TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  11/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: 1

Nome: Clayton Santos Branco de oliveira

ROL escolhida: Rol Modulo 2

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Balanço Patrimonial ou balanço contábil é um relatório que registra todas as movimentações financeiras da empresa em certo período. Nele estão discriminados os bens e direitos da empresa e seu valor monetário, as obrigações, invetimentos e fontes de recursos.

Fazer a gestão de uma empresa é muito mais que receber e pagar, são olhar os números e criar estratégias de crescimento, estabilidade e de investimento. Mas vemos os números de todos os lados, por isso, irei comentar brevemente sobre a importância do balanço patrimonial, como mencionado a cima, este relatório demonstra todas as informações da empresa em certo período, nele são discrimandos os bens e diretos da empresa e seu valor monetário, as obrigações, invesmentos e as fontes de recurso.

Todos estes dados podem ser encontrados no livro diário da empresa, que tem as informações individuais e diárias sobre creditos e débitos. Por que o Balanço patrimonial é importante, por ser um documento exigido por lei, sendo assim é uma obrigatoriedade das empresas e negócios, então já que será feito poderá aproveita-lo da melhor forma possível em seu negocio.

Com esses dados em mãos, é possível ver tudo o que a sua empresa possui, quais foram os direitos e as obrigações naquele período, neste caso pdoera entender melhor quais foram as verdadeiras fontes para os invesmentos, e planejar ações para intensifica-las, e o planejamento será a maior das vantagens dessa analise.

Verificando os dados anteriores, será possível organizar os futuros passos do seu negocio, e também poderá fazer um planejamento tributário, pois o balanço patrimonial pode ser muito interessante ao futuro investidor da sua empresa.

Diante disso, a estrutura do balanço patrimonial é formada por grupos, o grupo que demosntra os bens e direitos é chamado de ativos, e o que nos mostram as dividas é chamado de passivo, que para ajudar na analise e leitura do relatório, eles são dividos em subgrupos, como Ativo, Passivo e Patrimonio Liquido.

Do lado do ativo e passivo temos o circulante e não circulantes, no circulante irão classificar contas operacionais do dia a dia, sendo assim o capital de giro da empresa, o nome circulante tem o conceito de operação que trabalhamos com mais velocidade, sendo curto prazo, ou giro rápido, ate o final do ano seguinte. Já no passivo não circulante iremos classfiicar dividas de longo prazo, como por exemplo, empréstimos ou dividas para pagar em 10 anos. No ativo não circulante que é mais complexo, ele é divido em vários outros grupos. O primeiro grupo é o realizável á longo prazo, alem desse temos outros três que são invesmentos, imobilizado e intagivel.

Entendemos como investimentos tudo aquilo que tem o valor relevante, que tem natureza permamente e não tenho intenção de vender, como por exemplo, comprar obras de artes pra enfetiar o escritório, sem intenção de vendê-las. O imobilizado são recursos que tenho na emrpesa que serve para manter a mesma operando, como veículos, moveis, etc. O intangível e ultimo grupo, é um ativo sem corpo que me pertence mas não tenho intenção de vender, como por exemplo, comprei a marca da sua emrpesa, portanto não tenho intenção de vende-la, mesmo tendo valor relevante mas é intangível.

Vejamos agora a importância do patrimônio liquido, patrimônio liquido é um grupo que fica a direita, e que tem contas representativas sem ter subgrupos, nele temos a conta capital social que representa um investimento inicial feito pelos sócios da empresa, temos também as contas de reservas de lucros, e reservas de capital, e temos contas de lucros e prejuízos acumulados.

Dessa forma temos a composição, grupo a grupo do balanço patrimonial, segue abaixo uma demonstração desses grupos, para visulização de tudo que foi descrito acima.

Balanço Patrimonial - BP

Ativo

 

Passivo e PL

 

Ativo Circulante

 

Passivo Circulante

Ativo não Circulante

 

Passico Não Circulante

Reallizavel a Longo Prazo

 

Patrimonio Liquido

Investimentos

 

 

Imobilizados

 

 

Intangivel

 

 

Total do Ativo

 

Total do Passivo e PL

Limeira, André Luiz Fernandes. Gestão Contabil Financeira: 2ed – Rio de janeiro: Editora FGV, 2015. 196p. – (Gestão Empresarial (FGV Management)  “ Adapatar pelo autor”.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (801.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com