da água.

Quando se fala na contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias elabora-se que para um bom gerenciamento de uma empresa é necessário ter um setor contábil qualificado que além de saber efetuar as contabilizações saiba interpretar o reflexo dessas informações, porem por o bom andamento é importante ter um sistema que facilite o processo disso tudo e que também forneça diversos tipos de relatórios precisos e que gerencie a atividade como um todo.

Segundo Marion (1998) – “a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações uteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliarem as pessoas a tomarem as decisões. Com o passar do tempo o governo passa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e torna-se obrigatório para a maioria das empresas”. Sendo esta uma técnica obrigatória em todas as empresas, no entanto a maioria das vezes somente é usada para atender as exigências de governo e não para fornecer informações na tomada de decisões. Esta ciência destina-se a captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fatos contábeis que podem afetar as situações patrimoniais, econômicas e financeiras da empresa, seja ela Física ou Jurídica, entidades lucrativas ou não lucrativas, que tenham necessidades que exercem atividades econômicas para alcançar seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com