TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  17/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 3]

ATIVIDADE INDIVIDUAL DISCIPLINA CONTABILIDADE FINANCEIRA

Analise Comparativa dos Indicadores Econômicos Financeiros Lojas Americanas S.A. período 2017-2016

Maio/2019

[pic 4]

Atividade individual no formato de relatório apresentado ao curso de Pós-Graduação em Gestão Financeira, Fundação Getúlio Vargas - FGV, para cumprir requisito à obtenção da nota final da disciplina cursada.

Profª Tutora: Ana Carine Figueiredo de Queiroz

Elaborado por: Gabriel Pereira

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: ONL01975-POGFIRS01T2


Introdução

O presente relatório tem por objetivo principal uma análise comparativa econômica financeira através das Demonstrações Contábeis das Lojas Americanas, empresa de Capital Aberto apresentado à Comissão de Valores Mobiliários, do período de 2017 em relação ao ano anterior (2016).

A análise do histórico de demonstrações financeiras é fundamental para melhor entender o desempenho econômico-financeiro de uma empresa, e assim diagnosticar sua posição atual e poder prever possíveis tendências futuras (ASSAF NETO, 2003).

Segundo MATARAZZO (1998), a análise com base em índices revela também aspectos da situação econômica e da situação financeira da entidade empresarial.

Os índices abordados neste relatório se dividem em estrutura de capital e liquidez os quais evidenciam a situação financeira, e a rentabilidade permitindo uma avaliação da situação da empresa. De outra forma os índices de liquidez e estrutura de Capital medem o risco e os índices de rentabilidade e retorno (GITMAN, 2004).


Desenvolvimento

Os resultados obtidos com as análises comparativas das Demonstrações Contábeis do exercício 2017 em relação ao exercício 2016, denominados neste relatório assim como Indicadores Econômicos Financeiros, foram realizados com base nos dados de Balanço Patrimonila e DRE - Demonstrativo de Resultado, contidos no anexo da atividade individual proposta, que a seguir, será dividido nos itens relacionados abaixo:

  1. Estruturas Financeiras e de Risco
  1.  Capital Circulante Líquido - CCL
  2.  Necessidade de Capital de Giro - NCG
  3.  Saldo de Tesouraria – ST
  1. Análises Horizontal e Vertical
  1.  Análise Horizontal
  2.  Análise Vertical
  1. Indices de Liquidez
  2. Estrutra de Capital
  3. Lucratividade / Rentabilidade
  1.  Lucratividade
  2.  Giro do Ativo
  3.  Rentabilidade
  1. Prazos Médios (Ciclometria)

1. ESTRUTURAS FINANCEIRAS E DE RISCO

  1.  Capital Circulante Líquido – CCL

O indicador de Capital Circulante Líquido encontram-se contas do Ativo Circulante e Passivo Circulante, onde apresenta um crescimento de 99%, ou seja, dobrando em relação em comparação ao ano anterior, conforme gráfico abaixo:

[pic 5]

  1.  Necessidade de Capital de Giro - NCG

Segundo Fleuriet, através das variáveis do CCL, NCG, e ST, podem-se identificar seis tipos de situação financeira possíveis nas empresas, que são:

[pic 6]

🞷 A seguir, no próximo subitem, veremos o Saldo de Tesouraria - ST

Podemos observar pelo gráfico abaixo, que a NCG melhorou o seu desempenho em relação a 2016, tendo aumento de 31%, acompanhando a variação positiva de Caixa do ano de 2017, sendo considerada como uma situação a níveis de empresa sólida, conforme quadro acima.

[pic 7]

                

No case avaliado, a organização apresenta condições financeiras e patrimoniais suficientes para cumprir as suas obrigações de curto, médio e longo prazos, bem como para cobrir as suas necessidades de caixa, capital de giro e investimentos de curto, médio e longo prazo, bem como para manter suas condições financeiras e patrimoniais em níveis apropriados para o desempenho de suas atividades. Tais necessidades são suportadas pela capacidade de geração de caixa operacional e por recursos de terceiros, existindo pouca necessidade de captação de giro externo.

  1.  Saldo de Tesouraria – ST

O Saldo de Tesouraria vem demonstrar claramente que as contas que compõe o Disponível da organização, foram as que mais impactaram no CCL (subitem 1.1.), pois houve incremento de quase 4x (quatro vezes) em relação ao ano de 2016, indicando um resultado excelente no quesito Caixa, gerando um consistência lastro de Caixa em 2017.

[pic 8]

Pelas informações que tivemos acesso, não podemos mensurar exatamente sobre qual ponto ou quais ações tomadas que geraram tão significativo resultado na conta Caixa e seus equivalentes.

2. ANÁLISES HORIZONTAL E VERTICAL

  1.  Análise Horizontal

As principais variações na analise horizontal são nas contas do Ativo Circulante (aumento no Disponível) e no Patrimônio Liquido, grifadas em amarelo, demonstrando a solidez financeira e o crescimento da organização como um todo.

[pic 9]

Fica evidente a lucratividade realizada e o incremento nas subcontas do Disponível, tendo reflexo no subgrupo Ativo Circulante, e na subconta Capital Social Realizado, tendo reflexo no grupo Patrimônio Liquido.

Na Demonstração de Resultado, o resultado mais expressivo foi o Lucro antes dos impostos, com incremento de 33%, grifado em amarelo, em relação ao ano de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (821.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com