TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE SOCIETARIA

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE MATO GROSSO DO SUL

ALISSON DIEGO PRATES SOARES

DANIEL PINTO CANELA

EMILIA GABRIELA ROCHA ARRUDA

FABIAN FERREIRA RAMOS BARBOSA

LEONARDO ARTHUR VEIGA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Estruturas Organizacionais

Campo Grande

2016


FACULDADE MATO GROSSO DO SUL

ALISSON DIEGO PRATES SOARES

DANIEL PINTO CANELA

 EMILIA GABRIELA ROCHA ARRUDA

 FABIAN FERREIRA RAMOS BARBOSA

 LEONARDO ARTHUR VEIGA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Estruturas Organizacionais

Atividade prática supervisionada apresentada ao curso de Administração, da faculdade Faculdade Mato Grosso do Sul, como requisito para a obtenção de conhecimento sobre a evolução do pensamento administrativo. Orientadora: Prof.º Ma. Márcio Laabs.

Campo Grande

2016


SUMÁRIO

        

1        INTRODUÇÃO        

2        FATURAMENTO        

3        PROCESSO OPERACIONAL        

4        DIVISÕES DE CARGOS        

5        ORGANOGRAMA        

6        CONCLUSÃO        

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho proposto pelo professor Márcio tem como objetivo principal adquirir o conhecimento e desenvolvimento da estrutura organizacional na empresa, demonstraremos como estão distribuídos os cargos, funções, atividades e também o organograma da instituição.

A empresa á qual desenvolvemos a atividade é a Neo Distribuidora de produtos alimentares, empresa privada e que tem como organização a função administrativa.

A Neo tem como Objeto social o “Comércio atacadista de alimentos para animais, comércio atacadista de produtos alimentícios em geral, comércio de produtos de higiene, desinfetantes e afins, comercio de produtos químicos tais como: cloro, kit de cloro e derivados.”

A empresa  foi criada em 2012 com o objetivo principal de atender e fornecer alimentos, equipamentos e acessórios para os pet shop de Campo Grande, ou seja já lançou no mercado com um segmento já definido.

No mesmo período a empresa firmou contrato com três fornecedores, para estar representado na cidade, foram eles: Kelco, Alcon e  Nutridani.

Com pouco tempo de mercado a empresa já começou a atender todo o estado de Mato Grosso do Sul, e passando a fornecer mercadorias também para as redes ÀS (Auto-Serviço), ou seja, mercados e supermercados, exemplo: COMPER, FORT e ASSAI.

Com o decorrer dos anos a empresa sentiu a necessidade de ampliar o seu foco de atendimento, buscou o contrato com mais três fornecedores, e assim aumentou o seu campo de atuação,  á partir do período começou a atender também as lojas agropecuárias.

Com esse aumento de fornecedores o faturamento dobrou, sendo possível atender  todos os estados do Brasil, através de encomenda.

Ex. cliente Nutriagro, o cliente tem sede em Manaus, portanto é feito o pedido da mercadoria, existe um prazo de sete dias para a fabricação, logo que pronta a mercadoria é faturada e despachada por transportadora, o transporte dura de 30 á 40 dias corridos para que seja feito a entrega.

No inicio a empresa estava organizada como familiar, contava apenas com um colaborador o dono da empresa e sua esposa, e todos se dividiam para cumprir todas a tarefas diárias. Hoje a empresa conta com mais de trinta colaboradores, oito veículos próprios para o transporte de mercadorias, e também sua própria sede.

A instituição tem dois concorrentes diretos no mercado, são eles Bravo Distribuidores, e Sul Biologic Distribuidora, ambos trabalham com o mesmo ramo de atuação, são distribuidores de ração e também medicamento, o que diferenciam em relação a Neo , é que a ração que eles trabalham é primeira linha, ou seja, o nível de carboidratos na ração é muito maior, portanto o custo beneficio como conseqüência é maior.

A tomada de decisão é de responsabilidade do diretor da empresa, ele que define qual a melhor opção ou caminho que deve ser seguidos, sendo orientado também pelo responsável administrativo e comercial. O diretor também fica responsável pelo setor de compras, faz negociações direto com fornecedores, ajusta prazos e repõe o estoque de mercadorias.

Apesar da tomada de decisão ser centralizada, pode ser dizer que o diretor abre um grande leque de opiniões, ou seja, é bem suscetível a idéias, conversa muito com os colaboradores, independente do cargo que trabalha ou qual nível hierárquico está.  Assim busca soluções para os problemas diários, a te mesmo buscando melhorias nos processos operacionais.

  1. FATURAMENTO

A empresa está cadastrada como lucro real, ou seja, é o regime tributário em que a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei. Assim, antes de afirmar qual foi a lucratividade real, é preciso verificar o lucro líquido de cada ano ou período, conforme a legislação.

Em outras palavras, para a apuração desse valor, a empresa terá que saber exatamente qual foi o seu lucro auferido para realizar a base de cálculo do IRPJ        (Imposto de Renda- Pessoa Jurídica ) e da CSLL ( Contribuição Social de Lucro Líquido). Dessa forma, os encargos irão diminuir ou aumentar de acordo com a apuração, sendo que, se forem computados prejuízos durante o ano, a empresa fica dispensada do pagamento.

O regime adotado no lucro real não é cumulativo para o PIS e o COFINS. Apesar de a alíquota dessas contribuições serem superior ao lucro presumido — 9,25% sobre o faturamento —, aqui existe a possibilidade de descontar créditos com base em alguns fatores — como o montante da depreciação dos ativos, o consumo de energia elétrica, dentre outros. Para concluir, lembramos que, no lucro real, a empresa fica obrigada a apresentar à Receita Federal alguns registros específicos do seu sistema contábil e financeiro. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com