TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Estrutura Conceitual 

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

ELISSANDRA BARBOZA SILVA

FERNANDO ROBERTO CARVALHO DO NASCIMENTO

MARIA MADALENA LOPES MAROTO

MICHELLY LOPES MAROTO

MILENY COSER ROCHA

CPC 00        

RESOLUÇÃO 750/1993

ARIQUEMES - RO

2019

Elissandra Barboza Silva

Fernando Roberto Carvalho do Nascimento

Maria Madalena Lopes Maroto

Michelly Lopes Maroto

Mileny Coser Rocha

CPC 00

RESOLUÇÃO 750/1993

[pic 2]

Ariquemes - RO

2019

CPC 00

RESOLUÇÃO 750/1993

Com a Estrutura Conceitual as demonstrações contábeis são apresentadas aos seus usuários com finalidades distintas, afim de fornecer informações que seja útil para a tomada de decisão, sem o propósito de favorecer unidade especifica de um determinado grupo. Seu objetivo principal é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade a quem possa interessar.

Elementos da Posição Patrimonial e Financeira- são ativos, recurso controlado pela entidade sendo resultado de eventos passados que se espera futuros benefícios.  

Passivo - obrigações da entidade de eventos passados, que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

Patrimônio líquido - valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

Os reconhecimentos dos elementos das demonstrações contábeis ocorrem quando lançados ao balanço patrimonial ou a demonstração do resultado.

A Mensuração dos Elementos das Demonstrações Contábeis - consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e representados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.

Os elementos relacionados com a mensuração do resultado são receitas e despesas:

Receita – são as entradas de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resulte em aumento do patrimônio líquido.

Despesas - saídas de recursos ou redução de ativos.

Com a estrutura conceitual é possível identificar as informações contidas nos relatórios Contábil-Financeiro mais claramente, facilitando assim o entendimento de seus usuários com representação fidedigna e relevante auxiliando-os nas tomadas de decisão.

Essa estrutura conceitual tem como finalidade auxiliar seus usuários a se adequarem as normas facilitando a interpretação dos comunicados técno-contábil já existentes, essa Estrutura aborda as Características Qualitativas das fundamentais, Características Qualitativas de Melhoria, o Reconhecimento da Mensuração dos Elementos e a Demonstração Contábil.

A Estrutura Conceitual estabelece padrões a ser seguidos, tais como os Princípios Contábeis estabelecidos na Resolução 750/1993, afim de facilitar a interpretação das Normas Brasileira de Contabilidade, a ser obrigatoriamente seguidos no exercício da profissão.

Revogação da Resolução CFC n° 750/93:

Princípio da Entidade - reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, fazendo diferenciação entre o patrimônio da entidade e o patrimônio particular.

Princípio da Continuidade - estima que a entidade continuará em funcionamento, efetuando suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com