TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

Tese: IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 6

1- IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Por sua importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa, dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora de serviços.

É necessário, ainda, que se estabeleça quais relatórios o sistema de orçamento deve emitir, pois é a sua utilização efetiva que proporcionará aos administradores meios para melhor controlar os resultados e desempenhos dos diversos departamentos e gerências e, principalmente, dos seus resultados financeiros, de forma a adequar a organização ao mercado que em atua.

A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme objetivos previamente definidos, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia faz com que as decisões para os próximos períodos sejam tomadas com mais segurança, principalmente aquelas que envolvam novos investimentos, objetivos empresariais, políticas de produção, níveis de estoques e vendas.

PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO

Orçamento de Produção

O orçamento de produção é para demonstrar a necessidade dos produtos e serviços básicos da organização. Com este orçamento a empresa estabelece políticas de níveis de produção desejáveis, utilização da capacidade de produção e níveis de estoque.

Orçamento de Mão – de - Obra Direta

O orçamento de mão-de-obra direta possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessária de mão-de-obra direta, determinando o número de empregados exigidos bem como a estimativa do custo unitário de cada produto.

Orçamento de Vendas

A finalidade do Orçamento de Vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing.

Características do orçamento de vendas:

• É um plano de vendas futuras para um determinado período de tempo;

• Análise dos fatores internos e externos;

• A estratégia empresarial referente às vendas só pode ser desenvolvida com base no conhecimento das limitações externas e internas;

• A avaliação dos fatores internos e externos permite determinar as diretrizes empresariais. As decisões sobre aumento de preços, diversificação dos produtos, novos métodos de venda, programas promocionais, etc.

2- ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.

3- ORÇAMENTOS OPERACIONAL E FINANCEIRO

O Orçamento Operacional é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa.

O Planejamento Financeiro aborda a programação do orçamento, a racionalização dos gastos e a otimização de investimentos. É um processo racional de administrar à renda, os investimentos, as despesas, o patrimônio, as dívidas, objetivando tornar realidade os objetivos traçados, reduzir impostos, etc. Um dos aspectos do Planejamento, é gastar menos do que é arrecadado, de forma a manter sempre uma reserva para investimentos ou situações aleatórias. Para um bom planejamento, é necessário, entre outros aspectos, estabelecer objetivos, sem os quais a Empresa atuará como um barco sem rumo. Através do planejamento é possível identificar oportunidades e dificuldades, definindo, antecipadamente, estratégias para enfrentar cada situação. O planejamento financeiro será o mapa de navegação. Mostrará onde está, onde quer chegar e indicará os caminhos a percorrer .O gerenciamento adequado das finanças é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com