TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Matriz de Trabalho da (PI)

Elaborado por: João de Almeida

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: 0150-0_2

Introdução

O objetivo da presente resenha crítica é discorrer sobre o tema da ROL do módulo 1, que teve como tema principal discutir sobre a importância da contabilidade e suas finalidades básicas. Além disso, assuntos importantes como: entender quais são os principais usuários da informação contábil, quais as diferenças entre a contabilidade gerencial e financeira, assim como compreender as etapas do ciclo operacional, que compreende o período de compra de matéria-prima até o recebimento do dinheiro relativo à venda de determinado produto fabricado ou revendido. Os tipos de gastos, tais como: investimentos, custo, despesas e perdas, também foram abordados durante a aula, mas com menor profundidade.

Desenvolvimento

        A contabilidade desempenha um papel vital na gestão de uma empresa porque ajuda a rastrear receitas e despesas, garantir a conformidade legal e fornecer aos acionistas, gestores da empresa e governo informações financeiras quantitativas que podem ser usadas na tomada de decisões de negócios.

        Existem três demonstrações financeiras principais geradas por seus registros:

  • a demonstração de resultados fornece informações sobre os lucros e perdas
  • O balanço patrimonial fornece uma imagem clara da posição financeira do seu negócio em uma data específica.
  • A demonstração do fluxo de caixa é uma ponte entre a demonstração de resultados e o balanço e relata o dinheiro gerado e gasto durante um período específico.

        É fundamental manter registros financeiros claros e atualizados se quiser manter o negócio funcionando.

        Trazendo para uma perspectiva prática e vivenciadas no dia-a-dia, aqui estão apenas algumas das razões pelas quais a contabilidade é importante para as organizações, grandes ou pequenas:

  • Ajuda na avaliação do desempenho dos negócios

        Seus registros financeiros refletem os resultados das operações, bem como a posição financeira de sua pequena empresa ou corporação. Em outras palavras, eles ajudam a entender o que está acontecendo com o negócio financeiramente. Os registros claros e atualizados não apenas ajudarão a controlar as despesas, a margem bruta e a possível dívida, mas também ajudará a comparar dados atuais com os registros contábeis anteriores e a alocar o orçamento de maneira mais adequada.

  • Garante a conformidade estatutária

        As leis e os regulamentos variam de estado para estado, mas os sistemas e processos de contabilidade adequados ajudarão a garantir a conformidade legal quando se trata do negócio.

        A função da contabilidade garantirá que passivos como imposto sobre vendas, imposto de renda e fundos de pensão, para citar alguns, sejam devidamente tratados.

  • Ajuda a criar orçamento e projeções futuras

        O orçamento e as projeções futuras podem melhorar ou quebrar um negócio, e seus registros financeiros terão um papel fundamental quando se trata disso.

        As tendências e projeções de negócios são baseadas em dados financeiros históricos para manter as operações lucrativas. Esses dados financeiros são mais apropriados quando fornecidos por processos contábeis bem estruturados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (725.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com