TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Geral UCDB

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

1.º

Os usuários da contabilidade são os grupos de pessoas que possuem interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa, sejam eles internos ou externos. Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções. Podemos considerar: Administradores; proprietários, acionistas ou investidores; contadores e auditores internos; outros funcionários.

Já os usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa. Alguns deles são: Governo; bancos; fornecedores; acionistas potenciais; outros interessados.

A contabilidade está presente na vida de cada um de nós. Quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.

A contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai além disso. Reconhecer que ela tem participação na vida de todos nós é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo. No meu trabalho aplico a contabilidade no dia-a-dia atualizando diariamente a planilha de abastecimento e controle de combustível onde é verificado quantos quilômetros percorridos pela viatura e qual foi o gasto de combustível por cada viatura.

2.º

Azienda é uma palavra de origem italiana que ligada ao patrimônio em movimento para fins econômicos através do elemento humano. O termo pode ser interpretado como o patrimônio de uma empresa, que pode se valorizar ou decair em virtude das atitudes empresariais tomadas por seus donos. A azienda na contabilidade trata-se de uma palavra usada no estudo da história da contabilidade e na definição de patrimônio de uma empresa. Toda azienda é uma entidade econômica administrativa. A contabilidade pode ser definida como a área do saber que estuda o patrimônio que as aziendas possuem no seu dia a dia. No mundo globalizado existem diferentes tipos de empresas, desta forma, as aziendas podem se dividir em três tipos distintos. O que irá definir que tipo a azienda se enquadra melhor é a o seu fim, ou seja, o seu objetivo principal.

A seguir seguem os 3 tipos de aziendas:

Aziendas com fins socioeconômicos: São as entidades criadas com a ideia de desenvolver o crescimento econômico delas mesmas. Para isso, geralmente prestam um tipo de serviço específico para seu público-alvo. Em contrapartida, seus sócios adquirem benefícios através do montante adquirido pela azienda. Então, quanto mais a azienda cresce melhor é para o sócio. Por suas características e finalidade podemos dizer que sociedades de aposentadorias, institutos de pensão, pecúlio e previdência e benefícios são algumas das aziendas com fins socioeconômicos que podem existir.

Aziendas com fins sociais: Como o próprio nome já revela, uma azienda social acontece quando o negócio possui como objetivo a fazer um bem social. Nesse caso, a geração de lucros não existe e o dinheiro é empregado para atividades humanitárias. As associações beneficentes são um exemplo prático de azienda com fins sociais. As entidades de cunho cultural, esportivo e recreativo também são consideradas aziendas sociais.

Aziendas com fins econômicos: A azienda, desde a sua origem, tem por finalidade a geração de lucros para o crescimento de seu patrimônio e, consequentemente, de seus sócios. Uma vez que o capitalismo visa o lucro, a maioria das aziendas em atividade são com fins econômicos.

3.º

Conceito de contabilidade Segundo Marion (2005) a contabilidade é a linguagem dos negócios, mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões. Usuários da Contabilidade.

Alguns conceitos de contabilidade são:

1. Demonstração de Resultados

A demonstração de resultados é um documento em que constam todas as receitas, os tributos que incidiram sobre ela, bem como os custos com a compra de materiais, produtos e serviços, a folha de pagamento e as despesas gerais. Esse demonstrativo é fundamental para que os gestores conheçam os seus gastos e como eles impactam positivamente ou negativamente no resultado da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com