TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  14/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1 – De que maneira a prática da “Boa Contabilidade” (moderna, plena e completa) pode influenciar na Gestão Econômica e Financeira das empresas (sua resposta deve ser especificamente sobre o setor da economia no qual você atua ou setor que você tenha conhecimento, deixar claro que setor da economia você se refere).

A contabilidade pode ser definida como a ciência que mensura e descreve os resultados de atividades econômicas, sejam elas privadas ou públicas. Responsável por realizar o registro e controle do patrimônio das organizações, demonstrando-os de maneira que possa ser entendido e interpretado de maneira simples afim de os gestores efetuarem corretas tomadas de decisão.

         Esta ciência então acaba tornando-se peça fundamental no sistema de gestão de qualquer organização, uma vez que é sua responsabilidade a aglutinação e apresentação de dados qualitativos e quantitativos do patrimônio das organizações, fornecendo ferramentas para gestão e controle destas.

        Dentro da indústria, a contabilidade é ainda mais importante, sendo primordial no estudo e levantamento dos custos incorridos no dia a dia da organização, bem como no cálculo do preço de venda dos produtos vendidos. Ainda no que tange aos processos internos da contabilidade, vale ressaltar a importância das demonstrações contábeis apresentadas mensalmente aos gestores dos mais diversos setores da empresa, afim de auxiliar pontualmente nas tomadas de decisões destes entes da empresa.

        É importante ressaltar também os aspectos legais que são cobertos pela contabilidade nas empresas, desde apuração de impostos que incorrem sobre as vendas de produtos até os que incidem sobre a folha de pagamento dos funcionários.

        Em resumo, é possível estabelecer a contabilidade como a principal ciência de suporte à gestão das indústrias, com uma importância inegável, desde suas contribuições nos processos internos até o provimento de informações aos órgãos de fiscalização do município, estado e união, externando a licitude das operações financeiras desempenhadas pelas organizações.

 Questão 2 – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES (8,0 Pontos)  

[pic 1]

PONTOS FORTES

Baixo índice de endividamento no curto prazo, com indicativo de diminuição;

Baixo percentual do passivo oneroso sobre o ativo, com tendência de diminuição;

Forte evolução no aumento do giro do ativo apontada no período;

Acentuado aumento nos índices de ROE e ROI, com indicativo de manutenção nesta forte alta;

Acentuado aumento na lucratividade da empresa, com ênfase na margem líquida durante o período;

Forte queda nos índices PMRE e PMRV, com tendência de manutenção destas quedas, porém de forma menos acentuada.

PONTOS FRACOS

Instabilidade na liquidez corrente da empresa, havendo variação de quase 38%;

Baixa liquidez geral apresentada, sem perspectiva de melhora;

Instabilidade na liquidez seca, com variação de aproximadamente 30% no período, com índice baixo e sem tendência de melhora;

Baixa liquidez imediata, com índice não chegando em 0,50 no período;

Baixo prazo médio para pagamento das compras, gerando um ciclo operacional deficitário;

Alto grau de endividamento, porém com tendência de leve diminuição

CONSIDERAÇÕES

É de amplo conhecimento do mercado os fatos ocorridos nos anos de 2016 e 2017 envolvendo atos de corrupção perpetrados pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, o que acabou acarretando pesadas penalidades à empresa da qual ambos ocupavam cargos de diretoria.

O ano de 2017 apresentou um prejuízo alto, de mais de trezentos milhões de reais, que pode ser atribuído às quedas nas vendas causadas pela alta desconfiança dos consumidores e também as altas multas pagas pela organização por conta dos escândalos de corrupção envolvendo a diretoria da instituição junto a altos membros da política brasileira.

Após o afastamento dos referidos diretores, notou-se um ganho de confiança por parte dos consumidores e também dos investidores, o que alavancou a receita da organização, algo que pode ser percebido nos resultados de 2018, onde houve um aumento de mais de 300% na receita líquida, retomando então o resultado positivo da companhia.

O ano de 2019 seguiu no mesmo embalo de 2018 e os resultados se tornaram ainda mais positivo, com um aumento razoável na receita líquida, porém com um crescimento de quase 3000% no lucro da organização, algo que pode ser explicado pelo fato de que no ano de 2018, ainda recaíram várias multas sobre a empresa, o que não ocorreu no ano de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com