TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Custos

Por:   •  8/12/2018  •  Monografia  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CCSA - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 8º BLOCO

ANÁLISE DE PROJEOTOS E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

PROFª: KAREN SIQUEIRA

ORÇAMENTO CONTÍNUO

ARTHUR GUILHERME

ÍCARO

ISAAC

KYARA

LUCAS GOMES

THIAGO CARVALHO

TERESINA - DEZEMBRO – 2018

ORÇAMENTO CONTÍNUO

INTRODUÇÃO

A tendência do orçamento é ter um ciclo orçamentário anual. Existem segmentos de empresa que apresentam problemas com o orçamento anual, como por exemplo, o segmento de tecnologia, em virtude das rápidas mudanças e produtos com ciclo de vida curto. Na visão tradicional a elaboração do orçamento contínuo cobre geralmente um plano de tempo de 12 meses, substituindo normalmente o período anual a seu término pelo mesmo período futuro; isso mantém constantemente os gestores e empregados envolvidos no processo orçamentário de forma que condições variáveis sejam incorporadas no momento oportuno.

CONCEITO

        Orçamento Contínuo (ou Rolling Forecast) é uma metodologia bem interessante e dinâmica, comumente utilizada para cobrir orçamentos em um período de 12 meses, sendo que quando um mês se encerra, o orçamento é revisado, adicionando-se um novo mês no fim do período que está sendo orçado. Deste modo tem-se continuamente um orçamento de 12 meses estruturado pela frente.

Para WELSCH (1983), o orçamento contínuo é frequentemente usado quando se acredita que planos realistas podem ser feitos para curtos períodos e é desejável ou necessário re-planejar e refazer projeções continuamente por força das circunstâncias. Segundo WARREN, REEVE e FESS (2001), um ano é curto o bastante para que as operações futuras possam ser estimadas com determinada exatidão, todavia longo o bastante para que o futuro possa ser visto em um contexto amplo. O orçamento de 12 meses é continuamente revisado, removendo-se os dados do mês do ano seguinte. Podemos ilustrar como funciona o ciclo do orçamento contínuo através da figura a seguir:

[pic 1]

CARACTERÍSTICAS E OBETIVO DO ORÇAMENTO CONTÍNUO

        O modelo apresenta as seguintes características:

- Deve ser integrado com o controle de outros processos. Logo exige flexibilidade dos gestores em responder de forma flexível às mudanças.

        - Não funcionar exclusivamente como um controle diagnóstico, mas também de forma mais interativa.

        - A compreensão mais evidente de envolvimento do orçamento no processo de implementação estratégica, do que um foco estreito em simplesmente assegurar os objetivos orçamentários.

        - Promove a mobilização contínua dos gestores, em detrimento de um modelo fixo de gestão adotado no modelo.

        O objetivo principal desta prática orçamentária é a atualização periódica do orçamento. Isto acaba levando naturalmente a um maior engajamento e comprometimento dos gestores e demais envolvidos no orçamento, que por sua vez é a chave do sucesso desta metodologia.


FORMAS DE ELABORAÇÃO

        

        Esse sistema começa com a distribuição dos relatórios orçamentários mensais. Uma vez que os gestores e empregados recebem os relatórios orçamentários mensais, eles têm duas responsabilidades: análise do que deu certo e do que deu errado durante o período passado e de como poderia ser feito diferentemente no período futuro e a análise e detalhamento da receita e das despesas controláveis e elaborar as estimativas para o período futuro.

        Quando estiver na hora de preparar o orçamento anual, o trabalho será simplificado porque já foi executado durante todo o período passado; somente será feito a atualização dos dados estimados observado os erros e acertos.

EXEMPLO PRÁTICO

        A empresa Alpha é utilizada como exemplo nos mais diversos impactos que se propõe o Orçamento Contínuo, a saber, nas vendas, produção, despesas de vendas e administrativas, na sua DRE e por último no seu caixa. Neste primeiro exemplo, levaremos em conta que a empresa Alpha projeta um orçamento para 12 meses. Por causa de uma crise econômica em janeiro, a empresa teve que rever seu plano de vendas de fevereiro, já que um cliente representa 20% das vendas projetadas para fevereiro cancelou os pedidos de compras. Conforme a tabela abaixo, vemos o ajuste do orçamento das vendas para o mês de fevereiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com