TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Geral

Por:   •  2/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO GERAL ..............................................................................................

02

1.

1ª ETAPA - ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO ....................

03

1.1

Demonstração de Resultados da Empresa Delga Indústria e Comércio S.A. em 31/12/2010 e 31/12/2011 ...................................................................................

04

1.2

Análise Horizontal e Vertical no balanço patrimonial em 2010 e 2011..............

06

2.

2ª ETAPA – TÉCNICAS DE ANÁLISES POR ÍNDICES ................................

09

3.

3ª ETAPA – MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA ..

14

3.1

Cálculo da rentabilidade do ativo pelo Método Dupont .....................................

15

3.2

Modelo Stephen Kanitz - Escala para medir a possibilidade de insolvência ......

17

4.

4ª ETAPA – CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA ..........................

19

4.1

Determinação da necessidade de Capital de Giro ..............................................

19

5.

CONCLUSÃO GERAL ....................................................................................

21

6.

BIBLIOGRAFIA ...............................................................................................

24

INTRODUÇÃO GERAL

Nesta atividade iremos analisar os investimentos de uma empresa fictícia com o nome de Delga Indústria e Comércio S.A.

Falaremos um pouco sobre a análise de investimentos que é um conjunto de técnicas que permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, na qual envolve o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização.

Neste trabalho iremos analisar e tomar conclusões a partir de algumas técnicas, como: Analise Horizontal, Análise Vertical, Indicadores Econômico e Financeiro, Diagrama de Índices nas quais nos permitem avaliar uma empresa, desde sua rentabilidade, seu fluxo de caixa e sua real permanência em longevidade/lucratividade no mercado.

Também trataremos de outras técnicas que nos permitem avaliar qual medida estratégica dentro de uma empresa, garantindo maior exatidão dos fatos.

Trataremos sobre técnicas de analises por índices, por sua vez, são baseados nas demonstrações contábeis que são divulgadas pelas empresas em geral.

Este artigo caracteriza-se por uma análise comparativa dos índices econômico-financeiros de acordo com as duas demonstrações financeiras mais utilizadas para análise, o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE), retirados da empresa Delga Indústria e Comércio S.A.

Sendo assim, o estudo a ser apresentado, além de explanar teorias sobre o processo de análise financeira contábil, também pretende aplicar nos demonstrativos contábeis, os índices selecionados e mostrar que analisados e interpretados de maneira correta tornam-se imprescindíveis para os gestores, com base para sua tomada de decisões.

Observaremos também que a junção das mais variadas técnicas nos permitem avaliar com maior precisão o que de fato pode se tomar como medida estratégica dentro de uma empresa, garantindo uma maior precisão dos fatos.

1.  1ª ETAPA: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

 

A Contabilidade é uma ciência de informação, cujo objetivo é controlar o Patrimônio, visando fornece uma série de dados sobre a estrutura da empresa. A Análise das Demonstrações Financeiras transforma esses dados em informações úteis para os interessados que são os sócios ou acionistas, fornecedores, instituições financeiras e o governo. Para uma análise mais eficiente, deve se basear em mais de um exercício social, é recomendável a comparação de no mínimo três exercícios sociais, para observar a tendência dos indicadores.

Análise Vertical / Horizontal

A Análise Vertical ou de estrutura, das Demonstrações Financeiras corresponde ao estudo das alterações das composições dos elementos patrimoniais, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Resultado do Exercício. A composição dos grupos patrimoniais pode indicar o perfil da empresa.  Uma empresa comercial tende a apresentar um ativo Circulante com uma participação mais acentuada diante de todo o ativo; já uma empresa industrial a participação do Imobilizado é maior no conjunto do Ativo.

Análise Vertical

A análise vertical visa demonstrar ao analista, a proporção que representa cada conta em relação ao grupo contábil em que se encontra, ou como comumente é mais utilizada, em relação ao total geral da demonstração analisada. Este tipo de análise verifica a participação de cada conta de Resultado em relação às vendas. Neste caso o valor das Vendas Líquidas corresponde a 100%.

Análise Horizontal

A Análise Horizontal (de Evolução) das Demonstrações Contábeis, visa mostrar a evolução de cada conta (ou grupo de contas) em determinado período de tempos consecutivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (850.4 Kb)   docx (123.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com