TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.961 Palavras (20 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 20

Atividade Individual Módulo 3

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

01/2018

[pic 2]


Elaborado por:

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: MBA ONLINE – Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

Tópicos desenvolvidos

O presente trabalho irá mostrar os resultados contábil, econômico e financeiro das empresas ATRIO Equipamentos e da Empresa Prática Participações S.A, que possuem atuação no setor de bens industriais.

Através dos estudos do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), dos anos de 2014, 2015 e 2016, será extraído das análises horizontais e verticais que irão expor respectivamente o quanto cada conta do BP e da DRE representa quando referenciada ao Ativo Total e do somatório do Passivo e do Patrimônio Líquido, isto no BP, e da Receita Bruta, sendo que no DRE será analisado o processo de evolução de cada conta em comparação com outros anos de operação da empresa, ou seja, em outros exercícios financeiros.

Ainda irão compor o trabalho as análises por indicadores referentes à liquidez, endividamento e rentabilidade.


Apresentação e objetivo

O trabalho irá apresentar as análises verticais e horizontais, no intuito de esclarecer o quanto cada conta ou grupo de contas representa, quando referenciada as contas do Ativo Total e do somatório do Passivo com o Patrimônio Líquido, em conjunto com as análises dos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Em função da simplicidade e superficialidade das análises verticais e horizontais do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, faz-se necessário o estudo conjunto das análises dos indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Os índices de liquidez irão mesurar a capacidade financeira das empresas em estudo, uma vez que estes índices possuem a prerrogativa de evidenciar o quanto estas empresas possuem de bens e direitos, realizáveis em períodos específicos, quando confrontados com os deveres e responsabilidades dentro deste mesmo período.

        Os índices de liquidez se ramificam em corrente (LC), seca (LS) e geral (LG).

        Os índices de endividamento avaliam o quanto a empresa é capaz de dar segurança a seus financiadores, sendo que este índice tem por capacidade manifestar-se de tal forma que expõe as praticas administrativas adotadas pela empresa, quando relacionadas à obtenção de recursos.

        Os índices de endividamento são subdivididos em: endividamento geral (EG), composição das exigibilidades (CE), endividamento oneroso ou passivo oneroso sobre o ativo total (EO) e da composição do passivo oneroso (CPO).

        E, por fim, os índices de rentabilidade irão avaliar o desempenho final da empresa, informando, explicitamente, os níveis de eficiente e eficácia das políticas administrativas desempenhadas pela empresa, no tocante aos resultados econômicos e financeiros atingidos em determinado período de tempo.

        Os índices de rentabilidade são classificados em rentabilidade do patrimônio líquido (RPL) e em rentabilidade do ativo (RA).

        O objetivo do trabalho tem o propósito de revelar a saúde econômico-financeira das empresas analisadas e o quanto elas se equivalem, uma vez que estão inseridas no mesmo nicho de mercado.

Desenvolvimento

        A evolução do presente estudo se dará através das análises verticais e horizontais do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício em consonância com os indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade.

        A seguir, serão listados em forma estrutural, a sequencia das análises incorridas no desenvolvimento do trabalho, onde serão abordados os dados econômico-financeiros das empresas ATRIO e PRÁTICA.

        As análises das demonstrações contábeis são de extrema importância para que se consiga chegar a números significativos e confiantes no que diz respeito à situação econômica e financeira das empresas estudadas. Assim, através do Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros e/ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, dentre outros, conseguimos aplicar técnicas de análise que nos permite calcular a representatividade de contas ou grupos de contas contábeis num denominador padrão, além de evidenciar a evolução destas contas em exercícios financeiros distintos, assim como construir índices através da análise de indicadores. Neste caso, a base de extrações de informações será o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

        Segue abaixo a construção das análises e indicadores de desempenho das empresas ATRIO e PRÁTICA, bem como a elaboração dos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade e, consequentemente, a comparação entre os índices mais significativos das duas empresas.

  1. Análise vertical

A análise vertical, também conhecida como análise da estrutura, tem como objetivo fazer uma avaliação e quantificação entre as contas e grupos de contas com o ativo total e do passivo acrescido do patrimônio líquido, no balanço patrimonial e com relação ao lucro líquido quando analisado sobre a demonstração do resultado do exercício.

  • TRIO / 2015 – 2016 – Balanço Patrimonial
  • Em 2015, as receitas provenientes da conta clientes a receber, do ativo circulante, correspondem a 59,04% do total do ativo, ou seja, o somatório do ativo circulante e não circulante. O mesmo foi observado em 2016, onde os valores de clientes a receber somaram-se 57,46%. Assim, esta conta contábil tem importância significativa na composição do ativo total.
  • Em 2015, os estoques foram responsáveis por 16,75% do ativo total, enquanto que em 2016 os estoques somaram-se 17,83%. Através da análise do índice de liquidez seca será analisado se este percentual de estoque em ambos os anos é sadio ou não para a empresa, uma vez, que será analisado se esta é capaz ou não de honrar seus compromissos sem a necessidade de liquidação do estoque.
  • Das obrigações de curto prazo em 2015, ou seja, inferiores há um ano, os valores a serem pagos aos fornecedores, correspondem a 30% do somatório do passivo e do patrimônio líquido, enquanto que em 2016, o resultado foi de 28,83%, ou seja, os resultados praticamente se mantiveram constantes, assim, a TRIO deve ter um sistema de gestão eficiente, pois, uma parcela significativa das obrigações e deveres da empresa tem vencimento em curto prazo.
  • A conta contábil, lucro acumulado, representou 57,75% do passivo acrescido do patrimônio líquido em 2015 e, em 2016, 58,52%, ou seja, as obrigações financeiras da TRIO são em sua maioria financiados por capital próprio.
  • TRIO / 2015 – 2016 – Demonstração do Resultado do Exercício
  • As receitas de vendas são as principais fontes de recursos do ativo circulante, totalizando respectivamente em 86,27% e 84,70% nos anos de 2015 e 2016, quando comparado com a receita líquida.
  • Os custos sobre mercadoria e serviços representam uma parcela significativa da receita líquida, onde em 2015 foi de 46,78% e em 2016 de 46,14%. Portanto, tanto no ano de 2015 quanto em 2016, os custos foram muito altos.
  • A despesa total nos anos de 2015 e 2016 corresponderam respectivamente em 45,84% e 50,82% em comparação com a receita líquida, sendo que as despesas com salários foram as principais responsáveis por este resultado.
  • O lucro líquido em 2016 foi menor que em 2015, onde as proporções com a receita líquida foram respectivamente de 4,43% e 1,82%. Isso se deu pelo fato do aumento das despesas, principalmente com salários e encargos.

  • PRÁTICA / 2015 – 2016 - Balanço Patrimonial
  • As receitas resultantes da conta clientes a receber da Prática, corresponderam em 2015 a 19,76% do ativo total, e em 2016 a 20,11%. Assim, é possível observar que há uma pulverização monetária entre as contas do ativo circulante.
  • Em 2015, os estoques do ativo circulante refletiram uma proporção de 16,6% sobre o ativo total e em 2016 14,86%. Este valor será estudado com profundidade quando da análise do índice de liquidez seca.
  • Os empréstimos e financiamentos de curto prazo corresponderam em 2015 a 15,75% do total das obrigações de curto prazo. Enquanto que em 2016 este percentual ficou em 10,36%. Todavia, houve uma redução considerável nos empréstimos e financiamentos de curto prazo. Esta conta contábil será vista no item que irá tratar da composição do endividamento.
  • PRÁTICA / 2015 – 2016 – Demonstração do Resultado do Exercício
  • As receitas de vendas são as únicas responsáveis pela obtenção de recursos da empresa.
  • Os custos sobre as mercadorias e serviços correspondem mais da metade da receita líquida. Em 2015 a proporção foi de 56,17% e em 2016 de 53,09%. Esta conta é considerada de risco para a empresa se mal administrada.
  • As outras despesas distintas as despesas gerais e administrativas e das financeiras são as principais propulsoras dos elevados valores das despesas totais. Em 2015 foi de 45,62% e em 2016 de 40,26%.
  • Em 2015 o lucro líquido foi negativo, em função de uma baixa nas receitas com vendas, aumento dos custos das mercadorias e serviços e das despesas distintas às gerais, administrativas e financeiras. Em 2016 houve um aumento do lucro líquido, em função de uma diminuição significativa nos custos e despesas, mesmo a receita com vendas terem diminuído quando comparado com o exercício financeiro de 2015.
  • Comparativo entre as empresas TRIO e PRÁTICA

Através da análise vertical entre as empresas listadas no escopo deste presente trabalho, observa-se que as receitas do ativo circulante referente à conta contábil clientes a receber, são as maiores responsáveis pelo montante do ativo total, sendo que a Prática apresenta um volume relevante em comparação com a TRIO neste segmento contábil.

O ativo imobilizado da Prática é proporcionalmente o dobro da TRIO quando comparados com o ativo total, todavia, esta conta contábil representa um valor expressivo dentro do ativo não circulante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (426.2 Kb)   docx (877.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com