TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Geral

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ                                        NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA                                                            BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TAREFA I

DATA: 14/08/2012

NOME DO ALUNO:

POLO:Serrana

PROFESSOR

DISCIPLINA: Contabilidade Geral

TUTOR:

Questão 1 – Analise a Figura 1 e descreva qual a finalidade e o impacto da informação contábil para cada um de seus usuários.

[pic 3]

Empresa (Administrador, Funcionários, Sócios) – A informação contábil tem o objetivo de tomada de decisão – a respeito de investimento em determinada área, corte de custos, organização da produção, preços, ampliação do quadro de colaboradores etc. Sem a informação contábil correta, o risco de decisões equivocadas aumenta, podendo cancelar projetos, prejudicar investimentos e até mesmo comprometer a continuidade da atividade empresarial.

Fornecedores – Para estes, os dados fundamentam a continuidade ou não da relação comercial, na medida em que visualizam a capacidade de pagamento dos produtos ou insumos, inclusive de cumprimento dos prazos acordados. Pode ensejar a continuidade da relação comercial ou decretar sua suspensão, conforme a conveniência do fornecedor.

Bancos – Da mesma forma que os anteriores, a informação contábil ensejará uma tomada de decisão da instituição, na medida em que tenha que analisar solicitações de empréstimos ou monitorar as concessões anteriores, medindo a capacidade de pagamento de pagamento da empresa e o comprometimento de seu orçamento com as dívidas. Para esta instituição, gera a expectativa de lucro ou prejuízo.

Sindicatos – Os eventos contábeis baseiam a pauta de reivindicações nas campanhas salariais e a concessão de benefícios para os funcionários, como aumento de participação no lucro entre outros. Podem influenciar as negociações na direção de melhores salários e benefícios, ou na garantia dos empregos e flexibilização das relações de trabalho em situações de crise.

Sociedade – Reconhecimento do trabalho da empresa, busca por vagas de emprego, solicitações de auxílio à comunidade, expectativa de investimento e crescimento econômico e social.

Governo – A partir das informações contábeis, avalia o resultado dos impostos recolhidos com os resultados da empresa, fiscaliza o cumprimento das leis tributárias, fiscais e trabalhistas. Pode ensejar notificações, autuações e processos por sonegação.

Concorrentes – Dados baseiam avaliações de mercado, possibilidade de expansão e crescimento ou de retração da empresa. Os dados da concorrência podem embasar o planejamento estratégico, na forma de adiar ou acelerar investimentos e lançamentos de produtos e serviços, dependendo dos números apresentados em balanço da empresa concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (266.7 Kb)   docx (151 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com