TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização de Orçamento Empresarial e sua aplicabilidade

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

1  INTRODUÇÃO

1.1  Caracterização de Orçamento Empresarial e sua aplicabilidade   

Segundo Zoratto (1996, p. 16), orçamento é um instrumento de participação no planejamento das atividades da empresa, especialmente daquelas atividades pelas quais cada funcionário é responsável.

Segundo Welsch (1996, p. 22) completa expondo que “o planejamento e o controle de resultados justificam-se na medida em que facilitam o desempenho do processo de administração.”

Dessa forma o orçamento torna-se uma ferramenta importante para o sucesso de qualquer organização. Iniciando-se nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa. Muitos encaram o orçamento e sua implantação como uma manobra pela qual o gestor administrador tenta domina os funcionários para alcançar as metas que ele pré estabeleceu, entretanto o orçamento pode ser um orientador de oportunidades e restrições tanto dentro da organização quanto no mercado externo.

“O planejamento e o controle de resultados em termos amplos envolvem una abordagem sistemática à administraçaõ, dando ênfase a uma avaliação quantitativa dos resultados dos objetivos administrativos e ao controle dinâmico através da aplicação do princípio de administração  por exceção”. (Welsch,1996, p. 68)

Welsch(1996:69), acredita que um programa amplo de planejamento e controle de resultdos envolve muito mais do que a idéia tradicional de um orçamento periódico. Ao invés disso, compreende a aplicação de varios conceitos de administraçaõ por meio abordagens, tecnicas e etapas sucessivas. O termo amplo implica(1) a aplicação do conceito glbal de planejamento e controle de resultados a todas as fases das operações de uma empresa e (2) a aplicação de um enfoque de sistemas tal como descrito abaixo. As pessoas essenciais implícitas num programa amplo de planejamento e controle o

  1. A valiação do efeito em potencial de todas as variações relevantes para a empresa
  2. Especificação dos objetivos gerais da empresa pela administração.
  3. Estabelecimento de objetivos específicos para a empresa.
  4. Formação e avaliação das estratégias da empresa.
  5. Preparação das premissias de planejamentos
  6. Preparação e avaliação dos planos de projetos.
  7. Preparação e aprovação de um plano de resultados a longo e prazo.
  8. Preparação e aprovação de um plano de resultados a curto prazo.
  9. Realização de análises suplementares.
  10. Execução de planos.
  11. Elaboração, disseminação e utilização de relatórios de desempenho.
  12. Implantação de medidas de acompanhamento.

Esta lista de passos ou elementos foi apresentada numa ordem que provavelmente tenderia a ser  seguida ano após ano por uma empresa. Assim, essa lista pode considerada como uma série de passos a serem dados nos processos de planejamento e controle. Eles podem ser considerados como um ciclo de atividades conduzidas permanentemente.

2    A Global Contábil e orçamento Empresarial para seus clientes

Empresa é um investimento de recursos escassos e que todo investimento objetiva adicionar valor aos recursos consumidos inicialmente, conclui-se que um processo gerencial é excelente na medida em que as decisões tomadas conduzem à minimização do custo e à maximização das receitas, com vistas ao incremento do valor. (Figueiredo e Moura, 2001, p.53)

A empresa Global Serviços Contábeis Sociedade Simples é uma empresa constituída sob a forma jurídica de Sociedade Simples Limitada, enquadrada como empresa de Pequeno Porte-EPP e que adota o regime tributário SIMPLES NACIONAL, com uma carteira de 120(cento e vinte) clientes, de segmentos diversos, gerando receita de R$ 42.000,00(quarenta e dois mil reais). Ao realizar seu próprio orçamento a Global conseguiu mensurar mensalmente sua Receita, os principais gastos da empresa e as despesas, podendo avaliar e identificar qual é o seu lucro mensal, o que torna possível os sócios fazerem projeções de retorno para o dinheiro investido. A Global conta com cinco sócios com especialidades diversificadas e experiência no mercado podendo oferecer aos seus clientes serviços de contabilidade, consultoria, assessoria contábil de alta qualidade e com essa base realizar para seus clientes orçamentos empresariais. O orçamento é um instrumento de planejamento, e como tal está voltado para o futuro, portanto deve ser encarado como sendo uma ferramenta de simulação das operações futuras de uma empresa, orientando o gestor nas suas decisões.

Segundo Zoratto (2006,  p.16), planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados a definir as correspondentes atribuições de responsabilidade em relação a um período futuro determinado, para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades.

Os contadores da Global desenvolverão orçamentos empresariais para seus clientes expondo os custos e despesas operacionais, pois como contadores dispõem de informações históricas das empresas de seus clientes que demonstram desembolsos, tais como: folha de pagamento, despesas administrativas e de vendas, tributos sobre vendas, despesas financeira, de produção e gerais. A partir desses dados é possível projetar os custos dos produtos, serviços ou mercadorias vendidas. Permitindo a elaboração de orçamentos mensais, trimestrais e anuais. Com essas informações os gestores têm base para planejar e dinamizar o futuro da empresa em curto e longo prazo. Com a elaboração do orçamento empresarial, utilizando o Balanço Patrimonial, a DRE, o Balancete, como fonte de referência é possível identificar quais são as despesas que mais oneram a receita da empresa e que são permitidas dentro da Lei serem reduzidas através de um planejamento preciso. O planejamento tributário é um exemplo porque diminui os encargos tributários e impostos e despesas tributárias de forma legal, proporcionando maior lucratividade para a empresa, representando maior capitalização do negócio, possibilidades de menores preços e ainda o remanejamento dos recursos economizados em novos investimentos proporcionando maior estabilidade da empresa. O orçamento da uma maior credibilidade as decisões de um gestor administrativo que tem uma orientação prévia dos possíveis acontecimentos e com essa base é possível identificar a viabilidade da empresa nos anos subseqüentes e a elaboração de projeções de retorno do dinheiro investido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com