TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Por:   •  25/10/2022  •  Artigo  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS.

ACCOUNTINH IN BUSINESS BUSINESS

Kariane Wiggers de Souza

Willian Diego Tomasi

Dalila Aparecida Neto Luz³

RESUMO: O presente trabalho destaca a importância da contabilidade dentro de uma empresa, elencando características, mostrando a importância contábil na tomada de decisões, e os benefícios que apresenta num todo. O objetivo geral é mostrar a importância da Contabilidade em qualquer segmento empresarial, o objetivo especifico é explicar a evolução da contabilidade, apresentando ferramentas importantes que serão usadas nas tomadas de decisões no setor empresarial.

Palavras-Chave: Ferramenta contábil, contabilidade na empresa, tomada de decisão.

ABSTRACT: This paper highlights the importance of accounting within a company, increasing characteristics, show-ing the accounting importance in decision making, and the benefits it presents as a whole. The general objective is to show the importance of Accounting in any business segment, the specific objective is to explain the evolution of ac-counting, presenting important tools that will be used in decision making in the business sector.

Keywords: Accounting tool, accounting in the company, decision making.

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade vem conquistando seu espaço dentro das empresas, pois a evolução empresarial é constante, o setor contábil visa aprimorar e gerenciar todas as informações que possam influenciar em uma tomada de decisão. Considerando que a grande evolução tecnológica também precisa do auxílio contábil, para fornecer as informações necessárias e coerentes. Seu principal objetivo são os patrimônios, que podem ser aplicadas em todas as entidades, sejam privadas ou públicas, físicas ou jurídicas.

Baseando nessas informações, faz-se a seguinte pergunta: Realmente é necessário a contabilidade para a tomada de decisões dentro da empresa? Sim é necessário, mais nem todas as empresas dão a real importância ao setor contábil, e assim, em muitos momentos acabam errando na tomada de decisões.

O objetivo geral é mostrar a importância da contabilidade na atualidade, em qualquer segmento empresarial, trazendo para seu lado um aliado na tomada de decisão. E como objetivo especifico explicar a evolução da Contabilidade, enquanto uma ferramenta de gestão, demostrar algumas a importância das principais ferramenta contábeis, no setor empresarial.

Por finalidade geral mostrar que a contabilidade tem um papel fundamental na tomada de decisão de uma empresa, pois é a fonte de todas as informações da empresa. Afinal, a contabilidade fornece informações fundamentais e necessárias para que uma empresa possa se sustentar e alcançar o sucesso desejado, mostrando detalhadamente onde é necessário fazer ajustes para equilibrar receitas e despesas, calculando possíveis riscos, e cumprindo com suas obrigações legais, sempre pensando no futuro.

2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade se faz presente na sociedade a muitos anos A.C. e vem de desenvolvendo juntamente com a evolução da civilização, antigamente o sistema contábil já era aplicado pelos homens até mesmo sem saber, através de fichas de barro por exemplo, onde representava o controle utilizado em transações comerciais, sendo atualizada frequentemente, e ganhando cada vez mais detalhes, facilitando a vida do homem.

Assim, como mudanças ocorrem diariamente, a contabilidade não é diferente, nos tempos mais antigos tinha como finalidade de suprir uma necessidade temporal e controlar informações e atividade ocorridas em determinado espaço de tempo.

Existem registros da historia da contabilidade desde 4.000 A.C., onde-se pode notar uma forma de controle do patrimônio, sem escritas formais, moedas e nem mesmo números, até poque naquela época os homens não sabiam escrever, e mesmo assim, os homens de sua forma conseguiam fazer o controle de tudo que precisavam.

Apesar de conter registros do uso da contabilidade no princípio da civilização, o mesmo só foi notório a partir do século XV. (Ribeiro Filho, 1999).

Coelho e Lins (2010) relata, “é com o renascimento que a contabilidade assume um cárter cientifico, desenvolvendo-se de forma mais ordenada e em grande proporção, assumindo assim, um período de maios estudo sistemático e organizado da contabilidade”, originando a formulações de teses, conceitos e teorias.

Sá (2010, p.46) descreve a contabilidade como “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidencias e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”.

A contabilidade moderna se originou no norte da Itália, provavelmente em meados dos séculos XII e XIV. Foram datados dessa época diversos registros relacionados aos constatados na Contabilidade moderna. Aplica ao Frei Luca Pacioli a concepção dessa ciência, no século XV, embora, ele apenas tenha exposto o método conhecido como o das partidas dobradas. (ABREU, 2006, p.2).

Pode-se definir também, que a História da Contabilidade seria a ciência que estuda o registro dos fatos e atos econômicos e administrativos, no Brasil quando D. João VI definiu a obrigatoriedade do sistema das partidas dobradas para as devidas prestações de conta do Brasil á metrópole, processo que já era adotado em Portugal.

O código comercial brasileiro teve seu grande marco quando se regulamentou o sistema de escrituração contábil. Quando o aspecto for de um conjunto define-se ser contábil, (FRANCO, 1995 apud SÁ, Lopes de 1997, p155) “esses elementos, considerados como um todo, o patrimônio, e à disposição de uma entidade econômico-administrativa, a azienda, são objeto exclusivo de uma ciência, que é a Contabilidade.”

Pode-se perceber que a contabilidade sempre esteve presente na vida do homem como um todo, não apenas para controlar seus bens, mais era uma ferramenta necessária para sua organização, fosse da empresa ou da propriedade.

Com o passar dos anos, as transformações no mercado mundial são mais frequentes, e a contabilidade mostra-se cada vez mais essencial no desenvolvimento e no crescimento mercado. Assim o mercado cresce, e junto cresce a necessidade de se organizar melhor, então se buscas oportunidades no setor contábil, para que possa controlar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com