TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principal papel da contabilidade e o percentual de empresa comercial no país

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

                         CONTABILIDADE COMERCIAL[pic 2]

                SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        

2-        DESENVOLVIMENTO        

2.1-        O principal papel da contabilidade e o percentual de empresa comercial no país......................................................................................................................4

2.1.1 Departamento Pessoal..................................................................................5          

2.1.2 Departamento Contábil...............................................................................6                                      2.1.3  Departamento Fiscal.....................................................................................6

 

2.2-        A Importância da Teoria da Contabildade na Escrituração Contábil....................................................................................................................8

2.3-        A legislação profissional como auxilio no desenvolvimento das atividades do Contador e, consequentemente, na Gestão Empresarial............9

2.4-  Explique a Diferença entre o Estresse e Sindrome de Burnout        10

2.5- Conceitos de Racionalidade e Burocracia associados a importância da escrituração contábil na gestão empresarial        11

3-        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIA        14



1-INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem como objetivo apresentar temas fundamentais para o exercício da profissão contábil, abordando o conceito de Contabilidade Comercial,  e seu principal papel nas empresas, as atividades existentes e obrigações exigidas por Lei para arrecadação de impostos.

Relata-se sobre a importância da escrituração Contábil para qualquer tipo de empresa, trazendo neste contexto também o conhecimento sobre a legislação profissional como auxilio no desenvolvimento das atividades do contador e na gestão empresarial.

Veremos que a contabilidade é a área responsável por fornecer informações sobre grande parte dos recursos da organização necessárias ao controle, gerenciamento e ao planejamento, a escrituração contábil traz informações importantes para seus gestores. Todo empresário precisa organizar suas finanças e compreender os seus custos, suas despesas, seus direitos e obrigações..

  E teremos o conhecimento que na escrituração contábil em uma gestão empresarial, o contador deve ter em relação ao alcance dos objetivos da organização; - Precisão na definição do cargo e na operação; - Rapidez nas decisões; - Unicidade de interpretação; - Uniformidade de rotinas e procedimentos; - Confiabilidade.

Uma explicação importante sobre a diferença de Estresse e Síndrome de Burnout existentes na vida de um profissional com dedicações exageradas ao trabalho.

E por último veremos como abordar conceitos de racionalidade, autoridade e burocracia: as bases da definição de um tipo organizacional pós-burocrático.


2- DESENVOLVIMENTO

  1. O PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE E O PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS.

 Primeiramente, devemos saber que a contabilidade está em nossas vidas de uma maneira geral, mesmo sem dar-nos conta, ela aparece através de notas fiscais de compra ou venda, cheques emitidos, extratos bancários, contas de telefone e etc.; tudo isso faz parte de um sistema contábil.

Em outra situação, a contabilidade também se faz necessária em toda e qualquer organização ou empresa seja ela de pequeno ou grande porte, que precisa de informações sobre seu desempenho, seu desenvolvimento, seu lucro, seus compromissos e obrigações com pagamentos, organizações e etc..

A Contabilidade Comercial nada mais é que uma das ramificações das Ciências Contábeis que é aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, tendo como objetivo oferecer informações sobre sua composição e variações do mesmo.

Então a contabilidade é importante porque é um sistema de informação que mede as atividades dos negócios, processa as informações em relatórios e comunica os resultados para os tomadores de decisão. É frequentemente chamada de “a linguagem dos negócios”, quanto melhor você entender essa linguagem, melhores serão suas decisões de negócio.

Então vimos aqui que o principal papel da contabilidade é fornecer aos seus usuários informação útil para tomada de decisões.

Os jornais e as revistas estampam reportagens sobre o lucro de determinadas empresas, sobre dividendos, sobre o dinheiro gasto para construir novas fábricas ou sedes administrativas, tudo isso vem do sistema contábil.

E em nosso país existem atualmente muitas empresas comerciais, segue em anexo o quadro abaixo com o percentual atualizado segundo DREI (Departamento de Registro Empresarial e integração:

[pic 3]

Dentro da Contabilidade existem os departamentos específicos que são:

2.1.1- Departamento Pessoal

        Este departamento responsabiliza-se pelos registros trabalhistas dos funcionários da empresa, desde o momento de admissão até o desligamento do empregado. É o setor que envolve todas as informações e registros relativos a cada funcionário da organização, desde a sua admissão até a sua demissão. Este departamento tornou-se ferramenta importantíssima dentro das organizações, pelo simples fato de que se torna mais viável controlar e agilizar os processos de ordem trabalhista de cada empregado que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

2.1.2-Departamento Contábil

        Faz a contabilização de todos os documentos, tem um papel principal para a empresa, pois fornece informações importantes para decisões administrativas. É onde se concentram as outras informações da empresa, como: pagamentos a terceiros, plano de contas e este setor faz elaboração de demonstrativos contábeis como balanço patrimonial, balanço financeiro, que auxiliam na avaliação da situação patrimonial da empresa.

2.1.3-Departamento Fiscal

        È de grande importância para as empresas, pois tem como responsabilidade, os registros de entradas e saídas de mercadorias ou prestação de serviços, define suas obrigações na legislação federal, estadual e municipal com a finalidade de atender as exigências fiscais. Portanto, em algumas empresas onde o volume de informações tributárias é muito grande se faz necessário a presença deste setor para controle e acompanhamento de todas as receitas obtidas nas comercializações e as despesas ocorridas que consequentemente originam várias obrigações tributárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com